Últimas Notícias

31º Congresso da ABES: especialistas apresentam soluções tecnológicas com uso de inteligência artificial para a gestão eficiente de energia no saneamento ambiental

Palestras mostraram importância de mostrar exemplos bem-sucedidos em um momento em que o Brasil passa por mais uma crise de escassez hídrica e vivencia o aumento do custo da energia elétrica.

O painel “Excelência na gestão da eficiência energética, vinculando as boas práticas com a utilização de tecnologias inteligentes” foi um dos destaques desta segunda, 18 de outubro, no 31º Congresso da ABES (Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Fitabes 2021 (Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental), realizado em Curitiba-PR, e em plataforma digital. O painel teve coordenação de Ricardo Rover Machado, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, e moderação de Andrea Mattos, membro da CT e gestora de energia na Diretoria Metropolitana da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. 

Este é um tema relevante nesse momento em que o país vive uma crise de escassez hídrica e vivencia o aumento do custo da energia elétrica.O painel contou com participações de Marcelo Guimarães, gerente geral da Uros para América Latina; João Paulo Poloni Nunez, coordenador de Eficiência Energética da Aegea Saneamento; e Diego Mariano Oliveira, CEO da BirminD.

Marcelo Guimarães iniciou o painel com a apresentação “Alta performance de IoT” apresentando dois serviços da empresa o UrosFlow e UrosSense. “Todos os dados são encriptados e enviados para o servidor e são de propriedade do cliente, a Uros não utiliza esse dado para nenhum outro fim”, explicou Marcelo garantindo a total segurança do serviço. Diego Mariano Oliveira, CEO da BirminD, participando de forma online deu uma aula muito detalhada e explicativa sobre como detectar falhas no processo industrial, mostrando a solução AutoML desenvolvida pela BirminD, com a apresentação “Uso energético eficiente”, exemplificando com alguns cases o uso de sistema com inteligência artificial (AI) desenvolvido pela empresa. “O uso de AI aprende com o histórico de dados e ajuda o homem na tomada de decisões”, comentou Diego.

Fechando as apresentações do painel João Paulo Nunez, coordenador de Eficiência Energética da Aegea Saneamento, fez a sua palestra sob a visão do operador com o tema “Evolução Consumo Energético – AEGEA” e detalhou os principais processos da empresa com uma segunda apresentação intitulada “Pilares de Atuação: Gestão de Energia e Eficiência Energética”. “Trabalhamos com três pilares fundamentais para a gestão eficiente dentro dos processos da empresa que são: gestão de custeio, gestão orçamentária e planejamento e gestão de eficiência energética”, informou o executivo.

O 31º Congresso da ABES segue até esta quarta-feira, 20 de outubro. Toda a programação do maior evento de saneamento ambiental do Brasil está disponível aqui

1 Comentário em 31º Congresso da ABES: especialistas apresentam soluções tecnológicas com uso de inteligência artificial para a gestão eficiente de energia no saneamento ambiental

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.