Últimas Notícias

Brazil Water Week: terceira oficina do JPS sobre educação ambiental aborda o tema resíduos

Iniciativa teve como objetivo levar a professores das séries iniciais (alunos de 6 a 10 anos) a compreensão aprofundada de conteúdos ligados à água, efluentes e resíduos sólidos. Vídeo está disponível no canal ABES Saneamento no YouTube.

O programa Jovens Profissionais do Saneamento – JPS da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES promoveu nesta quinta-feira 29 de outubro, a terceira e última oficina sobre educação ambiental na Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil). “Resíduos” foi o tema do evento online transmitido pelo Canal ABES Saneamento no YouTube.

O debate foi moderado por Iara Lemos Nascimento Rosso, engenheira ambiental e sanitarista, membro JPS-MG e embaixadora da Rede SOMMA de empoderamento feminino para a empregabilidade.

Participaram como palestrantes Manuela Proença, analista ambiental e Larissa Couto, licenciada em Química, (coordenadora e membros do JPS-MG, respectivamente), e Amanda Doria, educadora do Museu do Amanhã e Gabrielle Sampaio – discente de técnico em Química e membro do JPS-SP Núcleo Baixada Santista.

Larissa Couto iniciou sua palestra abordando a ODS6, que integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A jovem apresentou um estudo do SNIS 2018 sobre a situação dos resíduos no Brasil. A amostra do SNIS com 3.468 munícipios aponta que são coletados cerca de 61,7 toneladas de resíduos são destinadas para lixões (13%), aterro sanitário (75,6%) e aterro controlado (11,4%). Para tratamento dos resíduos, Larissa falou sobre os processos de incineração, autoclavagem e coprocessamento.

A integrante do JPS Baixada Santista e discente de técnico em Química, Gabrielle Sampaio, apresentou o tema resíduos oceânicos e ilhas de plásticos que são os lixos que circulam pelo oceano. Segundo a estudante em sua palestra, são cerca de 5 milhões de toneladas produzidas nos últimos anos (70% vai para o fundo dos oceanos mar e 30% é carregado para a superfície e 9% é reciclado). Ela destacou importância da conscientização da população para a preservação do meio ambiente e a redução da geração de resíduos.

A analista ambiental e coordenadora do JPS-MG, Manuela Proença, explicou sobre a Lei 12.305/2010 de Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exige transparência dos setores público e privado sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos. Visa a redução de resíduos, eliminação e recuperações de lixões, emancipação dos catadores, entre outros. A analista ambiental discorreu sobre consumo responsável e alternativas para o tratamento. Ao lado de Amanda Doroa, apresentou um vídeo com passo a passo para a construção de um minhocário e compostagem. No final da palestra, o JPS realizou um sorteio para o público de um cupom de 50% de desconto na loja Morada da Floresta para a compra de compostagem.

Para assistir ou rever à transmissão, clique aqui.

Conexão BWW

No final da tarde desta quinta, coordenadores (nacional e estaduais do JPS) participaram da programação do intervalo: Conexão BWW e comentaram sobre a iniciativa.

Com foco no ODS 6 – Água potável e saneamento, as oficinas objetivaram levar a professores das séries iniciais (alunos de 6 a 10 anos) a compreensão aprofundada de conteúdos ligados à água, efluentes e resíduos sólidos.

A primeira oficina abordou o tema ÁGUA. Clique aqui para assistir

A segunda oficina apresentou o tema ESGOTO. Clique aqui para assistir

GUIA DO EDUCADOR

O JPS elaborou o Guia do Educador, que será disponibilizado virtualmente aos inscritos das oficinas.

O JPS elaborou o Guia do Educador, que será disponibilizado virtualmente aos inscritos das oficinas. Saiba mais e acesse a publicação aqui.

BRAZIL WATER WEEK

O mais importante evento internacional sobre água realizado no Brasil é promovido pela ABES em plataforma digital e acontece até esta sexta, 30 de outubro.

Para saber mais sobre o JPS da ABES, acesse aqui

3 Comentários em Brazil Water Week: terceira oficina do JPS sobre educação ambiental aborda o tema resíduos

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.