Últimas Notícias

Congresso da ABES: quarta sessão especial debate cidades inteligentes e sustentáveis 

Evento online faz parte das atividades de aquecimento para o mais importante encontro de saneamento ambiental do Brasil, que será realizado de 17 a 20 de outubro, de forma presencial, em Curitiba/PR, e virtualmente, em plataforma digital exclusiva e interativa. 

Por Equipe de Comunicação ABES

A quarta sessão especial do Congresso da ABES 2021 aconteceu nesta quarta-feira, 29 de setembro. Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio do programa ABES Conecta, o penúltimo debate de aquecimento rumo ao mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil teve como tema “Cidades Inteligentes e sustentáveis”.

Transmitida pelo canal da ABES no YouTube, a sessão foi dividida em dois painéis e teve como moderador o Prof. Dr. Arlindo Philipp, do Instituto de Estudos Avançados da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). 

A primeira discussão tratou do tema “Cidades globais e os ODS 2030: parcerias e meios de implementação”, com a participação de Marcos S. Buckeridge, Prof. Dr. do Instituto de Estudos Avançados e Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo (USP); Selma A. Cubas, Profª Drª. da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da ABES-PR; Pedro Jacobi, Prof. Dr. do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP); e Roberto Pacheco, Prof. Dr. da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

O professor Buckeridg falou sobre as características sistêmicas da gestão integrada das cidades sustentáveis, programa que ele participa como um dos coordenadores no Centro de Síntese USP-Cidades Globais. Selma comentou as evoluções que vêm acontecendo em Curitiba com parcerias e meios para implementação dos ODS e os pontos em que ainda requer maior atenção. Pedro Jacobi destacou a relação do nexo água, energia, alimentos, com os ODS e os impactos que as mudanças climáticas causam. Roberto Pacheco abordou as formas de levar os ODS às localidades, a necessidade de capacitação dos agentes públicos (governamental e privado) e o programa CEURS.

Os palestrantes reforçaram a importância do desenvolvimento de projetos para maior interação entre academia, setor público, setor empresarial e sociedade civil. 

E o segundo painel levantou questões sobre “Desafios da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para promover cidades inteligentes e sustentáveis”. Os palestrantes foram Maria do Carmo Sobral, Profª. Dra. da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Carlos A. Cioce Sampaio, Prof. Dr. da Universidade Regional de Blumenau (FURB); Tatiana Tucunduva P. Cortese, Profª. Drª do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP); e Valdir Fernandes, Prof. Dr. da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).   

Na ocasião, professora Maria do Carmo pontuou os desafios da sustentabilidade nas cidades e como cada setor pode contribuir para a evolução. O especialista Carlos Sampaio falou sobre os trabalhos que vêm sendo feitos nos cursos de pós-graduação para os avanços na incorporação dos ODS. Tatiana Tucunduva destacou as cidades inteligentes e sustentáveis e sua ligação com a transformação digital sustentável e o desenvolvimento urbano sustentável. Já o professor Valdir Fernandes discorreu sobre a vertente da municipalização (localização) dos ODS.

Para rever ou assistir ao debate completo, acesse aqui

Este é mais um evento de aquecimento para o 31º Congresso da ABES, o mais importante encontro de saneamento ambiental do Brasil, que será realizado de 17 a 20 de outubro, de forma presencial, em Curitiba/PR, e também online, em plataforma digital exclusiva.   

Este slideshow necessita de JavaScript.

Próxima Sessão Especial:   

Nesta quinta-feira, 30 de setembro, às 15h, a Sessão 5: “Novo Rio Pinheiros – novas tecnologias e soluções adotadas”. Todas as transmissões acontecem por meio do canal do YouTube da ABES. 

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. 

ABES Conecta   

O evento faz parte do ABES Conecta, programa da ABES que disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 300 mil visualizações nas transmissões.  

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós! 

 

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: