Últimas Notícias

PNQS 2022 | Anúncio emociona finalistas: “aqui é a redenção de todo o nosso trabalho, é muito gratificante”

A edição 2022, de comemoração dos 25 anos do Prêmio, que incluiu o Seminário de Benchmarking e a Cerimônia de Premiação, foi realizada em Campo Grande/MS, nos dias 29 e 30 de novembro, e teve como empresa anfitriã a Aegea Saneamento.

A programação do Seminário de Benchmarking do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento ( PQNS 2022) da ABES terminou, nesta quarta, dia 30, com o anúncio dos finalistas ao prêmio nas categorias “IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental – Gestão Avançada”, “IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental – Adaptação Digital”, “PGA – Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental – Outras Instalações”, “PGA – Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental – Plantas e Redes, PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Eficiência Energética,  “PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Perdas”.

A edição 2022, de comemoração dos 25 anos do Prêmio, que incluiu o Seminário de Benchmarking e a Cerimônia de Premiação, foi realizada em Campo Grande, no Mato Grosso do sul, nos dias 29 e 30 de novembro, e teve como empresa anfitriã a Aegea Saneamento.

A coordenadora do CNQA, Samanta Souza, destacou o altíssimo nível dos trabalhos e quão concorrida foi a edição 2022. “Só em trabalhos tivemos quase 120 inscrições, 74 foram selecionados para a apresentação e agora anunciamos os 10 finalistas de cada categoria”, explicou.

Na categoria “IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental – Gestão Avançada”, os finalistas foram:

  • “Acordo de Resultados de Gestão”, da Corsan SURMIS, apresentado por Mariel de Paula Chaves;
  • “Agilidade nas contratações públicas”, da Sabesp RV, apresentado por Marina de Moura Campos;
  • “Avaliação de desempenho de fornecedores”, da Deso GCAL, que teve como apresentador Rafael Guia;
  • “Degustação 90”, da Sabesp Unidade Negócio Norte – MN, de Luciana Lopes dos Santos;
  • “Gestão Transformadora Programa Engajar para Transformar”, da Copasa RESO – Responsabilidade Social, apresentado por Poliane Araújo Gonçalves;
  • “Sabesp Horta Sustentável Compromisso com Futuras Gerações”, pela Sabesp ML, apresentado por Lilian de Almeida Soares Rodrigues.

Na categoria “IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental – Adaptação Digital”, os cases finalistas foram:

  • “CONECT@R Esgoto – Estreita Relação ESG com Saneamento”, da Sabesp ML, apresentado por Marcio Roberto de Mori Machado;
  • “Gerenciamento integrado da manutenção eletromecânica”, da Copasa Uson, apresentado por Hélio Rodrigues Magalhães;
  • “Gestão da inspeção e monitoramento em EEE com Geolocalização”, da Sabesp RR, por Fábio Severo;
  • “Inovação na Centralidade do Cliente Copasa MG: Aceleração digital humanizada, da Copasa DRM.

Da categoria “PGA – Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental – Outras Instalações” os finalistas foram:

  • Gestão de Ativos em Tempo Real”, da Águas de Juturnaíba S/A, apresentado por Anderson Sodré da Silva;
  • “Programa de Lavagem de Reservatórios – SURPLA”, da Corsan SURPLA, apresentado por Marcio Tochetto.

Na categoria PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Eficiência Energética os três finalistas são:

  • “Eficiência nas EEATs, Booster, VRPs Operados via Ponto Crítico”, da Sabesp Unidade Negócio Leste – ML, apresentado por Erivaldo da Rosa Lima;
  • “Analytics e Business Intelligence na Gestão de Perdas e Eficiência Energética”, da Saberj RJ, apresentado por Fernando Paris Teixeira;
  • “Monitoramento de energia ativa e reativa”, da Agreste Saneamento, por Paulo Felici de Melo Barbosa.

Na categoria “PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Perdas”, os finalistas foram:

  • “Analytics e Business Intelligence na detecção de vazamentos”, da Sabesp RG, apresentado por Fernando Colombo;
  • “Programa de Gestão otimizada da eficiência de VRPs”, da Sabesp Unidade de Negócio Norte – MN, por Ricardo José Roncada Soares Padilha;
  • “Gestão do Planejamento e Aplicação de Hidrômetros”, da Copasa – USHM, por Valter de Souza de Lucas Junior;
  • “Guarulhos, o desafio da redução de perdas”, da Sabesp – Unidade de Negócio Norte -MN, Anderson Aparecido Barbosa;
  • “Performance para redução de perdas em Santa Maria”, da Corsan – SURCEN, por Rafael Limberger Sonego;
  • “Reduzindo perdas na zona sul da cidade de Osasco”, da Sabesp MOE, apresentado por Andrea Regina Venâncio da Silva;
  • “SCRUM aplicada na gestão para redução de perdas”, da Corsan SURPLA, apresentado por Adriana Dossin Porcher da Motta.

Samanta Souza frisou o apoio de diversos profissionais a realização desta edição. “Temos de ressaltar os voluntários que atuam nessa frente: juízes, examinadores, toda equipe técnica da Abes que nos apoiou neste trabalho que é muito mão na massa”, reforçou.

A 25ª edição do PNQS foi um marco na história do Prêmio, pela mudança de estratégia: as empresas de saneamento tiveram suas experiências compartilhadas com a sociedade por meio das redes sociais da ABES. “E aqui dentro foi onde a gente se encontrou para debater e identificar o que a gente pode fazer de melhor para o futuro, o que nós podemos, como profissionais do saneamento, deixar de melhor para a população. A sensação é de dever cumprido, porque este trabalho não começou ontem, é de um ano todo de desafios. As empresas se preparam, se esmeram e aqui é o momento de trocar, integrar e celebrar”, completou Samanta.

Finalista na categoria “IGS – Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental – Adaptação Digital”, Marcio Roberto de Mori Machado sente-se prestigiado por seu trabalho ter concorrido ao Oscar do Saneamento. “Principalmente porque a gente sabe que está contribuindo para a melhoria do saneamento como um todo. Este trabalho vai servir de incentivo para outras empresas e, com certeza, vai trazer melhoria para a vida da população, isso é o mais importante para nós”.

Na categoria “PGA – Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental – Plantas e Redes e Outras Instalações”, Anderson Sodré viu um filme passar diante dos olhos ao ser anunciado finalista. “O sentimento é enorme, relembro todo aquele passo que a gente deu lá atrás, de pegar a ideia, implantar, trabalhar todos os mecanismos, transformar em resultado com as nossas atividades diárias e fazer com que este resultado seja algo significativo. Aqui é a redenção deste trabalho, então é muito emocionante e gratificante ser um finalista do PNQS 2022”.

Pela Sabesp MN, o case “Guarulhos, o desafio da redução de perdas” foi finalista na categoria “PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Perdas”. O apresentador do trabalho fez questão de pontuar a participação de toda a equipe. “É uma emoção muito grande, porque isso é resultado de um trabalho de dois, três anos implantando uma prática que leva qualidade de vida e saúde para a população. E a gente ainda recebe um prêmio! Sinto-me muito feliz, meu chefe está aqui, a equipe toda está aqui, é uma sensação enorme para nós”, destacou Anderson Aparecido Barbosa.

Apresentando um case na categoria “PEOS – Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental – Gestão de Eficiência Energética”, o finalista Fernando Paris Teixeira, da Sabesp RJ, resumiu a indicação como reconhecimento do trabalho e de esforço de toda equipe. “A expectativa era grande e a gente sabia do potencial do projeto, e a gente fez, trouxe aqui e conseguiu contribuir com resultados para todo o setor de saneamento”.

Emocionado, o finalista Hélio Magalhães, da Copasa, mal conseguia segurar o choro. “Muito maravilhoso, porque isso está contribuindo com a saúde da população através do nosso trabalho e isso não tem preço. Fico motivado e muito orgulhoso por ser finalista deste prêmio. O nosso serviço no Gerenciamento Integrado da Manutenção Eletromecânica é muito importante na condução da água e na coleta do esgoto, ele é conhecido como o coração do saneamento”, agradeceu.

Os cases apresentados estarão na plataforma da Associação e também nos anais do 25º PNQS 2022.

Confira entrevistas no talk show PNQS 2022 no canal da ABES no YouTube (clique aqui)

Acesse o álbum de fotos desta edição (clique aqui).

 

Participe! Seja o primeiro a comentar

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.