Últimas Notícias

PNQS: curso “Gestão Classe Mundial” tem inscrições abertas para participação na 20ª edição

PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento está com inscrições abertas para o Curso “Gestão Classe Mundial”, para participação da 20ª edição: “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”.

Todas as informações sobre como participar estão no Guia PNQS 2017 (acesse aqui). Os interessados também podem se informar entrando em contato com o CNQA pelo fone  (21) 2277-3915 ou e-mail: cnqa@abes-dn.org.br.

O PNQS é uma iniciativa instituída que tem como objetivos:

  • Estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor de saneamento ambiental no país;
  • Reconhecer aquelas organizações que se destacam pela utilização dessas práticas e que apresentem resultados competitivos de desempenho;
  • Captar e divulgar as práticas das organizações reconhecidas, em seminários e publicações de relatórios de gestão e cases finalistas e vencedores; e
  • Promover eventos de capacitação gerencial para essas organizações.

Eficiência Operacional no Saneamento (PEOS)

Os treinamentos para o ciclo 2017 já estão disponíveis e as reservas de datas já podem ser feitas, para a participação em qualquer categoria é necessária a realização de um treinamento para conhecimento da metodologia que varia de 20h (NB) a 24h (NI a NIV).

 

Categorias

Existem três categorias de premiação no PNQS:

Categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”

Nesta categoria são cinco níveis – Níveis “B”, I, II, III e IV –, o sistema de gestão completo de uma organização candidata é avaliado.

Novidade: Troféu Rubi

O Nível “B”– 125 pontos –, também denominado Nível de “Primeiros Passos para a Excelência”, se aplica a organizações que estejam iniciando a construção de um sistema de gestão “classe mundial”, voltado para a excelência do desempenho. Recomenda-se, no entanto, às organizações que já passaram por uma avaliação no Nível B e chegaram perto de 125 pontos que passem a utilizar o Nível I como referência.

O Nível I – 250 pontos, também denominado Nível de “Compromisso com a Excelência”, se aplica a organizações que já tenham iniciado, pelo nível “B” e se comprometeram com o propósito de construção de um sistema de gestão “classe mundial”, voltado para a excelência do desempenho. Recomenda-se, no entanto, às organizações que já passaram por uma avaliação no Nível I e chegaram perto de 250 pontos que passem a utilizar o Nível II como referência.

O Nível II – 500 pontos, conhecido como “Rumo à Excelência”, se aplica a organizações que estão na fase intermediária de construção de um sistema de gestão “classe mundial” e que chegaram perto de 250 pontos no Nível I. Recomenda-se, porém, às organizações que já passaram por uma avaliação no Nível II e chegaram próximo aos 500 pontos que passem a utilizar o Nível III como referência.

O Nível III – 750 pontos, denominado “Avanços para a Excelência”, se aplica a organizações que estão em fase mais avançada de construção de um sistema de gestão “classe mundial” e que chegaram perto de 500 pontos no Nível II. Para as organizações que já passaram por uma avaliação no Nível III e chegaram próximo aos 750 pontos, recomenda-se que passem a utilizar o Nível IV – “Critérios de Excelência”, de 1.000 pontos. Os critérios do Nível III possuem as mesmas exigências de processos gerenciais e de resultados organizacionais do Nível IV, porém, com fatores de pontuação mais atenuados.

O Nível IV – 1000 pontos, denominado “Critérios de Excelência”, se aplica a organizações que estão em fase muito avançada de construção de um sistema de gestão “classe mundial” e que chegaram perto de 750 pontos no Nível III.

 

Categoria “Inovação em Gestão do Saneamento” (IGS)

Na categoria IGS, a da “Inovação da Gestão em Saneamento” (IGS), uma prática de gestão específica, que tenha sido introduzida ao longo dos últimos cinco anos-calendário pela organização candidata, é avaliada na forma de um Case.

Novidades na Categoria IGS para o ciclo 2017

 

Categoria ”Eficiência Operacional no Saneamento” (PEOS)

Na terceira categoria, a da “Eficiência Operacional no Saneamento” (PEOS), um Programa implantado para aumento da eficiência operacional é avaliado na forma de um Case de oito tópicos. Por “Programa” pode-se designar aqui um projeto, plano, iniciativa, ação, processo, atividade ou similar. Em 2017 o Tema central dessa categoria é “Gestão de Perdas”.

Novidade: “Selo de Qualidade do Fornecedor na Prestação de Serviços de Saneamento Ambiental – SQFSA”

O “SQFSA” se constitui num programa de iniciação e desenvolvimento gradual da melhoria da gestão para organizações que atuam como fornecedores na prestação de serviços e insumos no saneamento ambiental em três níveis de excelência, com reconhecimento da qualidade da gestão, outorgado pela ABES, em parceria com o CNQA, na cerimônia de premiação do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS.

 

Leia também

Acesse aqui o Guia PNQS 2017.

Conheça o cronograma do PNQS 2017

PNQS passa a ser anual e traz novidades em 2017

Conheça a coordenação do CNQA

CNQA: reunião apresenta as novidades do PNQS e discute o guia para edição 2017

 

2 Comentários em PNQS: curso “Gestão Classe Mundial” tem inscrições abertas para participação na 20ª edição

  1. Hello there, simply become aware of your blog through Google, and found that it is really informative. I’m gonna watch out for brussels. I will appreciate when you continue this in future. A lot of folks will probably be benefited from your writing. Cheers!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.