Últimas Notícias

RWW/PNQS: CT Indicadores promove reunião sobre melhorias do GRMD para 2019

A Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental ((CTIDSA) realizou, no dia 27 de novembro, durante a primeira Rio Water Week – Semana da Água no Rio brasileira, no Riocentro/RJ, a sua 17° reunião. Este é um encontro tradicional realizado nas edições dos Seminários de Benchmarking do PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade do Saneamento Ambiental, que neste ano aconteceram simultaneamente à nova iniciativa da ABES (para ver fotos do evento, clique aqui).

“O foco principal da reunião da CTIDSA foi o Guia de Referência para Medição do Desempenho – GRMD como instrumento para 2019”, explica o biólogo Sandro Adriani Camargo, coordenador da Câmara. A reunião contou com a presença de 30 pessoas de empresas de saneamento (usuários e colaboradores). Uma parte formada por colaboradores voluntários antigos da Câmara de Indicadores, além novas pessoas que participaram pela primeira vez, segundo Sandro.

A discussão girou em torno das melhorias para o GRMD para 2019. Uma das situações que ficaram definidas, de acordo com ele, é a de trabalhar com versões para ir efetuando a atualização do Guia. “Até porque o PNQS será lançado mais cedo este ano e o GRMD é parte do material utilizado no processo”, frisa. “De qualquer forma, definimos que qualquer alteração importante será feita e vamos criar novas versões para disponibilizar um instrumento que seja o melhor possível dentro das nossas condições para o setor e para as organizações que queiram utilizar, independente de participarem ou não do PNQS”, explica Sandro.

Pesquisa anual

Outro assunto abordado foi a mudança na periodicidade da aplicação da pesquisa que é encaminhada para os participantes do PNQS em relação ao uso dos indicadores do GRMD, efetivamente ou não, para identificar qual é a importância que as organizações que participam do Prêmio vêem na relação aos indicadores que constam no Guia. “Esta era uma pesquisa que costumávamos aplicar a cada 2 anos. Devido ao grande número de participações no PNQS Ciclo 2018 (55 organizações), vamos aproveitar esta amostragem e independentemente de ter aplicado a pesquisa no ano passado, vamos aplicá-la novamente em 2018 para avaliar e ver qual é a percepção de importância dos indicadores para as organizações”, destaca.

Indicador de perdas

Também foi discutido na reunião sobre o indicador que não estava mais sendo utilizado e foi trazido de volta para o GRMD: o indicador de índice de perdas na distribuição – o ISP27, que pegamos do SNIS – Sistema Nacional de Informação no Saneamento. “Estávamos utilizando outro, que é o índice de perdas em litro por ligação/dia, recomendado pela IWA. E muitas pessoas têm entendimento melhor de percentual, que é o caso do IPD. Mas identificamos que tem um problema nesse indicador para sistemas mais complexos que tem a ver com volumes exportados – quando uma organização exporta um volume de água para outro município. Então, quando se faz o computo geral dos valores, que vai gerar o resultado de perdas, do jeito que está na fórmula, existe um problema, dando um resultado que não é o correto”, argumenta.

Sandro adianta que o assunto já foi discutido com a Câmara Temática de Perdas e Eficiência Energética da ABES, que é coordenada pelo engenheiro Ricardo Röver Machado. A ideia, conforme ele, é fazer um encaminhamento ao SNIS a respeito desta questão. “Uma parte [dos integrantes] concorda com o tipo de encaminhamento que estamos tratando com a CT de Perdas, mas também colocamos para algumas organizações que iremos fazer uma simulação. Fizemos na CORSAN e na CESAN, e agora vamos fazer na SABESP e na DESO para que possamos emitir um conceito em relação a esse entendimento nosso de que há um problema em relação à fórmula”, afirma. Conversei com o eng. Mário Bággio, que é um especialista bastante conceituado em perdas, sobre o tema e surgiu uma forma mais simples de corrigir o problema, e que vamos levar em consideração para o encaminhamento para o SNIS”.

Informações e resultados via web

Outro item da pauta foi a questão do sistema de indicadores que está sendo criado nessa parceria com o CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES para o lançamento das informações das participantes do PNQS no sistema via web. Um trabalho que está sendo realizado em parceria com o CNQA e a Engineering, que é a desenvolvedora do sistema. “Vimos isso como um grande avanço. É um sonho que tínhamos enquanto Câmara Temática de Indicadores, o CNQA conseguiu viabilizar isso e estamos trabalhando juntos. Tecnicamente, passando as informações, as variáveis e ajuda com exemplos de representações gráficas com relação aos relatórios que podem ser gerados. Entendemos que parceria vai gerar bons frutos para o setor”, enfatiza o coordenador.  Sandro Camargo conta que a partir do ano que vem – já é uma vontade do CNQA, e da CT-, em relação às informações dos relatórios de gestão dos participantes do PNQS, o critério 8 (de resultados) não vai mais entrar como um componente do relatório junto com outros critérios. “As organizações lançarão os resultados diretamente no sistema, o que facilita para garantir mais confidencialidade das organizações e vai ajudar também na confiabilidade das informações. As organizações vão alimentar com as variáveis e o próprio sistema vai rodar as fórmulas e gerar os resultados”, conclui.

Leia também:

Relatorias da Rio Water Week estarão disponíveis online em janeiro

Premiação do PNQS 2018: “Oscar do Saneamento” contempla as melhores em gestão e apresenta novidade para 2019/2020

A Rio Water Week pelo olhar de um Jovem Profissional do Saneamento

Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento encerra ciclo 2018 com grande festa do saneamento

RWW: eventos paralelos apresentam a Uniabes, relatórios da Unesco e iniciativas inovadoras de empresas

Uniabes na Rio Water Week

Rio Water Week é destaque na mídia nacional e internacional

Entrevista/PNQS 2018: Gerência Comercial Centro-Oeste da DESO é umas das reconhecidas com Troféu Quíron Bronze na categoria AMEGSA

Especialistas internacionais elogiam a Rio Water Week

Rio Water Week: ABES e Lis Water, de Portugal, assinam Termo de Cooperação

Feira da RWW apresenta as inovações no saneamento

JPS presente na Rio Water Week

Rio Water Week: sessões especiais sobre saneamento são destaques no último dia do evento

Com grande público, Espaço Startup ABES 2.0 na Rio Water Week premia projetos inovadores para o saneamento. Conheça os vencedores 

PNQS 2018: segundo dia tem apresentações do PEOS e abertura de Seminário de Benchmarking AMEGSA

PNQS 2018 – propostas inovadoras no Seminário IGS

Rio Water Week: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas da ABES

Rio Water Week: mudanças climáticas e Water and Business marcam segundo dia do encontro

Rio Water Week: especialistas brasileiros e internacionais trocam experiências

Rio Water Week: Semana da Água, evento inédito que faz história no Brasil

10 Comentários em RWW/PNQS: CT Indicadores promove reunião sobre melhorias do GRMD para 2019

  1. Hi there! Do you know if they make any plugins to
    help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my website to rank for some
    targeted keywords but I’m not seeing very good gains. If you know of any please share.

    Appreciate it! You can read similar article here:
    Blankets

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.