Últimas Notícias

Congresso da ABES em Natal: veja como foi o primeiro dia do evento

Sucesso de público, o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES iniciou os trabalhos nesta segunda-feira, 17 de junho, com diversas atividades e discussões sobre os mais relevantes temas do setor.

Em seu primeiro dia, o evento, que acontece até esta quarta-feira, dia 19, no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte, contemplou 12 painéis e quatro diálogos setoriais, além da Palestra Magna com Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, sobre a importância do saneamento (leia mais aqui) e o Painel de Abertura, que debateu o Marco Legal do Saneamento (leia mais aqui).

Veja abaixo (clique aqui e veja aqui o álbum de fotos).

Painéis

Saneamento e Saúde Pública: Prevenção, Vigilância e Controle’, coordenado pro Rainier Azevedo, presidente da ABES-AM.

“A gestão integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e seu potencial de proteção do clima” foi coordenado por Denise Lara Seabra, da Secretaria Nacional de Saneamento – do MDR.

“Aquisição de tecnologias proprietárias/patenteadas em tratamento de esgoto: é uma tendência em nosso setor?”, painel coordenado por Marcelo Miki, coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgoto da ABES.

“O impacto da satisfação dos clientes na arrecadação das empresas de Saneamento ambiental” teve coordenação de Samanta Tavares de Souza, coordenadora da Câmara Temática de Prestação de Serviços da ABES.

“Planejamento de uso de recursos hídricos e planos de contingência”, com coordenação de Joana D’arc Freire de Medeiros, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

“A gestão do conhecimento no contexto para a Excelência”, coordenado por Márcio Romero, secretário do Comitê Nacional da Qualidade – CNQA da ABES.

O Painel “A Gestão integrada de Resíduos Sólidos Urbanos e seu potencial de proteção do Clima’, foi coordenado por Cássio Felipe Bueno, da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR.

Luiz Roberto Gravina Pladevall, vice-presidente da ABES-SP, coordenou o Painel ‘Modelos de Contratação”.

O painel “Energia: alternativas e redução de custos para tarifas em sistemas de abastecimento de água e saneamento em áreas rurais’ foi coordenado por Mônica Bicalho, coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES.

Com coordenação de Fábio Toreta, da Sabesp, o Painel da Câmara Temática de Comunicação no Saneamento da ABES discutiu a era das fake news e o desafio do setor de saneamento de se comunicar com a sociedade. No painel foi lançado o Ranking ABES da Universalização do Saneamento – edição 2019.

Com coordenação de Sandro Andriani Camargo da ABES-RS e Corsan, o painel debateu o tema ‘Desenvolvimento de metodologias de certificação e auditoria de dados – a qualidade da informação’.

Diálogos Setoriais

‘Planejamento e Financiamento do Setor’, com coordenação do engenheiro Luís Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP.

‘O futuro do licenciamento ambiental: desafios de gestão, mudanças legislativas e responsabilidades jurídicas’ do 30° Congresso ABES. Debate contou com participação do presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, e coordenação de Fabiana Figueiró, advogada, especialista em Direito Ambiental.

“Prestação de Serviços Regionalizada ou Isolada? Quais pontos forte se melhorias em cada modelo”, com coordenação de Carlos Alberto Rosito, vice-presidente nacional da ABES.

O último painel do primeiro dia do Congresso da ABES abordou o tema “Segurança de Barragens e Planos de Ação Emergencial – Legalidade x Realidade” e teve como coordenador Carlos Fernando Gonçalves Abreu, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia.

Espaço Startup

O Espaço Startup, iniciativa da Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Inovação da ABES, que nesta edição está integrado à Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP e ao Programa Jovens Profissionais do Saneamento, contemplou duas atividades no primeiro dia do Congresso.

A primeira foi o Hackaton “Educação e Comunicação Ambiental”, com debate sobre o tema “Como o prefeito (de Natal) Álvaro Dias tem que se comunicar com a população para não jogarmos lixo no Rio Potengi” e mediação do integrante do JPS-RN Tamil Selvam.

E o Encontro Nacional do JPS, que abordou as atividades do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) nos Capítulos Estaduais em 2018/2019.

Espaço Água

Visitação gratuita das 9h às 17h

O Espaço Água recebeu, durante todo o dia, estudantes das escolas do Rio Grande do Norte, para atividades lúdicas sobre o saneamento e o meio ambiente.

Campeonato de Operadores

Primeiras atividades: Instalação e Ajuste de Válvula Redutora de Pressão e Montagem de padrão e ramal de ligação e água.

Lançamento de livro

O livro “Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade”, organizado pelos professores Arlindo Phillipi Jr. e Maria do Carmo Sobral, que conta com diversos autores, foi lançado neste primeiro dia do Congresso, no Estande da ABES.

Homenagem ao Professor Cícero Onofre

Um momento de grande emoção do Congresso da ABES foi a homenagem ao professor Cícero Onofre, membro da ABES-RN falecido em 22 de maio de 2017.

A Comenda do Mérito Professor Cícero Onofre de Andrade Neto foi concedida a 27 profissionais ou órgãos que se destacaram por ações em defesa do saneamento básico, do meio ambiente e desenvolvimento sustentável no âmbito do Município de Natal.

 

Círculo do Saneamento

O encontro abordou o tema “Novos Mercados e Inovações”, com palestras de Karla Bertocco Trindade, do BNDES, e Rogério Tavares, da Aegea Saneamento, e presença de representantes de associados corporativos e presidentes das Seções Estaduais da ABES.

 

Leia também 

Congresso da ABES em Natal: confira as atividades do JPS no evento

Congresso da ABES em Natal: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas

Congresso da ABES em Natal: expositores exaltam sucesso em participação na Fitabes

Em painel das entidades sobre o Marco Legal, ABES reforça o chamado para um pacto pelo Saneamento no Brasil

Congresso da ABES em Natal: palestra do presidente da Sanepar, debate sobre o Marco Legal e premiação marcam último dia do evento

Congresso da ABES em Natal: Claudio Stabile, presidente da Sanepar, ministra última Palestra Magna do evento

Congresso ABES: veja como foi o segundo dia do evento

Congresso da ABES: Paulo Câmara, Governador de Pernambuco, conta sobre a experiência com parcerias-público privadas no Estado

Congresso da ABES em Natal: veja como foi o primeiro dia do evento

Congresso da ABES: especialistas debatem os rumos do saneamento no contexto do Marco Regulatório

Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte, abre o primeiro dia de palestras do Congresso da ABES

Congresso da ABES: cerimônia de abertura celebra inovação e inclusão no saneamento

Novidade no Congresso da ABES, Espaço Água é aberto em Natal/RN

Cobertura Natal 

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers

Suely Melo

Roberta Rodrigues

Clara Zaim

Créditos das fotos: FotoCongresso e Equipe ABES

 

 

9 Comentários em Congresso da ABES em Natal: veja como foi o primeiro dia do evento

  1. Everyone loves what you guys are up too. Such clever work and coverage! Keep up the terrific works guys I’ve added you guys to blogroll.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.