Últimas Notícias

ABES Conecta: confira os webinares realizados

O ABES Conecta é o programa da ABES que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do saneamento ambiental, saúde e inovação. Sucesso de realização, o ABES Conecta conta com mais de 230 mil visualizações nas transmissões!

A ABES intensifica suas ações digitais para promover a disseminação de conteúdo qualificado, que você pode acessar e participar de onde estiver, pelo seu computador ou do celular.

A cada semana realizamos um ou mais eventos online, que são divulgados em nosso site e nas redes sociais.

*As opiniões emitidas nos eventos não exprimem, necessariamente, a visão da ABES

Clique aqui para agenda dos próximos webinares

Confira a seguir os webinares realizados em 2021: 

MAIO

13 de maio – “20 anos de queimadas no Pantanal Mato-grossense. O que aconteceu afinal em 2020?”. O assunto foi abordado pelo convidado Thomas Ficarelli, geógrafo e doutor em Saúde Global e Sustentabilidade, com moderação de Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do JPS-SP.
A transmissão foi realizada pelo canal ABES Saneamento no YouTube, clique aqui para assistir.

05 de maio – “Sanitário Seco de Compostagem – Uma reflexão sobre o não uso da água”. Com moderação de Iara Lemos, coordenadora do JPS-MG, o evento online contou com a participação de Pedro Pinto Godoy, engenheiro ambiental e pesquisador autônomo, e Alex Sander Dias Machado, veterinário e professor adjunto da Faculdade de Medicina da UFVJM, além da fala de abertura de Rogério Pena Siqueira, presidente da ABES-MG. Se você perdeu ou deseja rever o evento, clique aqui e assista na íntegra em nosso canal no YouTube.  

ABRIL

29 de abril  – Lançamento do Prêmio ABES de Gestão de Ativos” reconhecimento que será incluído na edição de 2021 do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). O encontro contou com a apresentação de Samanta Tavares de Souza, coordenadora do CNQA, além das palestras de Aurélio Fiorindo Filho, superintendente da Unidade de Negócio Oeste da Sabesp, e Tico Monteiro, sócio-diretor da Monteiro Associados. Para conferir como foi o lançamento, clique aqui

28 de abril  – “Vencedores do Desafio do Saneamento com Foco em Resíduos Sólidos”, vinculado ao 14° Seminário Nacional de Resíduos Sólidos | 1º Painel Internacional de Resíduos Sólidos. Com moderação de Marcela Felix de Paula, coordenadora do JPS-GO, o webinar contou com a presença do júri técnico Rogério Siqueira, presidente da ABES-MG e Felipe Gomes, sócio da Methanum Resíduo e Energia e idealizador do Coletivo “Ah, É Lixo!?”. Além dos representantes das startups vencedoras Maíra Pereira, da ViraSer/Gaia Negócios, Domenico Capulli, da Veltha Despoluição Atmosférica, e Marcelo Moreira, da Orbis Sistemas Ltda. Para conferir como foi, clique aqui e assista ao evento na íntegra em nosso canal no YouTube.  

27 de abril – “Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas”. Com abertura de Márcio Gonçalves, presidente da ABES-SP, e moderação de Luís Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador da CT de Recursos Hídricos da Seção, o evento online abordou como sistematizar a gestão do componente menos valorizado do saneamento ambiental. Participaram da discussão Ricardo Borsari, diretor Metropolitano da Sabesp; Luiz Fernando Orsini, coordenador da Câmara Temática de Drenagem Urbana e Gestão de Águas Pluviais da ABES; Juliana Alencar, doutora pela POLI/USP, professora e pós-doutora na FAU/USP em infraestrutura verde e azul; e, Marco Antônio Garcia de Almeida, coordenador do GT de Drenagem da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA) dos Comitês PCJ.  

Clique aqui e assista ao evento na íntegra em nosso canal no YouTube.  

23 de abril – MTR Online para Resíduos de Serviços de Saúde: o que você precisa saber sobre o Manifesto de Transporte”. A abertura do encontro teve a participação de Josivan Cardoso, coordenador da CT Gestão de Recursos Hídricos da ABES e Luiz Gonzaga Alves Pereira, diretor-presidente da ABETRE. A moderação foi feita por Vania Elisabete Schneider, integrante da ABES-RS, com apoio de Alice Libânia, analista Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e membro da ABES-MG. Na sequência, foram realizadas as palestras de Odilon Gaspar Amado Júnior, diretor Regional Sul da ABETRE e da diretoria da ABES-SP, e de Roseane Souza, coordenadora das Câmaras Temáticas de Resíduos e de Saúde Ambiental da ABES e Técnicas de Resíduos e de Saúde Ambiental da Seção. Clique aqui e assista ao evento na íntegra em nosso canal no YouTube.  

22 de abril – “Água boa e de beber para todos”. O encontro teve a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Josivan Cardoso, coordenador da CT Gestão de Recursos Hídricos da ABES; Sérgio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA; Angelo Lima, secretário Executivo do Observatório das Águas; Edison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil; Sandra Kishi, procuradora Regional da República e coordenadora do Projeto Conexão Água; e Alexandra Facciolli Martins, promotora de Justiça, integrante do Núcleo PCJ-Piracicaba do GAEMA. A moderação do debate foi feita pela diretora da ABES-SP Roseane Souza, coordenadora das Câmaras Temáticas de Resíduos e de Saúde Ambiental da ABES e Técnicas de Resíduos e de Saúde Ambiental da Seção. Para assistir ou rever o evento, acesse aqui e confira a transmissão completa. 

9 de abril – “1ª norma de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Participaram da discussão Carlos Motta Nunes, especialista em Recursos Hídricos da ANA, Wladimir Antonio Ribeiro, advogado do escritório Manesco Advocacia e Elcires Pimenta, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental.A apresentação foi feita pela diretora da ABES-SP Roseane Maria Garcia Lopes, coordenadora das Câmaras Temáticas de Resíduos e de Saúde Ambiental da ABES e Técnicas de Resíduos e de Saúde Ambiental da Seção, com moderação de Heliana Katia Campos, coordenadora de Comunicação da CT Resíduos Sólidos. Para ver ou rever o evento, acesse nosso canal no Youtube e confira a transmissão completa. 

5 de abril – “Prêmio Jovem da Água de Estocolmo: o papel de cada ator no SWJP”. O evento online foi apresentado por Witan Silva, engenheiro ambiental e coordenador nacional do JPS, com participação especial de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES e do diretor nacional da entidade, Marcel Sanches. O evento teve ainda como convidados Elisa Sohlman, apoiadora do Prêmio SJWP (BrasilCham); Maria Fernanda Garrubo Bentubo, coordenadora do JPS Seção Paulo; Jorge Werneck, diretor da ADASA; professora Márcia Silva (ETEC Irmã Agostina, vencedora de duas edições do prêmio); e Gabriel Trindade (vencedor da edição de 2017). Para assistir ao webinar completo, clique aqui.

MARÇO

31 de março – “Terceira Roda de Conversa Mulheres no Saneamento”  em comemoração ao Mês da Mulher. Moderado por Andreia May, presidente da ABES Seção Santa Catarina, o webinar discutiu mais uma vez o papel e a importância das profissionais no setor e nas respectivas áreas de atuação. A roda de conversa reuniu mulheres coordenadoras do JPS em 9 seções estaduais da ABES: Renata Farias Oliveira (JPS-RS), Maria Fernanda Garrubo Bentubo (JPS-SP), Marcela Felix (JPS-GO), Barbara Aiala (JPS-MG), Rayssa Jacob (JPS-RJ), Priscilla Basilio (JPS-ES), Mariana Matias (JPS-JF), Jessica Lima (JPS-MS), Lu Moreira (JPS-SC) e Regina Coeli (JPS- PE).  Camila Quintão, técnica em Meio Ambiente e Segurança também participou do evento online representando a mulher na indústria. Ela trabalha na indústria metalúrgica e já desenvolveu trabalhos com resíduos e efluentes sanitários e industriais. Para conferir o evento completo, acesse aqui. 

31 de março – “Uso do carro-pipa para abastecimento de água para consumo humano”.  A discussão contou com a participação de Glória Benazzi, chefe da secretaria da ABNT CB-016 – Transporte e Tráfego, Carlos A. Murari Jr., presidente da Associação dos Transportadores de Água do Estado de São Paulo – A.T.A, Fábio Alexandre Massa, tecnólogo do Departamento de Água e Esgotos de Valinhos (DAEV), Aarão Alberto Alves, diretor da Proáguas, e Reginaldo Santos, diretor-superintendente da Companhia Ituana de Saneamento – CIS. A moderação foi feita por Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, diretora da ABES Seção São Paulo e coordenadora das Câmaras Temáticas (nacional) de Resíduos e de Saúde Ambiental e Técnicas de Resíduos e de Saúde Ambiental da ABES-SP, com apoio de Bárbara Cavalcanti, coordenadora-adjunta da Câmara Temática Resíduos. Para ver ou rever o evento, acesse nosso canal no YouTube e confira a transmissão completa. 

26 de março – “ESG e as empresas de saneamento”, com participação de Fabio Toreta, superintendente de Comunicação da Sabesp, Juliana Calsa, diretora de comunicação da BRK Ambiental, e Ricardo Assumpção, CEO da Grape ESG, além da moderação de Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação. Se você perdeu ou deseja rever o evento, acesse nosso canal no YouTube e confira a transmissão completa. 

25 de março – “Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos”. Com mediação de Delaine Romano, Coordenadora Adjunta da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP, o webinar contou com a participação de Tiago Nascimento Silva, diretor de Bioenergia/Sindienergia- RS e facilitador de projetos de Energia Renovável/Clean Energy BR; Francisco Santo, diretor da Beng Engenharia, Co-CEO & Co-Founder na 4Beacons; e Rodrigo Chimenti Cabral, engenheiro civil da Sabesp. O webinar está disponível no YouTube. Para conferir o conteúdo na íntegra, clique aqui.

25 de março   – “Recursos Hídricos Subterrâneos na Baixada Santista e Vale do Ribeira”. O evento online integra uma programação especial de webinares gratuitos, com presença de diversos especialistas, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Com  apresentação de Fábio Severo, membro do Conselho da ABES-SP, e mediação de Mário Benetati Filho, diretor da Subseção Litoral da ABES-SP, o webinar contou com as palestras de Luis Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da Seção, e de João Carlos Simanke de Souza, doutor em Hidrogeologia e consultor. O webinar está disponível no YouTube. Para conferir o conteúdo na íntegra, clique aqui.

24 de março  – “Água e Desigualdades Sociais: Amazônia em pauta”. O evento online integra uma programação especial de webinares gratuitos, com presença de diversos especialistas, em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento teve como moderador Witan Silva, coordenador nacional do JPS. Os palestrantes foram Ana Claudeíse do Nascimento, professora doutora em Ciências Sociais e pesquisadora do Instituto Mamirauá; Leonardo Capeleto, engenheiro ambiental, doutor em ciência do solo e pesquisador do Instituto Mamirauá; João Paulo Borges Pedro, tecnólogo em meio ambiente, doutor em saneamento e pesquisador do Instituto Mamirauá; e Ana Deveza, engenheira ambiental, mestranda em Políticas Públicas para os ODS em duplo diploma entre as universidades de Tsinghua (China) e Genebra (Suíça). As saudações iniciais foram feitas por Haroldo Costa Bezerra, diretor da ABES para a Região Norte e por Rainier Pedraça, presidente da ABES Seção Amazonas. Confira o conteúdo, na íntegra aqui. 

24 de março – Segunda Roda de Conversa Mulheres no Saneamento em comemoração ao Mês da Mulher: O papel e a importância das profissionais no setor e nas respectivas áreas de atuação”, sob moderação de Vanessa Britto, diretora nacional da ABES para a Região Nordeste. Participaram Ana Catarina Azevedo Lopes, presidente da ABES-AL, Edumar Coelho, presidente da ABES-ES; Elaine A. Silva, vice-presidente da ABES-PI; Jussara Kalil, presidente da ABES-RS, Kelma M. Vitorino, vice-presidente da ABES-SE; Maeli Estela Borges, vice-presidente da ABES-MG, Maria Geny F. Farias, presidente da ABES-RN, e Marisa Pignataro de Sant´Anna, presidente da ABES-GO. Se você deseja assistir ou rever os depoimentos completos, acesse AQUI.

23 de março  – Água e desigualdades sociais: desafio para os jovens” da programação especial em comemoração à Semana da Água. Witan Silva, coordenador nacional do programa jovens Profissionais do Saneamento – JPS da ABES, e Josivan Cardoso Moreno, assessor de Relações Institucionais da Associação e coordenador da CTde Recursos Hídricos, foram os moderadores do evento online, que reuniu integrantes do JPS de quatro regiões do Brasil. Foram eles: João Paulo Borges Neto (JPS Região Norte), Roberta Arlêu Teixeira (JPS Sul), Edyssa Dornelas Souza (JPS Centro-Oeste) e André Horta (JPS Sudeste). Para assistir ao webinar completo, clique aqui.

22 de março  – “Água e Dignidade Humana: conquista de todos”-  primeiro evento online da programação especial em comemoração à Semana da Água. Os convidados foram: Célia Rennó, diretora nacional da ABES, Oscar Cordeiro Netto , diretor da ANA – Agência Nacional de Água e Saneamento Básico, Paulo Lopes Varella Neto, presidente do CBH Piançó, Piranhas-Açú, Paulo de Tarso de Lima Pimenta, presidente do CBH Rio Gandhú, e Procópio Lucena, articulador do Seapac. A moderação ficou por conta de Josivan Cardoso Moreno, assessor de Relações Institucionais da ABES e coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da entidade. Para assistir à transmissão completa, clique aqui

10 de março – Roda de conversa com mulheres do saneamento “O papel e a importância das profissionais no setor e nas respectivas áreas de atuação” – especial Mês da Mulher. A roda de conversa teve a mediação de Ana Paula Rogers, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Comunicação e de Juliana Almeida Dutra, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. No total, o debate contou com 13 participantes de diferentes áreas de atuação. São elas: Célia Rennó, diretora nacional para a Região Sudeste; Vanessa Britto, diretora nacional para a Região Nordeste; Samanta Souza, coordenadora do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES; Mônica Bicalho, coordenadora da CT Saneamento Rural; Kátia Campos, coordenadora da CT Resíduos Sólidos; Bárbara Cavalcanti, coordenadora-adjunta da CT Resíduos Sólidos; Cristina Marodin, coordenadora da CT Qualidade de Produtos Químicos; Vasti Ribeiro Facincani, coordenadora-adjunta da CT Qualidade de Produtos Químicos; Marisa Guimarães, coordenadora da CT Regulação e Tarifa; Vanessa Fernanda Schmitt, coordenadora adjunta da CT Regulação e Tarifa; Roseane Garcia Lopes de Souza, coordenadora adjunta da CT Saúde Ambiental; Karina Alencar, coordenadora-adjunta da CT Dessalinização e Reúso Suzan; e Susan Lannes, coordenadora-adjunta da CT Gestão de Recursos Hídricos. Se você deseja assistir ou rever todos os depoimentos, acesse AQUI.

9 de março  – “Indicadores de Desempenho de Eficiência Hidroenergética”.

A discussão contou com a participação de Andrea Andrade de Matos, engenheira da Sabesp; Éverson Gardel de Melo, mestre em engenharia civil e representante da SEMAE São Leopoldo; Rita Cavaleiro de Ferreira, especialista em gestão de empresas de saneamento e coordenadora no projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água – ProEESA 2; e Sandro Adriani Camargo, representante da Corsan e coordenador da CTIDSA/ABES.A apresentação do evento foi feita por Ricardo Röver, coordenador da Câmara Técnica da ABES-RS de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética. Já a moderação do debate ficou sob responsabilidade de Rafael Pazinato, gestor público e coordenador da Câmara Técnica de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental da seção Rio Grande do Sul – CTIDSA-RS. Clique aqui para assistir

FEVEREIRO

11 de fevereiro  – “Regularização fundiária urbana: impactos da  Leiº 13.465/2017 no acesso dos moradores aos serviços de água e esgoto em assentamentos precários”. O evento teve a mediação de Marcos Helano Fernandes Montenegro, coordenador geral do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento e diretor nacional da ABES. E contou com participação dos seguintes palestrantes: Tarcyla Fidalgo Ribeiro, pesquisadora do Observatório das Metrópoles; Jefferson Motta, técnico em Edificações da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); e Benny Schvarsberg, professor titular e pesquisador de urbanismo e planejamento urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB. Clique aqui para assistir.

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: