Últimas Notícias

Novidade no Congresso da ABES, Espaço Água é aberto em Natal/RN

A exposição interativa estará aberta à visitação, com entrada franca, até quarta-feira, dia 19 de junho, das 9h às 17h.

Foi aberto neste sábado, 15 de junho, no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte, o Espaço Água – Exposição interativa do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. A grande novidade desta edição do evento receberá até o dia 19 de junho (quarta-feira), das 9h às 17h, estudantes do estado e público geral para conhecer o mundo do saneamento e da água em atividades voltadas à educação ambiental e cidadã. A entrada é gratuita.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos Créditos: FotoCongresso

A abertura contou com apresentação da jornalista Michelle Rincon (que também será mestre de cerimônia da abertura do Congresso, neste domingo, às 19h) e presenças do presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, do diretor nacional para a Região Nordeste, Josivan Cardoso, da presidente da ABES-RN, Geny Formiga, de Itamar Azeveado, representante da Urbana (Companhia de Serviços Urbanos de Natal), e de Juliana Albarram, representante da Caern (Companhia de Saneamento do Rio Grande do Norte).

Em sua fala, Roberval Tavares de Souza cumprimentou os representantes do Estado do Rio Grande do Norte e da prefeitura de Natal. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação de Natal e com a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Ele lembrou aos presentes os principais objetivos da ABES, que está completando 53 anos, em todo o país, que é contribuir com as políticas públicas, desenvolvimento técnico e científico e melhoria da gestão do setor de saneamento do Brasil. “É uma entidade de 53 anos de vida. Temos espalhados nos 26 estados e Distrito Federal, seções estaduais, que contribuem para melhorar o saneamento do Brasil”, frisou.

Sobre o Espaço Água, ele explicou que resolveu fazer algo diferente e que na visão da ABES e de seus conselheiros faltava para a associação, que era a participação da sociedade dentro do congresso.

“Pensamos em um espaço interativo onde as pessoas, a sociedade local, no caso, os natalenses, possam conhecer e estarem mais próximos das questões relacionadas à água, ao saneamento e ao meio ambiente. É para a sociedade entender um pouco mais como podemos economizar a água, despoluir os rios, melhorar o ambiente urbano com coleta adequada de resíduos, coleta seletiva, disposição adequada”, disse. “Nossas atrações estão neste sentido de poder proporcionar à sociedade e às crianças, que são o futuro do nosso país e do planeta, como fazer diferente para poder ter um ambiente melhor e saneamento em todos os lares brasileiros”, completou.

Josivan Cardoso, que é coordenador do Espaço Água, também discursou. “Minhas palavras são curtas, são palavras de gratidão, agradecimento a Deus e a todos que se esforçam para a preservação e conservação dos nossos recursos naturais, dos recursos hídricos, do meio ambiente”, afirmou. “A ABES traz para Natal, para a população de Natal, e do Estado do Rio Grande do Norte, que recebe com muito carinho e de braços abertos o nosso Espaço Água. É denominado assim porque sabemos da intensidade que esse nome representa para as nossas vidas”, enfatizou.

O engenheiro deu mais detalhes sobre o espaço. “Não é só de água que vamos falar e ver aqui, nós vamos tratar de todas as áreas do saneamento, imergir no mundo do saneamento ambiental, que é tão bonito, mas tão desafiador, e, portanto, com todos esses representantes e parceiros a gente pode construir um lindo congresso, no qual o Espaço Água vem inovar e trazer todos esses conceitos, que muitas vezes são apresentados de maneira tão técnica, para traduzi-los desde a criança até o adulto que esteja interessado”, ressaltou Josivan.

“Esperamos que todos aqueles que vão tirar suas famílias de casa nesse final de semana e na semana que vem possam encontrar muito do que nós precisamos para sensibilizar e criar nas nossas futuras gerações os conceitos de preservação, conservação e participação na área de meio ambiente e saneamento”, disse.

Para finalizar, ele agradeceu por ter sido nomeado coordenador do Espaço Água. “Meu agradecimento pessoal ao Roberval pelo carinho e pela confiança e minha gratidão a toda a equipe, todos os organizadores e construtores aqui presentes, e, em nome de todos nós, gostaria que começássemos a fazer do Espaço Água um evento de muita intensidade, muito sentimento humano. Vamos juntos construir a universalização do saneamento que tanto buscamos, aquela que vai trazer para nossas futuras gerações uma vida melhor e a dignidade humana que merecemos”, concluiu.

A presidente da ABES-RN, Geny Formiga, começou a sua apresentação ressaltando que iria cumprimentar a todos “usando o nome de Josivan, que é o engenheiro sanitarista mais habilidoso do Estado, e ele sendo o mais antigo merece representar a todos nós aqui”.

Ela destacou o trabalho intenso e o esforço que a delegação de Roberval fez para a realização do espaço, que foi ideia dele. “No início a gente achou estranho porque era uma coisa diferente, nunca tínhamos feito isso nos nossos congressos, mas ele escolheu o Josivan, que resolveu enfrentar com o Roberval esse desafio. E é realmente um grande desafio. Mas não podíamos perder essa ideia, que é justamente trazer a sociedade civil”, ressaltou.

“Fazemos os congressos sempre pensando nos profissionais, nos técnicos, nas empresas prestadoras de serviços e nos fornecedores, mas a população geral não se integra, porque ela não tem esse viés técnico. A ideia de trazer a população foi maravilhosa e tenho certeza que daqui para frente não vai ter nenhum congresso que vai deixar de fazer”, salientou e agradeceu também a todas as empresas que participaram da iniciativa.

A abertura contou com uma animada apresentação do Coral da Caern!

O primeiro dia contemplou o Seminário “Licenciamento Ambiental e as Empresas de Consultoria: a busca da qualidade e da agilidade”.

Na ocasião, o presidente da ABES-PR, Luiz Henrique Bucco, entregou para a Diretoria Nacional da ABES a Camiseta-Ingresso da Festa de Lançamento do 31º Congresso da ABES, que ocorrerá no dia 18 de junho (terça-feira), às 19h. O Congresso de Curitiba será realizado em Curitiba/PR, em 2021.

 

Confira a programação até dia 19 de junho, quarta-feira, das 9h às 17h

Espaço de Imersão pelo Universo dos Resíduos Sólidos: qual o nosso papel como cidadãos

Oficina de Reciclagem

Viva Coleta Seletiva – ser catador de materiais recicláveis

Nosso Rio, uma jornada em realidade virtual por um dos rios mais importantes do Brasil

A Casa do Amanhã – qual o futuro do saneamento ambiental e como ele estará presente em nossas casas

Estande Caern

Domingo, 16 de junho, das 14h3o às 17h30 – Minicurso “Alocação negociada de água”

Segunda, 17 de junho, das 10h às 12h: Cerimônia de lançamento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Saneamento

Das 17h às 20h – Sessão plenária da Câmara Municipal de Natal – Homenagem: Comendador Cícero Onofre de Andrade Neto

Terça, 18 de junho – das 8h45 às 18h workshop “Atuação dos Consórcios de Resíduos Sólidos no Estado do rio Grande do Norte

 

Espaço Água

Patrocínio: Sabesp, CAERN, Iguá, Braseco, Marquise Ambiental e Vital Engenharia Ambiental

Apoio: Compesa, Cocamar Coleta Seletiva, Cagepa, Prefeitura do Município de Natal e Governo do Estado do Rio Grande de Norte.

 

Leia também 

Congresso da ABES em Natal: confira as atividades do JPS no evento

Congresso da ABES em Natal: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas

Congresso da ABES em Natal: expositores exaltam sucesso em participação na Fitabes

Em painel das entidades sobre o Marco Legal, ABES reforça o chamado para um pacto pelo Saneamento no Brasil

Congresso da ABES em Natal: Claudio Stabile, presidente da Sanepar, ministra última Palestra Magna do evento

Congresso ABES: veja como foi o segundo dia do evento

Congresso da ABES: Paulo Câmara, Governador de Pernambuco, conta sobre a experiência com parcerias-público privadas no Estado

Congresso da ABES em Natal: veja como foi o primeiro dia do evento

Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte, abre o primeiro dia de palestras do Congresso da ABES

Congresso da ABES: cerimônia de abertura celebra inovação e inclusão no saneamento

Cobertura Natal 

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers

Suely Melo

Roberta Rodrigues

Clara Zaim

Fabíola Bonício/Sabesp Unidade de Negócios Sul

Equipe Caern

Iranilton Marcolino
Ellen Rodrigues
Priscylla Meira

Créditos das fotos: FotoCongresso e Equipe ABES

3 Comentários em Novidade no Congresso da ABES, Espaço Água é aberto em Natal/RN

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.