Últimas Notícias

Congresso da ABES em Natal: expositores exaltam sucesso em participação na Fitabes

O 30 º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a 12ª Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental fizeram história na capital potiguar. Realizados de 16 a 19 de junho no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte, os eventos foram sucesso de participação e de realização. Foram 3 mil inscritos no congresso e 4 mil visitantes na Fitabes.

Confira abaixo os depoimentos dos representantes das empresas que participaram com seus estandes na Fitabes.

Para o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, o evento como um todo foi muito proveitoso. “Recebi retorno de colegas de vários Estados que falaram que o Congresso foi diferenciado, melhor até que outros que haviam participado”, contou. “Então, para nós, é uma felicidade muito grande, não apenas pela quantidade de pessoas, mas também tivemos muitas palestras de importância grande, como as da Sabesp, Sanepar, de empresas privadas que trazem tecnologias, procedimentos e novas práticas, que vão influenciar de forma significativa o trabalho das companhias na tentativa de universalização”, completou.

Marcel Sanches, Superintendente de Assuntos Regulatórios da Sabesp, comentou sobre a importância da participação da empresa. “O congresso de Natal foi um sucesso! Ficamos satisfeitos de participar. Reuniu profissionais do setor de saneamento de todas as classes, privadas, públicas e estaduais, as discussões técnicas travadas foram muito importantes, palestrantes interessantes, ou seja, um congresso que vai ficar para a história”, frisou Marcel. “A Sabesp se orgulha de ter participado e colaborado, trouxe muitos profissionais para participar dos debates, assuntos de perdas, performance, regulação, que vão construir um futuro melhor pro nosso saneamento. Nessa pluralidade que a ABES conseguiu reunir aqui em Natal, a Sabesp ficou muito feliz de participar”, reforçou.

Tatiana Ferreira, da Saint-Gomain, ressaltou que a empresa participa de todos os Congressos da ABES. “Valorizamos muito porque tem muita gente do país todo que se mobiliza. E sempre procuramos trazer um produto novo. O mercado de saneamento é muito interessante, trazemos todas as nossas linhas de produtos. É muito especial para a gente estar nesse evento sempre”, disse.

“Nós viemos fazer um posicionamento e reconhecimento de marca de uma empresa voltada para tecnologia”, explicou Liana Santos, da Engineering, “apresentando a jornada digital do cliente, para fazer essa provocação de que hoje os nossos clientes são todos digital, e as empresas também precisam ser, abrir essa mindset das empresas que precisam se voltar mais à tecnologia do atendimento ao consumidor”, completou. “Tivemos um retorno positivo, foi um evento segmentado fizemos uma palestra e recebemos visitas de pessoas que são nosso público alvo, então no geral, foi positivo”.

Marcos Castro, da Copasa/MG, também enfatizou o significado da participação da companhia no evento. “Foi de extrema relevância, principalmente para nós empregados da empresa que a estamos representando, adquirindo e compartilhando conhecimento, que é o mais importante. Foi um evento muito rico, já participo dos congressos da ABES há alguns anos e posso dizer que este com certeza está sendo o melhor”, destacou. “Em um momento de mudanças, em que as empresas discutem o futuro do saneamento e sua universalização, que penso ser o objetivo de todos os estados, estamos congregando todos os esforços a fim de cumprir esta meta, em um momento crucial para o futuro do saneamento, e isso foi bastante discutido por todas as companhias e fornecedores, um debate rico que acredito que será bastante importante para o futuro a partir de agora”, afirmou.

O presidente da GS Inima Brasil, Paulo Roberto Oliveira, lembrou que o Congresso da ABES acontece em um momento importante para o país devido à discussão do Marco Regulatório. “Estamos com o tema saneamento na pauta de todo o setor. “Depois da edição da Lei 11,445/2007 muito pouco se avançou. E aqui no congresso, com a iniciativa da ABES com excelentes profissionais debatendo, apresentando trabalhos. É um momento muito importante para nós da GS Inima. É um prazer estar junto com a ABES nesta parceria para que possamos unir forças com associações sejam públicas ou privadas para que possamos realmente destravar o setor e avançar rumo à universalização”, enfatizou.

Para Fabio Lemos, diretor de Operações da Suez, a participação também foi positiva. “Sem dúvidas foi importante participar pois aqui estavam os maiores clientes, que são as companhias estaduais. Foi oportuno fazer as apresentações, trocas de ideias entre todos”, frisou.

Sandro Adriani Camargo, assessor da presidência da Corsan, comentou sobre a intensa participação da companhia tanto da Fitabes como Congresso da ABES. “A participação da Corsan o estande foi um fato muito positivo”, destacou. O estande estava muito bonito, foi um local de encontro entre várias pessoas e a questão da identidade com colegas da empresa que participaram do congresso. Houve várias discussões em que as pessoas apresentaram os seus trabalhos técnicos, compartilharam momentos no próprio espaço do estande, além de reunião com outros colegas do setor de saneamento. A feira foi interessante para conhecer novas tecnologias e produtos que as empresas estavam apresentando. O espaço é muito bom para nós, gaúchos, e colegas que apreciam tomar um bom chimarrão que estava sendo distribuído, além da própria água da Corsan”, disse Sandro.

Corsan no congresso

“A Corsan teve uma participação intensa no congresso. Tivemos o diretor-presidente Roberto Barbute, Alberto Paganella (diretor administrativo) e Eduardo Carvalho (diretor de Operações) Julio Roffer (diretor de Expansão) presentes no evento. Os funcionários da Corsan também participaram em diversos painéis e no Campeonato de Operadores que sempre prestigiamos. A Corsan considera importante participar desta atividade. Tivemos uma participação destacada com José Francisco Vogt – campeão na prova de montagem de padrão e ramal de ligação de água. Jhonatan Tafarel de Souza e Deivid Luiz Petry ganharam a prova de eletromecânica. Jonathas foi 3° lugar na Categoria de Instalação e Ajuste de Válvula Redutora de Pressão, e Fábio Irenei Hoffman, 3°lugar na Categoria Serviços Operacionais no Cavalete Múltiplo”, resume Sandro.

“Tivemos a palestra do presidente sobre a PPP que a Corsan está desenvolvendo, que envolve 9 municípios da Região Metropolitana [do RS]. Foi uma forma de alavancar investimento para o setor. Tivemos trabalhos técnicos apresentados e a própria PPP estava entre eles. Alessandra Fagundes dos Santos, gerente do Projeto Estratégico da PPP, apresentou trabalhos. O engenheiro Juliano Nugent apresentou um trabalho sobre educação ambiental, que está dentro do escopo da PPP – realizado nas escolas chamado “Jovens embaixadores do saneamento”. E Luis Carlos apresentou um trabalho sobre contratação de consultoria e elaboração de planos de segurança da água. Ricardo Röver, da Câmara de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, coordenou painel e reunião. Palestrei no CNQA, no Painel de Gestão do Conhecimento Organizacional falei sobre a experiência da Corsan com relação à implantação do modelo da gestão do saneamento ambiental. Fui coordenador e debatedor pela CTIDSA”, lembrou Sandro, que é também coordenador da Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental da ABES.

“São alguns exemplos da participação da Corsan que promoveu, divulgou, apresentou cases no Congresso e participou das provas do Campeonato de Operadores. O grupo conheceu e trocou experiências com outras organizações do setor. Conheceu as tecnologias disponibilizadas na feira. A participação foi muito positiva e contribuímos para que o evento fosse tão positivo assim. Não é só ir pra assistir, mas para apresentar, ajudar a organizar e trocar experiências com pessoas do setor. É um momento importante para aumentar o conhecimento dos atores do setor”, concluiu.

 

Leia também 

Congresso da ABES em Natal: confira as atividades do JPS no evento

Congresso da ABES em Natal: veja como foi a participação das Câmaras Temáticas

Congresso da ABES em Natal: expositores exaltam sucesso em participação na Fitabes

Em painel das entidades sobre o Marco Legal, ABES reforça o chamado para um pacto pelo Saneamento no Brasil

Congresso da ABES em Natal: palestra do presidente da Sanepar, debate sobre o Marco Legal e premiação marcam último dia do evento

Congresso da ABES em Natal: Claudio Stabile, presidente da Sanepar, ministra última Palestra Magna do evento

Congresso ABES: veja como foi o segundo dia do evento

Congresso da ABES: Paulo Câmara, Governador de Pernambuco, conta sobre a experiência com parcerias-público privadas no Estado

Congresso da ABES em Natal: veja como foi o primeiro dia do evento

Congresso da ABES: especialistas debatem os rumos do saneamento no contexto do Marco Regulatório

Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte, abre o primeiro dia de palestras do Congresso da ABES

Congresso da ABES: cerimônia de abertura celebra inovação e inclusão no saneamento

Novidade no Congresso da ABES, Espaço Água é aberto em Natal/RN

Cobertura Natal 

Assessoria de Comunicação da ABES

Ana Paula Rogers

Suely Melo

Roberta Rodrigues

Clara Zaim

Créditos das fotos: FotoCongresso e Equipe ABES

6 Comentários em Congresso da ABES em Natal: expositores exaltam sucesso em participação na Fitabes

  1. The next time I read a blog, I hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I mean, I know it was my choice to read, but I actually thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about something that you could fix if you werent too busy looking for attention.

  2. Thanks for all of your efforts on this web page. My aunt take interest in engaging in investigations and it’s really easy to understand why. We all learn all concerning the lively way you create very important thoughts via this web site and in addition strongly encourage contribution from website visitors on the area plus our daughter has been studying a whole lot. Take pleasure in the remaining portion of the new year. You are carrying out a powerful job.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.