Últimas Notícias

RWW: eventos paralelos apresentam a Uniabes, relatórios da Unesco e iniciativas inovadoras de empresas  

Uma série de eventos paralelos ocorreram durante a Rio Water Week, apresentando iniciativas inovadoras do Mundo da Água. Veja a seguir:

Segunda-feira – 26 de novembro:

UNIABES – Capacitação em saneamento para o desenvolvimento gerencial, técnico e tecnológico

Com palestras de Álvaro José Menezes da Costa e Rafael Castilho, o encontro apresentou a maior plataforma EAD do Brasil de cursos para o Saneamento Ambiental e ainda o MBA Saneamento Ambiental, realizado em parceria com a FESPSP.

SUEZ – Novas ideias para lidar melhor com a água

Os participantes da Rio Water Week foram convidados para um Water Lunch e a conversar sobre o que parceiros da SUEZ estão propondo e fazendo para enfrentar o desafio de melhorar o acesso à água. Na pauta: O que é o ODS 6, o desafio da distribuição de água em Olinda (PE), a inovação contratual e os modelos inspiradores de outros setores e soluções avançadas no monitoramento das redes para tornar a cidade mais inteligente. A capacidade da sala é de 200 lugares.

Bate-Papo sobre Redes de Aprendizagem em Prestadores de Serviço

As Redes de Aprendizagem são fóruns de prestadores de serviços de saneamento – ou de unidades locais de prestadores regionais – que possuem o objetivo comum da melhoria da eficiência operacional de suas organizações. Desde 2017 estão em curso ou foram concluídas 5 edições de “Redes de aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia” no Brasil, especificamente nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, em 66 municípios.

Este modelo foi inspirado em iniciativas análogas em países como Alemanha, Suíça, México e Portugal, que são usados em diversos temas que se pretende melhorar.

O bate-papo reuniu iniciadores das redes no Brasil – as entidades reguladoras, companhias estatais, assim como com os técnicos dos prestadores de serviço que são os elementos da rede para abordar o alcance deste tipo de iniciativa, o que pode ser esperado, retrospectivas, expectativas, desafios, fracassos, sucessos e dicas para iniciar ou integrar uma rede de aprendizagem.

Participantes:

Rita Cavaleiro de Ferreira (entrevistadora/moderadora)

Carlos Gravina – Diretor Operacional Técnico – ARES-PCJ

 

Terça-feira, 27 de novembro

 UNESCO Relatório-Síntese sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), Água e Saneamento – edição de 2018

O Relatório-Síntese sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), Água e Saneamento – edição de 2018 analisa o progresso global rumo ao alcance do ODS 6 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O Relatório, baseado nos dados mais recentes disponíveis sobre os 11 indicadores globais do ODS 6, foi lançado mundialmente pela ONU-Água (UN-Water) durante o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado na sede geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, em julho deste ano.

Nessa ocasião, também foram lançadas duas publicações associadas ao Relatório-Síntese, i.e. o Resumo Executivo (Executive Summary) e os Destaques (Highlights) do Relatório-Síntese.

Neste evento, Massimiliano Lombardo, Oficial de Meio Ambiente da Representação da UNESCO no Brasil, em nome do WWAP, apresentou e distribuiu gratuitamente para todos os participantes do evento e da RWW a versão em português do Resumo Executivo e dos Destaques do Relatório-Síntese, produzida com o propósito de divulgar amplamente, para o público em geral no Brasil, o conteúdo dessas publicações, relevante ao progresso global rumo ao alcance do ODS 6 e de suas respectivas metas.

A Agência Nacional de Águas (ANA) apresentou os principais resultados do seu relatório de progresso sobre o ODS 6 no Brasil, que deverá ser lançado oficialmente em dezembro de 2018, de modo a contribuir ao processo de monitoramento nacional e global das metas do ODS 6. A ANA é a instituição que efetua o acompanhamento sistemático e periódico da condição dos recursos hídricos e de sua gestão no país, por meio de estatísticas e indicadores. Essas informações estão armazenadas na base de dados que alimenta o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), que subsidia a elaboração dos relatórios anuais de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil. Nesse sentido, o Conjuntura é o documento de referência para o acompanhamento da situação das águas no País. Sua elaboração conta com a parceria de mais de cinquenta órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e outros órgãos públicos federais e estaduais, que fazem parte da rede para a construção dos indicadores do ODS 6.

AHK

A AHK-RJ apresentará o novo curso de extensão em Gestão Eficiente de Recursos Hídricos na Indústria IWAMI – International Water Manager for Industries.

Uma parceria com a COPPE/UFRJ e especialistas alemães, o curso propõe-se a especializar profissionais através de conhecimentos técnicos em gestão eficiente de recursos hídricos, com o olhar voltado à realidade de mercado e às demandas das empresas.

A qualificação oriunda do know-how alemão, com a chancela da COPPE, apresenta uma solução para atender às demandas atuais de mercado.

Quarta-Feira – 28 de novembro:

BID – AquaRating – O elemento central será a ferramenta AquaRating.  

A ferramenta AquaRating é um Sistema de avaliação de desempenho para os prestadores dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário desenvolvido pelo BID em colaboração com a IWA para melhorar a eficiência dessas empresas. AquaRating está baseado em três pilares: indicadores de desempenho, boas práticas e confiabilidade da informação através de uma auditoria.

A sessão descreveu a ferramenta com diferentes estudos de caso de empresas prestadoras dos serviços, as quais já aplicaram a ferramenta na região (América Latina e o Caribe).

WEF – Conectando Profissionais da Água – As Instalações de Recuperação de Recursos Hídricos do Futuro!

Desde 1928, a WEF (Water Environment Federation) e seus membros protegem a saúde pública e o meio ambiente. Como líder global do setor de água, sua missão é conectar profissionais da água, enriquecer a especialização dos profissionais da água, aumentar a conscientização sobre o impacto e o valor da água e fornecer uma plataforma para a inovação no setor de água. A WEF está incentivando a inovação e a sustentabilidade, criando roteiros para recuperação de energia, reutilização de água e gerenciamento de nutrientes, ajudando tecnologias a serem adotadas e ajudando a desenvolver o profissional de água do futuro. Está conslidando um programa de certificação de infraestrutura verde certificado pela ISO, focado em apoiar profissionais que trabalham na instalação, manutenção e monitoramento de sistemas de infraestrutura verde. O evento abordou alguns dos mais recentes programas, processos e iniciativas da WEF nos Estados Unidos e outros países.

 

Leia também:

Relatorias da Rio Water Week estarão disponíveis online em janeiro

Premiação do PNQS 2018: “Oscar do Saneamento” contempla as melhores em gestão e apresenta novidade para 2019/2020

A Rio Water Week pelo olhar de um Jovem Profissional do Saneamento

Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento encerra ciclo 2018 com grande festa do saneamento

Uniabes na Rio Water Week

Rio Water Week é destaque na mídia nacional e internacional

Entrevista/PNQS 2018: Gerência Comercial Centro-Oeste da DESO é umas das reconhecidas com Troféu Quíron Bronze na categoria AMEGSA

RWW/PNQS: CT Indicadores promove reunião sobre melhorias do GRMD para 2019

Especialistas internacionais elogiam a Rio Water Week

Rio Water Week: ABES e Lis Water, de Portugal, assinam Termo de Cooperação

Feira da RWW apresenta as inovações no saneamento

JPS presente na Rio Water Week

Rio Water Week: sessões especiais sobre saneamento são destaques no último dia do evento

Com grande público, Espaço Startup ABES 2.0 na Rio Water Week premia projetos inovadores para o saneamento. Conheça os vencedores 

PNQS 2018: segundo dia tem apresentações do PEOS e abertura de Seminário de Benchmarking AMEGSA

PNQS 2018 – propostas inovadoras no Seminário IGS

Rio Water Week: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas da ABES

Rio Water Week: mudanças climáticas e Water and Business marcam segundo dia do encontro

Rio Water Week: especialistas brasileiros e internacionais trocam experiências

Rio Water Week: Semana da Água, evento inédito que faz história no Brasil

5 Comentários em RWW: eventos paralelos apresentam a Uniabes, relatórios da Unesco e iniciativas inovadoras de empresas  

  1. After exploring a handful of the articles on your
    website, I really appreciate your technique of writing a blog.
    I saved it to my bookmark website list and will be checking back in the near future.
    Please visit my website as well and let me know how you feel.

  2. You actually make it appear really easy with your presentation but I in finding this matter to be actually something which
    I believe I might by no means understand. It sort of feels too complicated and extremely wide for me.
    I’m taking a look forward for your next put up, I will attempt
    to get the cling of it!

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.