Últimas Notícias

Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte, abre o primeiro dia de palestras do Congresso da ABES

Nesta segunda-feira, dia 17 de junho, a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, abriu os trabalhos do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental com a Palestra Magna “A importância do saneamento”.

Clique aqui para ver a galaria de fotos. Créditos Foto Congresso

Fátima Bezerra iniciou sua apresentação elogiando a iniciativa e comentando sobre a relevância desta discussão. “Eu quero destacar o papel extremamente estratégico e importante que a ABES tem desempenhado ao longo de sua história para a garantia daquele que é um dos direitos básicos fundamentais para a vida humana, que é exatamente o direito da água”, frisou.

“Quero agradecer ao honroso convite para dialogar aqui com vocês, abordando o tema do saneamento, em um congresso que se propôs a abordar como questão central uma proposição muito importante, um direito humano essencial, conforme declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sem o qual não se pode gozar plenamente da vida e de seus outros direitos”, completou.

Outro ponto realçado na palestra foi a desigualdade que permeia o setor de saneamento. “De acordo com a OMS, milhões de pessoas ainda sofrem com a falta de abastecimento. Nosso país, infelizmente, não tem um quadro positivo quando se trata disso. Em especial, quando diz respeito a esgoto. A fotografia é muito preocupante. Ela expressa um déficit do ponto de vista da cidadania da nossa população muito grave, na medida em que cerca metade do Brasil não cobertura de saneamento”, disse.

A governadora ainda destacou que a agenda do Rio Grande do Norte não é de privatização, mas de ampliação do acesso à água e ao saneamento. “Nosso objetivo principal é o fortalecimento da nossa Caern, como empresa pública forte, que deve ter lucro. Lucro exatamente para ser aplicado para ajudar a população, expandindo a oferta de saneamento básico. Queremos inclusive, o setor privado junto conosco, mas sem abrir mão do caráter e do papel estratégico da Caern como empresa pública”, afirmou.

Fátima Bezerra também falou sobre a importância do trabalho conjunto entre entidades do setor, governo, parlamentares e sanitaristas para o fortalecimento do saneamento. “Quero, em nome de todos os governadores do Nordeste, expressar, não só nossa solidariedade, mas também todo o nosso empenho para que junto com vocês continuemos a vigilância, acompanhando os debates do Projeto de Lei que altera o Marco Legal do Saneamento, para que não tenhamos retrocessos e que possamos corrigir o que precisa ser corrigido. Inclusive, acabei de ficar sabendo que já tem 20 estados assinando a carta da ABES do Pacto pelo Saneamento, que é muito importante, porque todos nós queremos, mais do que nunca, a transparência no setor”.

Ao final da palestra, o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza mediou o debate, e agradeceu pela presença da governadora no evento. “É muito bom ver as lideranças se preocupando em debater sobre o saneamento, que é um setor tão pouco valorizado”.

Realizado no Centro de Convenções de Natal, o 30º Congresso da ABES será realizado até quarta-feira, dia 19 de junho. Simultaneamente está sendo realizada a Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, uma das maiores feiras de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina. Ambos os eventos são promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

A governadora vestiu a camiseta do próximo Congresso da ABES, que será realizado em Curitiba, em 2021.

 

Leia também 

Congresso da ABES em Natal: confira as atividades do JPS no evento

Congresso da ABES em Natal: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas

Congresso da ABES em Natal: expositores exaltam sucesso em participação na Fitabes

Em painel das entidades sobre o Marco Legal, ABES reforça o chamado para um pacto pelo Saneamento no Brasil

Congresso da ABES em Natal: palestra do presidente da Sanepar, debate sobre o Marco Legal e premiação marcam último dia do evento

Congresso da ABES em Natal: Claudio Stabile, presidente da Sanepar, ministra última Palestra Magna do evento

Congresso ABES: veja como foi o segundo dia do evento

Congresso da ABES: Paulo Câmara, Governador de Pernambuco, conta sobre a experiência com parcerias-público privadas no Estado

Congresso da ABES em Natal: veja como foi o primeiro dia do evento

Congresso da ABES: cerimônia de abertura celebra inovação e inclusão no saneamento

Novidade no Congresso da ABES, Espaço Água é aberto em Natal/RN

Cobertura Natal 

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers

Suely Melo

Roberta Rodrigues

Clara Zaim

Créditos das fotos: FotoCongresso e Equipe ABES

4 Comentários em Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte, abre o primeiro dia de palestras do Congresso da ABES

  1. I’d have to check with you here. Which is not something I normally do! I get pleasure from reading a publish that will make folks think. Also, thanks for permitting me to remark!

  2. Spot on with this write-up, I truly think this web site needs far more consideration. I’ll probably be again to learn way more, thanks for that info.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.