Últimas Notícias

A participação do setor privado na universalização do saneamento é tema de Diálogo Setorial do 31º Congresso da ABES

Palestranres detalharam PPPs (parcerias público-privadas), concessões, as variadas formas de subconcessões de serviços e os contratos de performance.

Por Equipe de Comunicação ABES

A participação do setor privado foi detalhada em um dos painéis do 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil. O tema foi debatido nesta terça-feira, 19 de outubro, Diálogo Setorial – Participação do Setor Privado. Confira o álbum de fotos (oficial) aqui e do público aqui.

Moderado por Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, o painel trouxe como palestrantes Rui Cunha Marques, professor Catedrático da Universidade de Lisboa – Portugal; Rogério de Paula Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da AEGEA Saneamento; Roberto Correia Barbutti, diretor-presidente da Corsan; e Roberval Tavares de Souza, superintendente da Sabesp, da Unidade de Negócio Centro da Diretoria Metropolitana. 

“Agradeço a AEGEA e a ABES pelo convite para participar desse congresso, que é o evento mais marcante no setor de saneamento do país”, afirmou Rogério de Paula Tavares, na ocasião. 

Com o tema “Participação do Setor Privado”, o diálogo setorial abordou as PPPs (parcerias público-privadas), as concessões, as variadas formas de subconcessões de serviços e os contratos de performance.  

Baseado em experiências nacionais e internacionais específicas do setor de saneamento, foram discutidos os avanços e dificuldades para o aumento da participação efetiva do setor privado como estratégia para o atendimento das metas estabelecidas. 

Na ocasião, o superintendente da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, também apresentou o Programa de Desenvolvimento para Parcerias mais Eficientes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, que foi lançado no dia anterior (leia mais aqui). 

O 31º Congresso da ABES, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, foi realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, em formato híbrido: presencialmente, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense, e virtualmente, em plataforma digital. Esta edição do encontro teve como tema central “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. Algumas atividades foram abertas ao público e transmitidas pelo canal da ABES no YouTube. Acesse aqui.   

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.