Últimas Notícias

Congresso da ABES: especialistas debatem os rumos do saneamento no contexto do Marco Regulatório

O Painel de Abertura do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reuniu, nesta segunda, 17 de junho, autoridades para discutir o tema “Marco Legal do Saneamento – Qual é o Futuro?”, com o objetivo de repercutir e avançar a discussão que hoje polariza as atenções do setor de saneamento no país. O Congresso da ABES acontece até esta quarta-feira, 19 de junho, no centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do congresso

A sessão foi coordenada pelo diretor nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt, que entre outros pontos destacou a necessidade de levantar a discussão sobre as dificuldades do setor. “Os gargalos precisam ser enfrentados. Isso também precisa estar no Marco Regulatório. Ele precisa ser melhorado e não é suficiente”, enfatizou. “O setor de infraestrutura é o mais complexo e precisa da ação do Governo, que são essenciais. O nosso desafio é melhorar e corremos riscos. Vermos onde os problemas estão bem resolvidos e onde estão mal resolvidos”, completou Alceu, que em seguida levantou a questão abaixo para que os palestrantes discorressem sobre o assunto.

O Brasil tem significativas deficiências de atendimento por serviços de saneamento que precisam ser superadas: comunidades de pequeno porte sem viabilidade econômica; parcelas de população mais vulneráveis que necessitam serviços subsidiados; áreas de ocupação irregular que necessitam soluções especiais; falta de cobertura plena de serviços, particularmente de esgotamento sanitário; cursos d’água poluídos por deficiência de tratamento de efluentes e resíduos; segmentos com operação ineficiente.

Tem, no entanto, também grande parte de sua população atendida por serviços de qualidade, com bom padrão de eficiência e submetidos a regulação que vem evoluindo continuamente – atendida por serviços de empresas estaduais, serviços municipais e operadores privados. Como melhorar o sistema sem colocar em risco os avanços já alcançados?”.

Participaram do debate Oscar de Moraes Cordeiro Netto, diretor da Agência Nacional de Águas – ANA; Jônathas Assunção de Castro, secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR; André França, secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, e Roberto Sergio Linhares, presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern.

Jônathas de Castro ressaltou que é importante que a população saiba sobre os impactos do saneamento em vários âmbitos da vida. “Muitas pessoas que participam da discussão sobre o Marco Legal não estão dispostas a pensar o quanto isso afeta a vida de milhões de brasileiros. Precisamos pensar o quanto esta mudança pode afetar milhões de pessoas que ainda não têm acesso à água e ao esgoto de forma adequada. Queremos melhorar a vida dos brasileiros, vamos defender nossas visões e decisões em diálogos”, salientou.

O diretor presidente da Caern, Roberto Linhares, foi enfático em defender a manutenção da Caern como empresa pública como forma de garantir a segurança hídrica nos municípios do interior do estado, que não possuem condições de garantir o abastecimento de forma autônoma. “Sem o subsídio cruzado, apenas 2,5% dos municípios potiguares teriam condições de manter o abastecimento à população”, alertou Roberto.

Para Oscar Cordeiro, a definição de normas de referência que unifiquem o setor teria como reflexo positivo a sinalização favorável aos investidores com aumento da segurança jurídica. A criação destas normas pela ANA foi uma solução que a Agência não pleiteou, mas foi a opção escolhida por quem trabalhou na atualização do Marco do Saneamento no Executivo e no Legislativo, entre algumas possibilidades analisadas.

“Era uma alternativa existente. A ANA nunca postulou esse papel. É uma escolha do Legislativo e Executivo e que caberá à ANA receber tais atribuições”, disse o diretor da agência reguladora. “Digo que a ANA encara isso como uma determinação do legislador. Se tiver de ser, será”, afirmou Cordeiro.

Leia também 

Congresso da ABES em Natal: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas

Congresso da ABES em Natal: expositores exaltam sucesso em participação na Fitabes

Congresso da ABES em Natal: palestra do presidente da Sanepar, debate sobre o Marco Legal e premiação marcam último dia do evento

Em painel das entidades sobre o Marco Legal, ABES reforça o chamado para um pacto pelo Saneamento no Brasil

Congresso da ABES em Natal: Claudio Stabile, presidente da Sanepar, ministra última Palestra Magna do evento

Congresso ABES: veja como foi o segundo dia do evento

Congresso da ABES: Paulo Câmara, Governador de Pernambuco, conta sobre a experiência com parcerias-público privadas no Estado

Congresso da ABES em Natal: veja como foi o primeiro dia do evento

Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte, abre o primeiro dia de palestras do Congresso da ABES

Congresso da ABES: cerimônia de abertura celebra inovação e inclusão no saneamento

Novidade no Congresso da ABES, Espaço Água é aberto em Natal/RN

 

Cobertura Natal 

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers

Suely Melo

Roberta Rodrigues

Clara Zaim

Fabíola Bonício/Sabesp Unidade de Negócios Sul

Equipe Caern

Iranilton Marcolino
Ellen Rodrigues
Priscylla Meira

Créditos das fotos: FotoCongresso e Equipe ABES

 

6 Comentários em Congresso da ABES: especialistas debatem os rumos do saneamento no contexto do Marco Regulatório

  1. I truly wanted to send a small message to be able to express gratitude to you for these great recommendations you are posting at this website. My prolonged internet investigation has at the end been honored with professional tips to write about with my best friends. I ‘d assert that we website visitors are very endowed to dwell in a really good network with very many special professionals with very beneficial tips. I feel very privileged to have used the webpages and look forward to plenty of more awesome moments reading here. Thank you again for a lot of things.

  2. Hi there to all for the reason that I am genuinely keen of reading this website s post to be updated on a regular basis. It carries pleasant stuff.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.