Últimas Notícias

ABES Conecta: confira como foi o quarto encontro do Simpósio Internacional de Reúso de Água 2020

Tema abordado foi ‘Por que no Brasil o reuso não se desenvolveu de forma sistêmica?’

Por Jéssica Marques

O quarto webinar do Simpósio Internacional de Reuso de Água foi realizado nesta quinta-feira, 19 de novembro. Desta vez, o tema foi “Por que no Brasil o reuso não se desenvolveu de forma sistêmica?”.

O simpósio está em sua terceira edição e acontece online até segunda-feira (23). O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Paraná (ABES-PR), ABES Diretoria Nacional, Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

Com a temática central “Cidades inteligentes e sua relação com a água”, a edição 2020 do simpósio está reunindo especialistas nacionais e internacionais para discutir o assunto.

Para falar sobre o desenvolvimento do reúso de forma sistêmica no Brasil, o moderador foi Eduardo Felga Gobbi, professor da UFPR e coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento do IEP.

“Com a temática central ‘Cidades inteligentes e sua relação com a água’, esta edição reúne, por seis dias, especialistas nacionais e internacionais para discutir o tema reuso, fundamental na gestão de recursos hídricos. A reinserção da água já utilizadas nos ciclos, em qualidade adequada para que ela possa ser reutilizada, ao invés de ser descartada, promove o aumento da oferta de água e a economia circular”, afirmou o moderador.

Os palestrantes foram Rafael K. Xavier Bastos, pesquisador do CNPq e Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, do Departamento de Engenharia Civil; e Pedro Luiz Prado Franco, gerente de Planejamento e Desenvolvimento da SANEPAR.

Ao longo do evento, foi falado sobre o reúso da água como instrumento de gestão em cidades inteligentes, histórico do reuso no Brasil, tendências, desafios, exemplos, potencialidades e barreiras para implementação no país. Os palestrantes também trouxeram detalhes sobre conhecimento e capacidade técnica, aceitação pública, demanda e logística, base legal e institucional.

Além de apresentar dados para enriquecer a discussão, os participantes responderam questões sobre o assunto. O debate pode ser conferido na íntegra aqui.

Ao todo, ao longo desta semana, serão seis encontros no programa ABES Conecta, transmitidos ao vivo pelo canal da ABES no YouTube. Clique aqui para se inscrever para os dois últimos encontros, que ocorrerão nesta sexta (20) e segunda-feira (23). A realização conta patrocínio da HIDROGERON – Tratamento de Água e Esgoto e apoio do Instituto de Engenharia do Paraná, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis) e das Câmara Temáticas da ABES de Dessalinização e Reúso e Tratamento de Esgotos.

 

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 150 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

2 Comentários em ABES Conecta: confira como foi o quarto encontro do Simpósio Internacional de Reúso de Água 2020

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.