Últimas Notícias

ABES Conecta: palestra magna de Paulo Massato, diretor da Sabesp, marca estreia do 7º Seminário Nacional de Perdas

Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp

Edição 2020 do evento, realizada de forma online, visa compartilhar práticas positivas em relação a perdas de água e eficiência energética

Por Murillo Campos

O 7º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética estreou nesta terça, 1º de setembro, com palestra magna de Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp. O evento, realizado de forma virtual no programa ABES Conecta, visa compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

Promovido pela ABES, por meio de sua Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, o seminário contou na estreia, além de Massato, com a apresentação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES e moderação de Ricardo Rover, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética.

Na oportunidade, o diretor metropolitano da Sabesp traçou um panorama da atuação e perspectivas da companhia em relação ao tema, detalhando as ações e projetos desenvolvidos no combate de perdas de água reais e aparentes, como identificação de vazamentos, inspeções de ligações, substituições de ramais e hidrômetros e contratos de performance, entre outros pontos.

“Se nós reduzimos as perdas na distribuição, gastamos menos energia em elevatórias, estações de tratamento, reservatórias e boosters, então, é uma sequência, na qual a redução de perdas está muito vinculada à redução de energia”, explicou ele.

Além disso, Massato abordou as tecnologias implantadas relacionadas à eficiência energética, apresentou resultados da empresa e destacou a importância da constante melhoria dos serviços a fim de atender a sociedade com maior segurança e qualidade.

“Com as mudanças climáticas, cada vez mais temos que mitigar os riscos. Precisamos estar preparados e trabalhar para reduzir perdas, além de conscientizar e estimular a população para o uso racional da água”, frisou. Veja aqui a apresentação completa de Paulo Massato.

A realização do seminário conta com a parceria das Câmaras Técnicas de Gestão de Perdas e Eficiência Energética das Seções estaduais da ABES: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Se você perdeu ou deseja rever a transmissão, acesse aqui e assista ao evento completo. 

O que vem por aí

Serão cinco webinares gratuitos e especiais do seminário no programa ABES Conecta para promover a discussão sobre o controle e gestão de perdas de água e eficiência energética, voltado a todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos na temática.

O próximo encontro do seminário será no dia 08 de setembro, às 10h, e vai falar sobre o impacto da gestão de perdas nos recursos hídricos. Clique aqui e faça já sua inscrição. 

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 100 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: