Últimas Notícias

Diadesol 2022: prorrogado até 14 de outubro o prazo de inscrições para os concursos de desenho infantil e video amador

Os trabalhos podem ser enviados pelo site da ABES-SP. No caso dos desenhos, além da opção de envio digital, eles podem seguir por meio de correspondência ou ser entregues pessoalmente na sede da Associação, na capital paulista.

Foi prorrogado até o dia 14 de outubro o prazo de inscrições para participação nos concursos de Desenho Infantil e Video Amador da edição 2022 da campanha Diadesol – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania.

A iniciativa de conscientização sobre questões relacionadas aos resíduos sólidos é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS.  

O Diadesol tem como objetivos incentivar as escolas e seus alunos a refletirem sobre as questões dos resíduos sólidos e seus impactos no meio ambiente e na saúde, e estar alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta é a 11ª edição do Concurso de Desenho Infantil, que é destinado a estudantes de escolas públicas e privadas, com idades entre 6 e 10 anos, e traz como tema “Desenhe como você e sua família estão ajudando a cuidar dos resíduos na sua casa ou comunidade”. O tema do concurso de Vídeo Amador, que está em sua 15ª edição e é voltado a estudantes e público em geral, é “Resíduos na sua comunidade, bairro e/ou cidade”.

Os temas têm como base revelar a percepção das crianças e jovens sobre a destinação correta dos resíduos gerados, considerando os resíduos orgânicos, recicláveis, logística reversa, perigosos e outras práticas sustentáveis. 

Os trabalhos podem ser enviados pelo site da ABES-SP. No caso dos desenhos, além da opção de envio digital, eles podem seguir por meio de correspondência ou ser entregues pessoalmente na sede da ABES-SP. Para conferir os regulamentos dos concursos e se inscrever, clique aqui

Cartilha do bem 

A edição deste ano foi lançada em março. Na ocasião também foi apresentada a “Cartilha do Bem: Aprendendo a Cuidar do Meio Ambiente”, uma iniciativa da ABES-SP em parceria com a Reciclus. Saiba mais sobre a publicação

Na cartilha, as meninas Lara e Bia conversam sobre o que aprenderam sobre o lixo, inclusive que o jeito correto é chamar de resíduo. E ensinam sobre os tipos de resíduos, como separá-los, as diferentes cores das lixeiras, a importância do descarte correto e de reutilizar e reciclar os materiais, que são responsabilidades de todos nós. O material traz ainda um capítulo especial destinado às lâmpadas, explicando o que é a logística reversa e como participar.

Sobre o Diadesol:

O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania é também conhecido como DIADESOL das Américas, cuja expressão é de origem espanhola – Dia de los Desechos Sólidos. Foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre as questões relativas aos resíduos sólidos.

Para saber mais sobre a campanha, acesse aqui

1 Comentário em Diadesol 2022: prorrogado até 14 de outubro o prazo de inscrições para os concursos de desenho infantil e video amador

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.