Últimas Notícias

ABES Conecta: 3º Simpósio Internacional de Reúso de Água estreia com sucesso de público

Ao longo de seis webinares, evento reunirá especialistas para discutir a temática “Cidades inteligentes e sua relação com a água”. Veja como foi o primeiro dia.

Por Murillo Campos

Com um público online de aproximadamente 500 pessoas, estreou nesta segunda, 16 de novembro, o 3º Simpósio Internacional de Reúso de Água. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Paraná, ABES Diretoria Nacional, Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

O objetivo do simpósio, que nesta edição é realizado no programa ABES Conecta, é ampliar o debate sobre cidades inteligentes e o envolvimento com o reúso de água na gestão de recursos hídricos.

Participaram da cerimônia de abertura Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Luiz Guilherme Grein Vieira, presidente da APEAM; Horácio Guimaraes, presidente do IEP; Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do CREA-PR; e Carolina Santos, diretora de Marketing da Hidrogeron. A apresentação foi feita pelo presidente da ABES-PR, Luís Henrique Bucco.

Na sequência, foi aberta a primeira sessão de debates do encontro, que recebeu as palestras dos professores Arlindo Philippi Junior, doutor em Saúde Pública na USP e José Carlos Mierzwa, coordenador do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água – CIRRA. A moderação ficou por conta de Miguel Mansur Aisse, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conselheiro da ABES.

Os palestrantes, na oportunidade, apresentaram uma visão geral sobre o reúso de água no Brasil, modelos para reutilização do recurso hídrico, economia circular, a relação direta do tema com os objetivos da Agenda 2030, da ONU, e a incorporação de tecnologias nas cidades capazes de contribuir com a universalização dos serviços de saneamento. Clique aqui e assista à transmissão completa. 

O que vem por aí

Ao todo, serão seis webinares gratuitos e online do 3º Simpósio Internacional de Reúso de Água no programa ABES Conecta, reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir a temática.

O próximo encontro será nesta terça, dia 17, às 16h, com as palestras “Potencialidades e barreiras da implementação do reúso de água”, de Menahem Libhaber, consultor no Banco Mundial, e “A evolução e os cases de sucesso do reúso de água no contexto internacional”, de Daniel Nolasco, consultor internacional e diretor da IWA. Faça sua inscrição aqui

Aproveite e confira também a programação completa aqui. 

A realização conta com patrocínio da Hidrogeron – Tratamento de Água e Esgoto e apoio do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis) e das Câmara Temáticas da ABES de Dessalinização e Reúso e Tratamento de Esgotos.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 150 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: