Últimas Notícias

BWW: O Brasil precisa de harmonização regulatória e de melhoria da governança, analisa o presidente do Conselho de Administração do LIS-Water (Portugal), Jaime Baptista

Especialista participará das discussões sobre “O papel das Agências Reguladoras para atingir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6)”, da Brazil Water Week, que começa nesta segunda (23), online, em plataforma digital exclusiva e interativa.

“O Brasil tem um grande número de agências reguladoras, acima de oitenta, e muitas delas são jovens e ainda incipientes. Há, pois, uma grande diversidade de situações, necessitando de um esforço de harmonização regulatória e de melhoria da governança”, analisa o presidente do Conselho de Administração do Lis-Water (Portugal), Jaime Baptista. 

Ele é um dos especialistas das várias partes do mundo que participarão da Brazil Water Week (BWW 2022) – Semana da Água do Brasil, que será realizada de 23 a 27 de maio, plataforma digital exclusiva e interativa. Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), esta será a terceira edição do encontro, que visa promover discussões internacionais sobre questões relativas ao uso da água e ao saneamento básico. Serão 110 participantes compartilhando suas experiências durante 5 dias de programação, que ficarão disponíveis por 90 dias na plataforma do evento.

Baptista participará da sessão que tem por objetivo apresentar e debater os principais desafios e responsabilidades das Agências Reguladoras para a universalização dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, no sentido de atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 6. Serão apresentadas experiências nacionais e internacionais sobre a atuação das agências, incluindo aspectos de sua governança. 

Em conversa com o Portal ABES Notícias, Jaime Baptista destaca o papel das agências reguladoras na aceleração e promoção do equilíbrio entre a política pública estabelecida pelo Governo e a sua efetiva implementação pelos operadores. Confira entrevista completa:

Portal ABES Notícias – Do seu ponto de vista qual é o papel das agências reguladoras no sentido de atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 6? 

Jaime Baptista – O objetivo de água e saneamento das Nações Unidas só pode ser alcançado com boas políticas públicas, essenciais para a obtenção de adequados serviços às populações. Essas políticas são programas de ação governamental que visam coordenar os meios disponíveis para alcançar objetivos coletivos socialmente relevantes. Fazem recurso a vários componentes e incentivos, sendo que as agências reguladoras são um desses componentes e realizam a sua atividade no âmbito da lei e da política pública estabelecida pelo Governo. As agências reguladoras são o acelerador e o equilíbrio entre a política pública estabelecida pelo Governo e a sua efetiva implementação no terreno pelos operadores.

Portal ABES Notícias – Como a governança nas agências reguladoras contribui para atingir essas metas?

Jaime Baptista – Há a necessidade de consolidar nas agências reguladoras uma governança interna de grande eficácia e eficiência, face a objetivos, missão, mandato, poderes e âmbito de intervenção. Para isso,  as agências reguladoras devem ter recursos humanos de elevada competência, fortemente motivados e grande espírito de equipe, sob uma forte, clara e reconhecida liderança.

Têm que reforçar a sua eficácia através de uma boa regulação legal e contratual, econômica, de qualidade de serviço, de qualidade da água potável e de interface com os utilizadores. Devem ter uma ativa contribuição para a boa organização do setor, para a adequada legislação, para a necessária informação e para a capacitação dos profissionais.

Portal ABES Notícias – Quais os principais desafios das agências reguladoras para atingir a universalização dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário?

Jaime Baptista – As agências reguladoras devem contribuir para a eficácia dos serviços, promovendo a acessibilidade física, a continuidade e fiabilidade, a qualidade das águas para abastecimento e rejeitadas, a segurança, a resiliência e a equidade e acessibilidade econômica. Devem também contribuir para a eficiência dos serviços, promovendo a governança e a estruturação do setor, a organização, modernização e digitalização das entidades gestoras, a gestão e alocação de recursos financeiros, a eficiência hídrica e a eficiência energética e descarbonização. Devem, finalmente, contribuir para a sustentabilidade dos serviços, promovendo a sustentabilidade econômica e financeira, a sustentabilidade infraestrutural, a utilização e recuperação de recursos, o capital humano e a gestão de informação, conhecimento e inovação.

Portal ABES Notícias – Quais são os maiores desafios para o processo de transição entre modelos regulatórios em andamento no Brasil?

Jaime Baptista – O Brasil tem um grande número de agências reguladoras, acima de oitenta, e muitas delas são jovens e ainda incipientes. Há, pois, uma grande diversidade de situações, necessitando de um esforço de harmonização regulatória e de melhoria da governança. Os reguladores devem estar preparados para apoiar a promoção de economias de escala com a prevista regionalização da prestação dos serviços. Devem estar capacitados para lidar com contratos novos ou vigentes. Devem ser capazes de contribuir para maior atratibilidade de investimentos para o setor, reduzindo insegurança jurídica e tornando mais facilmente alcançável a universalização.

19 Comentários em BWW: O Brasil precisa de harmonização regulatória e de melhoria da governança, analisa o presidente do Conselho de Administração do LIS-Water (Portugal), Jaime Baptista

  1. whoah this blog is great i love reading your articles. Stay up the good work! You understand, a lot of people are searching around for this info, you can help them greatly.

  2. Hello there! This is my first visit to your blog! We are a collection of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche. Your blog provided us valuable information to work on. You have done a extraordinary job!

  3. First off I want to say terrific blog! I had a quick question in which I’d like to ask if you don’t mind. I was curious to know how you center yourself and clear your mind before writing. I have had a difficult time clearing my mind in getting my thoughts out. I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15 minutes are generally wasted just trying to figure out how to begin. Any suggestions or tips? Kudos!

  4. Have you ever considered about including a little bit more than just your articles? I mean, what you say is valuable and all. However think of if you added some great visuals or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and video clips, this site could undeniably be one of the greatest in its niche. Fantastic blog!

  5. One of the leading academic and scientific-research centers of the Belarus. There are 12 Faculties at the University, 2 scientific and research institutes. Higher education in 35 specialities of the 1st degree of education and 22 specialities.

  6. I’m really enjoying the design and layout of your site. It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme? Excellent work!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.