Últimas Notícias

Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte, abre o primeiro dia de palestras do Congresso da ABES

Nesta segunda-feira, dia 17 de junho, a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, abriu os trabalhos do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental com a Palestra Magna “A importância do saneamento”.

Clique aqui para ver a galaria de fotos. Créditos Foto Congresso

Fátima Bezerra iniciou sua apresentação elogiando a iniciativa e comentando sobre a relevância desta discussão. “Eu quero destacar o papel extremamente estratégico e importante que a ABES tem desempenhado ao longo de sua história para a garantia daquele que é um dos direitos básicos fundamentais para a vida humana, que é exatamente o direito da água”, frisou.

“Quero agradecer ao honroso convite para dialogar aqui com vocês, abordando o tema do saneamento, em um congresso que se propôs a abordar como questão central uma proposição muito importante, um direito humano essencial, conforme declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, sem o qual não se pode gozar plenamente da vida e de seus outros direitos”, completou.

Outro ponto realçado na palestra foi a desigualdade que permeia o setor de saneamento. “De acordo com a OMS, milhões de pessoas ainda sofrem com a falta de abastecimento. Nosso país, infelizmente, não tem um quadro positivo quando se trata disso. Em especial, quando diz respeito a esgoto. A fotografia é muito preocupante. Ela expressa um déficit do ponto de vista da cidadania da nossa população muito grave, na medida em que cerca metade do Brasil não cobertura de saneamento”, disse.

A governadora ainda destacou que a agenda do Rio Grande do Norte não é de privatização, mas de ampliação do acesso à água e ao saneamento. “Nosso objetivo principal é o fortalecimento da nossa Caern, como empresa pública forte, que deve ter lucro. Lucro exatamente para ser aplicado para ajudar a população, expandindo a oferta de saneamento básico. Queremos inclusive, o setor privado junto conosco, mas sem abrir mão do caráter e do papel estratégico da Caern como empresa pública”, afirmou.

Fátima Bezerra também falou sobre a importância do trabalho conjunto entre entidades do setor, governo, parlamentares e sanitaristas para o fortalecimento do saneamento. “Quero, em nome de todos os governadores do Nordeste, expressar, não só nossa solidariedade, mas também todo o nosso empenho para que junto com vocês continuemos a vigilância, acompanhando os debates do Projeto de Lei que altera o Marco Legal do Saneamento, para que não tenhamos retrocessos e que possamos corrigir o que precisa ser corrigido. Inclusive, acabei de ficar sabendo que já tem 20 estados assinando a carta da ABES do Pacto pelo Saneamento, que é muito importante, porque todos nós queremos, mais do que nunca, a transparência no setor”.

Ao final da palestra, o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza mediou o debate, e agradeceu pela presença da governadora no evento. “É muito bom ver as lideranças se preocupando em debater sobre o saneamento, que é um setor tão pouco valorizado”.

Realizado no Centro de Convenções de Natal, o 30º Congresso da ABES será realizado até quarta-feira, dia 19 de junho. Simultaneamente está sendo realizada a Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, uma das maiores feiras de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina. Ambos os eventos são promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.

A governadora vestiu a camiseta do próximo Congresso da ABES, que será realizado em Curitiba, em 2021.

 

Leia também 

Congresso da ABES em Natal: confira as atividades do JPS no evento

Congresso da ABES em Natal: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas

Congresso da ABES em Natal: expositores exaltam sucesso em participação na Fitabes

Em painel das entidades sobre o Marco Legal, ABES reforça o chamado para um pacto pelo Saneamento no Brasil

Congresso da ABES em Natal: palestra do presidente da Sanepar, debate sobre o Marco Legal e premiação marcam último dia do evento

Congresso da ABES em Natal: Claudio Stabile, presidente da Sanepar, ministra última Palestra Magna do evento

Congresso ABES: veja como foi o segundo dia do evento

Congresso da ABES: Paulo Câmara, Governador de Pernambuco, conta sobre a experiência com parcerias-público privadas no Estado

Congresso da ABES em Natal: veja como foi o primeiro dia do evento

Congresso da ABES: cerimônia de abertura celebra inovação e inclusão no saneamento

Novidade no Congresso da ABES, Espaço Água é aberto em Natal/RN

Cobertura Natal 

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers

Suely Melo

Roberta Rodrigues

Clara Zaim

Créditos das fotos: FotoCongresso e Equipe ABES

22 Comentários em Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte, abre o primeiro dia de palestras do Congresso da ABES

  1. This couldn’t have come at a better time as I was just grappling with this exact challenge in my own project. Your tips saved me hours of trial and error. I especially appreciate how you included both the ‘what’ and the ‘why’ behind each recommendation.

  2. I’d have to check with you here. Which is not something I normally do! I get pleasure from reading a publish that will make folks think. Also, thanks for permitting me to remark!

  3. Spot on with this write-up, I truly think this web site needs far more consideration. I’ll probably be again to learn way more, thanks for that info.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.




RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 GAZA88 INDO666 RATU89 JUDI89 gaza88 INDO666 RATU89 RATU89 GAZA88 GAZA88 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 JUDI89 RATU89 JUDI89 RATU89