Últimas Notícias

ABES Conecta: assista aos webinares realizados em 2020

O ABES Conecta é um novo programa da ABES, que disponibiliza webinares e cursos online, pagos e gratuitos, com os temas mais relevantes do setor de saneamento ambiental e saúde.

A ABES intensifica suas ações digitais para promover a disseminação de conteúdo qualificado, que você pode acessar e participar de onde estiver, pelo seu computador ou do celular.

A cada semana realizamos um ou mais eventos online, que são divulgados em nosso site e nas redes sociais.

(As opiniões emitidas nos eventos não exprimem, necessariamente, a visão da ABES)

(clique aqui para agenda dos próximos webinares)

(clique aqui para os webinares de 2021)

Assista aos webinares realizados em 2020:

15 de dezembro – Webinar Saneamento Ambiental em Foco: PPPs no Saneamento”. O evento contou com a participação de Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da ABES; Eden José Ferreira Zarth Soares, advogado da Corsan e gestor do contrato da PPP da Região Metropolitana; e Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea. A moderação foi de Ricardo Röver Machado, vice-presidente da ABES-RS e coordenador nacional da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética. Clique aqui para assistir.

14 de dezembro –   Webinar “Gestão dos resíduos na pandemia da covid-19: lições aprendidas e desafios para o setor de resíduos”. Com apresentação de Pegge Sayonara Mendes, integrante da ABES Seção Minas Gerais, a abertura do evento foi feita por Heliana Kátia Tavares Campos, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES. Participaram da primeira parte do evento: Angela Maria Takayanagui, professora da Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto; Juliana Calabria, professora associada do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG; Karina Fonseca, enfermeira responsável pelo Gerenciamento de Resíduos da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto; Ana Paula Sestari, enfermeira sanitarista e coordenadora das unidades de saúde do município de Tapejara (RS); Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, coordenadora da Comissão de Estudos Especiais da ABNT e diretora da ABES-SP; e, Carmenlucia Santos, professora da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. A segunda parte do evento contou com a participação de Lindaci Maria Gonçalves, representante da Coocares; Ana Paula da Costa Assunção, chefe do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (MG); Emília Wanda Rutkowski, professora associada da Unicamp e membro da Subseção Centro da ABES-SP; Wanda Maria Risso Gunther, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP; José Alberto da Mata, integrante da ABES-MG e Mário Russo, membro da ABES-PA e professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal. Clique aqui para assistir.

10 de dezembro –   Lançamento do  livro “Política Pública de Saneamento Básico no Brasil – da Lei 11.445/2007 aos movimentos político-institucionais até sua revisão”, escrito por Sérgio Antonio Gonçalves, presidente da ABES-DF. O evento contou com a participação de Marcos Helano Montenegro, diretor nacional da ABES para a Região Centro-Oeste e coordenador geral do Ondas – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, e Antônio da Costa Miranda Neto, consultor em saneamento Realização Diretoria nacional da ABES. A mediação foi de Josivan Moreno, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES. Clique aqui para assistir.

9 de dezembro –   webinar “Ações para prevenção e combate à corrupção”. O evento contou com a participação de Maria Cristina Lepikson Faria Ribeiro, executiva de Compliance da Odebrecht e Rodolfo Wolter, gerente na Deloitte em trabalhos com foco em gestão de riscos, auditoria interna e conformidade, além da moderação de Moisés Cardoso da Silva, analista na área de Compliance da Sabes. Apresentação de Reynaldo Young, membro do Conselho Fiscal da ABES. Clique aqui para assistir.

1º de dezembro –   Lançamento do  livro “Emissários Submarinos de esgotos sanitários: conceitos gerais e avaliação de impacto ambiental”, do autor Renato Castiglia Feitosa e do coautor Paulo Cesar Colonna Rosman. O evento contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, Luiz Antônio Cosenza, presidente do Crea-RJ, Joper Padrão, diretor nacional da ABES e Alisson, diretor financeiro da ABES-RJ, além do autor do livro Renato Feitosa. Apresentação de Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ. Clique aqui para assistir.

30 de novembro –   Lançamento do Open Spot ABES – Desafio de Inovação no Saneamento. O evento contou com a participação de Karla Bertocco, consultora em saneamento, e Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da AEGEA.  Apresentação de Samanta Tavares de Souza, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes, e moderação de Juliana Almeida Dutra, diretora de projetos da Deep. Clique aqui para assistir.

27 de novembro –  Encontro Técnico “Alternativas energéticas para sustentabilidade ambiental”. O evento contou com a participação de Marcio de Aguiar Gomes, engenheiro eletricista do Departamento de Eficiência Energética da Corsan/SUMOP/DOP e vice-presidente do SENGE; Daniela Cardeal, diretora de Operações e Sustentabilidade do Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Estado do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) e diretora de Operações da DGE Soluções Renováveis; e, Frederico Boschin, advogado, conselheiro fiscal do Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Estado do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) e sócio da MBZ Advogados.  Apresentação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética e vice-presidente da ABES-RS. Clique aqui para assistir

23 de novembro – III Simpósio Internacional de Reúso de Água – Webinar 6:  Legislação e políticas públicas de reúso de água. O evento contou com a participação de Flavio Silva Machado, assessor técnico da Superintendência de Tratamento de Esgotos da Diretoria Metropolitana da Sabesp; Bruno Tonel Otsuka, gerente de Bacias Hidrográficas da SEDEST; e Roberto Serta, conselheiro titular na Câmara Especializada de Engenharia Civil e Coordenador da Comissão de Meio Ambiente do CREA-PR. Moderação  Cristovão Vicente S. Fernandes, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Clique aqui para assistir

20 de novembro – III Simpósio Internacional de Reúso de Água – Webinar 5: “Reúso descentralizado, estudo de caso reúso predial”. O evento contou com a participação do prof. Dr. Ricardo Franci Gonçalves, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e de João Vitor Gallo, sócio da Petinelli Soluções em Greenbuilding. Moderação do prof. Dr. Ramiro Gonçalves Etchepare, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Clique aqui para assistir.

19 de novembro – III Simpósio Internacional de Reúso de Água – Webinar 3:  “Por que no Brasil o reuso não se desenvolveu de forma sistêmica?”. O evento contou com a participação de Rafael K. Xavier Bastos, pesquisador do CNPq e professor titular da Universidade Federal de Viçosa, do Departamento de Engenharia Civil; e Pedro Luiz Prado Franco, gerente de Planejamento e Desenvolvimento da SANEPAR. Moderação de Eduardo Felga Gobbi, professor da UFPR e coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento do IEP. Clique aqui para assistir.

18 de novembro – III Simpósio Internacional de Reúso de Água – Webinar 3:  Bioeconomia e o reúso da água. O evento contou com da profa. Dra. Semida Silveira, direto de Estocolmo, na Suécia; e do Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti, da Gerência de Pesquisa e Inovação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e coordenador da Câmara Temática da ABES de Tratamento de Esgotos. Moderação de Selma Cubas, da Universidade Federal do Paraná e da ABES-PR. Clique aqui para assistir.

17 de novembro – III Simpósio Internacional de Reúso de Água – Webinar 2:  Potencialidades e barreiras de implementação do reúso de água e A evolução e os cases de sucesso do reuso da água no contexto internaiconal. O evento contou com a participação de Daniel Nolasco, diretor da IWA (International Water Association) e Menahem Libhaber, consultor do Banco Mundial. Moderação de Karen Amaral, diretora da ABES-PR. Clique aqui para assistir.

16 de novembro – III Simpósio Internacional de Reúso de Água – Webinar 1: Reúso da água como instrumento de gestão em cidades inteligentes e Visão geral do reúso de água no Brasil. O evento contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Luiz Guilherme Grein Vieira, presidente da APEAM; Horácio Guimaraes, presidente do IEP; Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do CREA-PR; Carolina Santos, diretora de Marketing da Hidrogeron; Arlindo Philippi Junior, doutor em Saúde Pública na USP; e José Carlos Mierzwa, coordenador do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água – CIRRA. Moderação de Miguel Mansur Aisse, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conselheiro da ABES. Clique aqui para assistir.

10 de novembro – Aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nas companhias de saneamento. O evento contou com a participação de Eduardo Martelini Daher, advogado e DPO da Sabesp e Fabrício Pires Vasconcellos, analista de sistemas e DPO da Copasa. Moderação de Décio Malta, gerente de auditoria interna da Sabesp e apresentação de Michael Breslin, coordenador da Câmara Temática de Governança Corporativa e Jurídica da ABES. Clique aqui para assistir.

03 de novembro – Saneamento e o mercado de clientes – conexões além dos canos. O evento contou com a participação de Karla Bertocco, consultora em saneamento, Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental e Samanta Tavares de Souza, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Moderação de Isadora Cohen, fundadora do Infracast e presidente da Infrawomen. Clique aqui para assistir.

14 de outubro – Desafios para elaboração de modelagens e estruturação de projetos de Saneamento sob o prisma da Engenharia. O evento contou com a participação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Elcires Pimenta, da FESPSP; Luiz Pladevall, vice-presidente da Apecs e vice-presidente do Sinaenco-SP; André Oliveira, gerente nacional responsável pelo Programa de Parcerias da Caixa Econômica; e Manoel Renato Machado Filho, diretor da Secretaria Especial do PPI, do Ministério da Economia. Moderação de Carlos Nascimento, da London School of Economics and Political Science (LSE). Clique aqui para assistir.

9 de outubro – Controle da qualidade da água e tecnologias da informação. O evento contou com a participação de Luíza Kaschny Borges Burgardt, gerente de Fiscalização na Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina, Rosane Cristina de Andrade, professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Felipe Antonio Cassini, chefe da equipe de Divisão de Políticas da Qualidade da CASAN. Moderação de Sandro Camargo, coordenador da Câmara Temática da ABES Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental. Clique aqui para assistir.

8 de outubro – A economia circular no tratamento de esgoto: novas perspectivas para a recuperação de recursos O evento foi realizado pela Câmara Temática da ABES de Tratamento de Esgoto (CTTE), em parceria com o Banco Mundial, International Water Association (IWA) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis). Contou com a participação de Diego Juan Rodriguez, especialista Sênior em Gestão de Recursos Hídricos no Banco Mundial; Daniel Nolasco, consultor internacional e diretor da IWA – International Water Association; e, Carlos Chernicharo, professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG/INCT ETEs Sustentáveis. Moderação de Gustavo Possetti, coordenador da Câmara Temática da ABES de Tratamento de Esgotos – CTTE, com apoio de Cesar Mota, integrante da CTTE e professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Clique aqui para assistir.

7 de outubro – Debates Energéticos: gaseificação e pirólise. O evento contou com a participação de Evandro José Lopes, pesquisador na Energia Limpa do Brasil LTDA e no LACAUT-UFP; Reges Dias, diretor da Ember Lion Brasil; Ricardo Blandy, diretor-comercial da ZEG Ambiental; e, Fátima Abreu, engenheira civil e sanitarista, membro da CTRS da ABES. Moderação de Mário Saffer, diretor de Integração das Câmaras Técnicas da ABES-RS. Clique aqui para assistir.

6 de outubro – Sistemas de Integridade em Empresas de Saneamento: fatores críticos de sucesso. O webinar contou com a participação de José Antônio De Angelis, diretor presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); Ketlin Giesel, especialista em direito ambiental da Companhia Águas de Joinville; e, Bruno Duarte de Sousa, advogado da GS Inima Brasil. Moderação de Reynaldo E. Young Ribeiro, conselheiro fiscal da Diretoria Nacional da ABES. Clique aqui para assitir

1º de outubro – O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, – 10 anos da Lei 12.305/2010. Participaram do debate Heliana Kátia Campos, coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES e vice-presidente da ABES-DF, Marjolly Shinzato, professora na Uniderp, Daniel Obelar, presidente da Cooperativa Coopermaras e da Rede Fortcooper/MS, e Márcio Botto, consultor da CAWST – Center of Affordable Watter and Sanitation Tecnology (Calgary/Canadá). A moderação foi feita por Ariel Ortiz, conselheiro da ABES-MS. Clique aqui para assistir.

30 de setembro – 6º webinar Série ABES-ACERTAR – “Gestão tributária, contábil e tecnologias de informação”. O tema abordado pelos palestrantes Luiz Antonio de Oliveira Junior, superintendente de Fiscalização de Custos e Tarifas na Arsesp, Robson Dutra Ferreira, gerente financeiro contábil da CESAMA, Alberto Camargo, sócio diretor da Tato Consultoria e Alfredo Assis de Carvalho, analista de infraestrutura – Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional. Moderação de Josivan Cardoso, coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos.  Clique aqui para assistir.

29 de setembro – 7ª seminário nacional de Perdas – “Metodologia de cálculo dos índices de perdas – webinar 7. Participaram da discussão Ivan de Carlos, coordenador do Setor de Análise de Desempenho dos Sistemas e Cadastro Técnico – Sanasa Campinas; Alex Orellana, gerente do Departamento de Gestão do Programa Corporativo de Redução de Perdas de Água – Sabesp; e, Mário Augusto Baggio, CEO da HWater Solutions e da WaterDBEducation Solutions. O debate teve a apresentação de Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES e a moderação de Carlos Berenhauser, diretor da ABES-SP e coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Seção. Clique aqui para assistir.

25 de setembro – Abertura da 27ª Semana Interamericana e 20ª Semana Estadual da Água do RS. Com o tema “Cuide da Água. Compartilhe Saúde”, o seminário contou na abertura com a participação de autoridades e representantes do setor. Participaram Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES. Jussara Kalil Pires, presidente da ABES-RS, Roberto Barbuti, diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Artur Lemos Júnior, secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul. A apresentação foi feita por Frederico La Rosa, secretário executivo da mobilização. O primeiro debate do evento contou com palestras e apresentações de cases sobre educação ambiental, com participação de Liliani Cafruni, diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Dione Kitzamann, docente do Instituto de Oceanografia, na Universidade Federal do Rio Grande e Renata Ferraz, docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. Mediação de Paulo Renato Paim, diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS. Clique aqui para assistir à transmissão completa. 

24 de setembro – Série ABES-ACERTAR: “Gestão de recursos humanos (folha), suprimentos, compras, contratos e tecnologias de informação – webinar 5. O encontro teve as palestras de Elias de Sousa, sócio da área de Infraestrutura & Projetos de Capital da Deloitte; Thiago Ademir Oliveira, auditor Líder na norma NBR ISO 9001; Arley Cristiano Silva, diretor-geral do SAAE de Itaúna -MG; e, Carlos Werlang Lebelein, mestre em Economia e especialista em Gestão de Riscos. A moderação foi feita por Juliana Almeida Dutra, diretora de Deep e coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Clique aqui para assistir.

23 de setembro – Encontro Temático ABES-RS – Aspectos Econômicos da Regionalização: Escala e Eficiência. Estiveram presentes na discussão Augusto Mercadier, professor da Universidade Nacional de La Plata/Argentina (veja aqui a apresentação); Emilio J. Lentini, professor da Universidade de Buenos Aires/Argentina (veja aqui a apresentação); e, Elcires Pimenta Freire, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental. Participaram também do evento Rafael Castilho, coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental e Carlos Alexandre Nascimento, diretor de Programas da London School of Economics and Political Science (LSE). A apresentação foi feita por Flavio Ferreira Presser, coordenador da Câmara Temática de Saneamento da ABES-RS. Clique aqui para assistir.

22 de setembro – 7º Seminário de Perdas: Taxa Natural de Crescimento das Perdas Reais – webinar 4. Participaram da discussão Milene Aguiar, especialista em Gestão e Controle de Perdas em Sistemas de Distribuição de água e Programas de Eficiência Energética; Julian Thornton, representante da América Latina para o Comitê de Gestão da IWA para o Grupo Especialista em Perdas de Água; e, Jairo Tardelli, especialista em gestão e controle de perdas. Moderação de Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES. Clique aqui para assistir

21 de setembro – Roda de conversa “Lei 14:026 e o Saneamento Rural”. O evento contou com presença dos seguintes convidados: Ana Salett Marques Gulli, procuradora-chefe da Fundação Nacional de Saúde – Funasa, Alceu de Castro Galvão Junior, analista de Regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará -ARCE, Helder dos Santos Cortez, diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, e Felipe Toé, assessor das Centrais de Jacobina e Seabra. Moderação de Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Saneamento Rural. Clique aqui para assistir. 

18 de setembro. Lançamento pela ABES-SP da websérie documental “Catador: reciclagem, trabalho e saúde” na comemoração da edição 2020 do DIADESOL – Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania. O evento recebeu diversos convidados: Márcio Gonçalves de Oliveira (presidente da ABES-SP), Geovanis Arrieta Bernate (Divisão de Resíduos Sólidos – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS), José Valverde (Comitê de Integração de Resíduos Sólidos – CIRS da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SIMA), Heliana Kátia Tavares Campos (coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos), e Roberto Rocha (diretor nacional da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), Roseane M. Garcia Lopes de Souza (coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP e diretora da seção), Norian Segatto (Comissão DIADESOL) Elisangela Cavalcante Sobral (Comissão DIADESOL) e Bruno Sena – Largatirixas Produções. Moderação de Ricardo Ribeiro (coordenador institucional da ABES-SP). Clique aqui para assistir ao lançamento. A websérie está disponível no YouTube da ABES-SP (acesse aqui e se inscreva no canal). Assista aqui ao trailer. 

18 de setembro – Novo Marco Legal do Saneamento: Alienação e Controle acionário de empresas públicas ou sociedades de economia mista – webinar 7. O encontro teve as palestras de Teresa Pantoja, diretora jurídica da CEDAE (Companhia de Saneamento Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), Gabriel Fonseca Francisco, sócio da XP e responsável pela cobertura de ações dos setores de óleo & gás, energia e saneamento, e Marcos Helano Fernandes Montenegro, coordenador geral do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. Apresentação de Mário Cezar Guerino, vice-presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

17 de setembro – Série ABES-ACERTAR: “Gestão de ativos, investimentos, financeira e tecnologias de informação” – webinar 4. Aline Batista de Oliveira, secretária da Câmara Técnica de Regulação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE, Odair Gonçalves, contador e técnico superior na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – AGERGS, e Wagner Oliveira de Carvalho, gestor na Aegea e professor no Zigurat Institute (Instituto de Tecnologia de Barcelona), foram os palestrantes do debate. Apresentação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, e moderação de Luiz Antonio de Oliveira Junior, gerente de análise tarifária na Arsesp e membro da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES. Clique aqui para assistir. Clique aqui para assistir.

16 de setembro – Gestão de Riscos e a Pandemia – O Antes, Durante e o Depois. O encontro contou com a participação de Luana Siewert Pretto, diretora-presidente da Companhia Águas de Joinville, Rita de Cássia Roth, gerente de Riscos Corporativos da Embasa, Edilson Assis, analista da Gerência de Monitoramento de Riscos da Embasa, e Thiago Zschornack, gerente de Governança, Riscos e Conformidade da Companhia Águas de Joinville. Apresentação de Luciano Sousa Diaz, coordenador adjunto da Câmara Temática de ABES de Governança Corporativa e Jurídica e Sabesp.  Clique aqui para assistir.

16 de setembro – Série “O saneamento é Básico”. Os convidados da estreia foram Carlos Eduardo Tavares de Castro, diretor presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), e Rodrigo Franco, subsecretário da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais, que representou o secretário Germano Vieira. Moderação de Rogério Siqueira, presidente da ABES-MG. Clique aqui para assistir.

15 de setembro – 7º Seminário de Perdas: Alternativas Energéticas nas Empresas de Saneamento – webinar 3. Participaram os convidados José Manuel Sardinha, vice-presidente da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), Cristina Zuffo, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp, e Humberto Adamatti, responsável pela Gestão de Energia e Eficiência Energética na CAESB. Moderação de Ricado Röver Machado, Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES. Clique aqui para assistir.

14 de setembro – “Gestão Integrada de Águas pluviais e coleta de esgotos: discussões sobre adminissibilidade, viabilidade e pertinência”. O evento recebeu palestras de Isaac Volschan Junior, professor titular do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Conselho Consultivo da ABES-RJ, e Luiz Firmino Pereira, pesquisador de Pós-Doutorado do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Marcelo Kenji Miki, coordenador adjunto da Câmara Temática da ABES de Tratamento de Esgotos, participou como debatedor. Mideração de Luiz Fernando Orsini Yazaki, coordenador da Câmara Temática da ABES de Drenagem Urbana e Gestão de Águas Pluviais. Clique aqui para assistir

11 de setembro – Série ABES -ACERTAR – Processo operacional relativo à medição de vazões, monitoramento do consumo energético e tecnologias de informação” – webinar 3. Participação de Otavio Henrique Campos Hamdan, analista fiscal e de regulação da ARSAE-MG, Thiago Ferreira Oliveira, gerente de Energia Elétrica da EMBASA, Ricardo Ongaro, presidente da Coden Ambiental e Rodrigo Lamon, sócio diretor das empresas Lamon Produtos e Isoil Lamon. Apresentação de Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, e moderação de Daniel Manzi, coordenador da Fiscalização da Agência Reguladora ARES-PCJ. Clique aqui para assistir.

9 de setembro – Impactos do novo marco legal do saneamento no Distrito Federal – O que muda na prestação de serviços de manejo das águas pluviais e drenagem urbana no Distrito Federal – Webinar 3. Participação de Sérgio Luis da Silva Cotrim, coordenador geral de Saneamento Integrado da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, Marcos Helano Montenegro, diretor nacional da ABES e coordenador geral do ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, e Maria Elisa Leite Costa, doutoranda do Programa de Tecnologias Ambientais e Recursos Hídricos da UnB. Moderação de Thaís Salvador Argenta, coordenadora do JPS da ABES-DF e doutoranda em Tecnologias Ambientais e Recursos Hídricos na UnB Coordenadora do JPS seção ABES-DF. Clique aqui para assistir.

8 de setembro – 7º Seminário de Perdas – O impacto da Gestão de Perdas nos Recursos Hídricos – webinar 2. Palestrantes convidados foram Sérgio Ayrimoraes, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico; Juliana Smiderle, pesquisadora no Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI); e, Maria Bernardete Sender, responsável pela Divisão de Recursos Hídricos e Saneamento da Engecorps. Apresentação Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, e moderação de Adriana Leles, assessora do presidente da Sanasa para Gestão da Sustentabilidade. Clique aqui para assistir.

4 de setembro – Série ABES-ACERTAR – Manutenção do cadastro de redes de água e esgoto, índices de cobertura e tecnologias de informação – webinar 2. Com palestras de Cíntia Maria Ribeiro Vilarinho, assessora de Projetos e Qualidade dos Serviços da ARISB-MG; Vitor Cesar Rodrigues, supervisor de Processo do Cadastro Técnico-Comercial e base cartográfica na Sanesul; Luiz Roberto Gravina Pladevall, diretor da CPS Engenharia e Soluções e vice-presidente da ABES-SP. Moderação de Ricardo Rover, coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética. Clique aqui para assistir.

3 de setembro – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro” – Webinar 6: Financiamento e Atração de Capital para o Setor: Modelagem de contratos de concessão; Fontes de financiamento, Novas concessões em andamento. Convidados Guilherme Guilherme Albuquerque, chefe de Departamento do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES; Cláudio Brito Villas Boas, diretor financeiro e comercial da EMBASA; Luiz Ricardo Santoro, secretário executivo da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Moderação de Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

Realização: Diretoria Nacional da ABES e Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES Patrocínio: AESBE, CEDAE, COPASA, EMBASA, SABESP E SANEPAR

2 de setembro – “Os impactos do novo marco legal do saneamento no Distrito Federal – o que muda na prestação do serviço da limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos urbanos no DF – webinar 3. Com palestras de Silvano Silvério da Costa, diretor da ABES e engenheiro civil e sanitarista, Jair Tannus, presidente dos Serviços de Limpeza Urbana do Distrito Federal, Aline Sousa da Silva, membro da Comissão Nacional do MNCR, diretora da Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores. Moderação de Heliana Katia Tavares Campos, vice-presidente da ABES-DF e coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Clique aqui para assistir.

1º de setembro – Abertura 7º Seminário Nacional de Gestão Perdas e Eficiência Energética – Série Especial. Palestra Magna “Eficiência Energética e Gestão de Perdas, com Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp. Apresentação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES e moderação de Ricardo Rover, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética. Clique aqui para assistir.

28 de agosto – “Debates Energéticos- “Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR)”. Os convidados foram Pedro Luis Parigot, economista, desenvolvedor de negócios e empresário, Eduardo Bastos da Porciuncula, gerente geral da Verdara (Votorantim Cimentos), e Fatima Abreu, engenheira sanitarista e membro da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Também participou como debatedor Henrique Vasquez Féteira do Vale, Gerente de Química, Metalurgia, Materiais e Saneamento da FINEP. Moderação de Adjane Damasceno de Oliveira, engenheira ambiental e coordenadora do GT de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos da ABES. Clique aqui para assistir.

27 de agosto – Série ABES-ACERTAR – “Gestão comercial e tecnologias de informação” – estreia. Com participação de Samuel Alves Barbi Costa, gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG; Alexandre Rodrigues, superintendente de Auditoria da Sabesp; Lauseani Santoni, especialista em políticas públicas e gestão governamental. Moderação de Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES. Clique aqui para assistir.

25 de agosto – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro” – Webinar 5: Equilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos – Metas, Investimentos e Tarifas –  Decreto do Governo Federal para definir “capacidade de investir” para cumprimento das metas; Impacto nos contratos vigentes, municípios sem contrato e renovações até 2022. Com presenças de Mário Engler Pinto Júnior, presidente do Conselho de Administração da SABESP e da CORSAN, Alexandre Aragão, advogado, e professor de Direito Administrativo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Neuri Freitas, vice-presidente da AESBE e presidente da Cagece/CE. Moderação e Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa. Clique aqui para assistir.

Realização: Diretoria Nacional da ABES e Câmara Temática de Regulação e Tarifa da ABES Patrocínio: AESBE, CEDAE, COPASA, EMBASA, SABESP E SANEPAR.

24 de agosto – Pesquisa Impacto da covid-19 na gestão de resíduos: conheça a situação das capitais brasileiras. Participaram do evento Mario Saffer, diretor de Integração das Câmaras Técnicas da ABES Rio Grande do Sul; José Fernando Thomé Juca, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); José Alberto Mota Mendes, engenheiro sanitarista; Mário Russo, professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em Portugal. Moderação de Heliana Kátia Tavares Campos, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Clique aqui para assistir.

21 agosto – Impactos do Novo Marco do Saneamento no Distrito Federal – webinar 2 O que muda na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamentos sanitário no Distrito Federal. Participação de Benny Schvasberg, professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – UNB, Adauto Santos, engenheiro civil e consultor em planos de saneamento, e Cássio Leandro Cossenzo, superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal- ADASA. Moderação de Gilberto Antonio do Nascimento – Conselheiro da ABES DF e engenheiro na área de Risco Socioambiental na CAIXA. Clique aqui para se inscrever.

20 de agosto – “Debates energéticos: incineração”. Participação de Alexandre Citvaras, engenheiro civil, Sérgio Peres, mestre e doutor em engenharia mecânica, Heliana Kátia T. Campos, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos e vice-presidente da ABES-DF. Moderação de Geraldo Antônio Reichert, membro da CT de Resíduos Sólidos da ABES, com apoio de Adjane Damasceno, engenheira ambiental, pesquisadora do Grupo de Resíduos Sólidos da Universidade Federal de Pernambuco. Clique aqui para assistir.

19 de agosto – Crimes ambientais e as responsabilidades de gestores do saneamento. Participação de Fernando Massardo, advogado da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Jean Marc Sasson, professor de Direito Ambiental da ESA-OAB/RJ. Moderação foi feita por Rodrigo Hosken, coordenador da CT de Governança Corporativa e Jurídica da ABES, com comentários de Rafael Stec Toledo, secretário-adjunto da CT. Clique aqui para assistir.

12 de agosto – Impactos do novo marco do saneamento no Distrito Federal  – webinar 1  O que muda na gestão dos serviços de saneamento: contratos e prestação dos serviços, regulação, planejamento, participação e controle social. Participação de Luciano Oliveira, secretário de Estado da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF; Sérgio Antônio Gonçalves, presidente da ABES-DF; Leila Saraiva, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos e do Movimento Nossa Brasília; Ernani Ciríaco, assessor técnico da Secretaria Nacional de Saneamento e secretário da ABES-DF; Aldo Fernandes, ex-presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Moderação de Raquel Brostel, diretora da ABES-DF. Clique aqui para assistir.

11 de agosto – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro”. Webinar 4: Regulação  – Priorização de temas para edição das normas de referência pela ANA; Impactos nas normas regulatórias existentes e nos contratos vigentes; Modelos de Regulação Econômica e cálculo tarifário; Metodologia de indenização para ativos não amortizados.  O evento teve palestras de Carlos Motta Nunes, superintendente adjunto da ANA – Agência nacional de Águas e Saneamento Básico; Samuel Moreira, deputado federal;  Fernando Franco, presidente da ABAR – Associação Brasileira de Agências de Regulação; e Carlos Eduardo Tavares de Castro, presidente da COPASA – Companhia se Saneamento de Minas Gerais. Moderação de Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir. 

10 de agosto – Existe um novo normal para o reuso de águas residuárias no RN?. Com palestras de Lívia Soalheiro, superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS-RJ), Carlos Nobre de Oliveira, engenheiro agrônomo e atual secretário Aajunto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Jean Leite Tavares, coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e do Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e Josema Azevedo, engenheiro civil e diretor da ABES RN. Moderação de Maria Geny Formiga de Farias, presidente da ABES-RN. Clique aqui para assistir.

10 de agosto – Qualificação dos profissionais do Setor de Saneamento – Com Clarice Arnt, coordenadora da Uniabes; Elcires Pimenta, coordenador técnico do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP; Alceu Galvão, professor do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP; Rafael Castilho, coordenador de Projetos da FESPSSP e coordenador Administrativo do MBA Saneamento Ambiental. Moderação de Witan Silva, coordenador nacional do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES. Clique aqui para assistir

6 de agosto – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro”. Webinar 3:“Planejamento como ponto de partida – Planos Municipais e Regionais de Saneamento Básico”. Política Pública: Elaboração e revisão dos planos; Participação dos prestadores de serviço; Atendimento a núcleos informais e população de baixa renda; Como garantir viabilidade econômico-financeira e recursos para a universalização?. Com participação de Afonso Florence, deputado federal, Claudio Stabile, presidente da Sanepar e Francisco dos Santos Lopes, secretário-executivo da Assemae. Moderação de Célia Rennó, diretora nacional da ABES para a Região Sudeste, Clique aqui para assistir.

5 de agosto: “Normativas de Reúso de ETE – os passos de SP e MG”. Com presenças de Marília Melo, diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); Stela Goldenstein, coordenadora nacional para o Brasil/São Paulo do 2030 Water Resources Group (Banco Mundial/IFC) e Lucas Chamhum, membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis. Moderação de Renato Giani Ramos, Câmara Temática da ABES de Dessalinização e Reúso. Clique aqui para assistir.

3 de agosto – Roda de Conversa: Roda de Conversa: a ABES e os 10 anos da Política Nacional de Resíduos SólidosParticipantes: Silvano Silvério, engenheiro assessor do MDR e integrante da ABES-DF; Wladimir Ribeiro, advogado consultor da PNRS 2010; Mário Russo, da CTRS/ABES-PA; José Alberto da Mata, da CTRS/ABES-MG; Aline Sousa da Silva, catadora da Comissão Nacional do MNCR do Distrito Federal; Emilia Rutkowski, da CTRS/ABES-SP; Roseane Maria Garcia, diretora da ABES-SP e coordenadora da CTRS; Bárbara Cavalcanti, coordenadora adjunta da CTRS/ABES-PE; Rodrigo Oliveira, da CTRS/ABES-SP; Flávia Burmesiter, da CTRS/ABES-RS. Participaram ainda Kátia Campos (abertura), coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos (CTRS), Pegge Mendes (apresentadora), integrante da ABES-MG ,e Adjane Oliveira (mediadora), da CTRS/ABES-GO. Clique aqui para assistir. 

30 de julho – Processo de Concessão dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no Estado do Rio de Janeiro. Participação de André Dickstein, promotor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – MPRJ; Claudio Dutra, presidente da Fundação Rio-Águas; Guilherme Albuquerque, chefe de departamento no Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES; Isaac Volschan Jr., professor titular do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ. A moderação de Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ. Clique aqui para assistir. 

28 de julho – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro”. Webinar 2: Formação dos Blocos Regionais: Garantia do equilíbrio econômico-financeiro; Há compulsoriedade na sua adesão? Como atrair os grandes municípios? Convidados: Geninho Zuliani, deputado federal; Nelson Marchezan Júnior, prefeito de Porto Alegre/RS; Leonardo Góes Silva, secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia; e Ricardo Toledo Silva, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Moderação de  João Paulo Papa, membro do Conselho Diretor da ABES. Realização da ABES e de sua Câmara Temática de Regulação e Tarifa, com patrocínio da AESBE, Cedae, Copasa, Sabesp e Sanepar. Clique aqui para assistir.

24 de julho – Novo Marco Legal do Saneamento: Construindo juntos o futuro”. Webinar 1: “Titularidade: processo decisório em Regiões Metropolitanas, Aglomerados Urbanos e Microregiões; Consórcios Públicos; Autonomia dos municípios”.  a participação de Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, Jerson Kelman, Professor da COPPE-UFRJ, Fernando Monteiro, deputado federal e membro da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento, e Rubens Naves, advogado e especialista no setor de saneamento. Moderação de Marcel Costa Sanches, secretário geral da Diretoria Nacional da ABES. Realização da ABES e de sua Câmara Temática de Regulação e Tarifa, com patrocínio da AESBE, Cedae, Copasa, Sabesp e Sanepar. Clique aqui para assistir.

23 de julho – Segurança Hídrica e Proteção de Mananciais, com participação de Márcia Nascimento, arquiteta urbanista, assessora da CPLA SIMA João José Demarchi, pesquisador da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e coordenador da CTRN/Comitês PCJ Ricardo Araújo, técnico da Sabesp/Diretoria Metropolitana. Moderação de Luis Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da Seção SP.

22 de julho – Cenários e perspectivas da gestão de resíduos no Estado de Sergipe. Convidados: Daniel Valli Sanchez, engenheiro da ESTRE, Luciana Rodrigues de Morais e Silva, professora universitária da Universidade Tiradentes, Evanilson Santana Rodrigues, superintendente do Consórcio Público do Agreste Central Sergipano e Evaldino Andrade Calanzans, superintendente do Consórcio Público de Saneamento da Grande Aracaju. Moderação de Kelma Maria Nobre Vitorino, presidente da ABES-SE. Clique aqui para assistir.

16 de julho – Cerimônia de posse da Diretoria Nacional da ABES para o biênio 2020-22, liderada por Alceu Guérios Bittencourt. Evento contou com participação de: Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento Básico do Ministério do Desenvolvimento Regional; Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo; Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES (biênio 2016-18 e 2018-20); Benedito Braga, presidente da Sabesp; Oscar Cordeiro, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA); Fernando Franco, presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR); Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da Aesbe; Gustavo Prado, presidente da Assemae Regional de São Paulo.Clique aqui para assistir.

16 de julho – Controle de Qualidade dos produtos químicos e o papel das partes interessadas, com palestras de Maria Cristina Coimbra Marodin e Vasti Ribeiro Facincani, coordenadoras (geral e adjunta, respectivamente) da CTQPQ, e moderação de Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES. Clique aqui para assistir.

13 de julho – O profissional sanitarista e o cenário pós-pandemia de covid-19. Com Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da ABES, José Antonio Monteiro Ferreira, membro fundador da Comissão do Meio Ambiente do CRQ IV; e André Horta, coordenador do JPS-MG. Moderação de Josivan Cardoso, mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental e coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos. Clique aqui para assistir.

10 de julho –  Reúso de água: possibilidades, técnicas e regulamentação. Participaram Marcus Vallero, gerente da Suez Water Technologies & Solutions/América Latina; Diógenes Carvalho, responsável pela área de Serviços na Suez Water Technologies & Solutions/América Latina; Renato das Chagas e Silva, diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) RS; Viviana Reckziegel, mestre e doutora em Engenharia e especialista de Meio Ambiente. Moderação de Eduardo Mc Mannis Torres diretor da ABES-RS. Clique aqui para assistir.

9 de julho – Novo marco legal do saneamento – os pontos principais e seus efeitos futuros. Com participação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES, Carlos Rogério Santos, vice-presidente da ABES-MA e Rodolfo José da Costa, consultor de saneamento. Moderação de Marcel Costa Sanches, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

8 de julho – As áreas urbanas vulneráveis e a covid-19: urgência de higiene e saneamento, com Gilberto Antonio do Nascimento, engenheiro na Caixa Econômica Federal, na área de Risco Socioambiental, Bruno Kesseler, presidente regional da CUFA-DF – Central Única das Favelas, Fernanda da Silva, Diretora do Sindágua – DF e Adauto Santos, engenheiro civil e consultor na área de saneamento básico e meio ambiente. Moderação de Sérgio Antonio Gonçalves, presidente da ABES-DF. Clique aqui para assistir

7 de julho – Segurança no trabalho em tempos de pandemiaCom Aldo Muro Junior, professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG), Francisco Togo Tochiaki Junior, engenheiro ambiental e gerente de Segurança e Medicina do Trabalho da Companhia de Saneamento de Goiás S/A – SANEAGO, e Diógenes Aires de Melo, engenheiro civil, fundador da Sociedade Resíduo Zero e coordenador de Sustentabilidade do Plano Diretor de Goiânia. Moderação de Marisa Pignataro de Sant’Anna, presidente da ABES-GO. Clique aqui para assistir.

30 de junho – Saneamento Rural: Alguns desafios para universalização dos serviços no Brasil.Com palestras de Aurélio Pessôa Picanço, presidente da ABES-TO; Valmir Cristiano Marques de Arruda, PhD Professor da UFRPE; Rainier Pedraça de Azevedo, presidente da ABES-AM e coordenador da Câmara Temática da ABES de Saúde Ambiental; Marcia Maria Parreira Alves de Azevedo, diretora da ABES-ES. Moderação de Julio Cesar Pinho Mattos, presidente da ABES-AC. Clique aqui para assistir.

30 de junho – Situação de Emergência Hídrica: gerenciamento, participação e controle, com participação de Luiz Henrique Bucco, presidente ABES-PR; Prof. PhD Carlos E. M. Tucci (UFRGS); Arlan Scortegagna (SIMEPAR – PR); Júlio César Gonchorosky, diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR. Moderação de Cleverson Andreoli, ISAE Escola de Negócios. Clique aqui para assistir.

30 de junho: Planejamento ágil: corrigindo rumos em cenários VUCA e o papel da governança. Com palestras de Daniel Santoro, conselheiro de administração de empresas e instituições e empresário; Luiz Marcelo da Costa Correia, diretor de Digital Experience do McDonald’s (LATAM), membro do Board da Mobile Marketing Association para A.L; Samanta Tavares de Souza, Superintendente Comercial e de Relacionamento com o Cliente da Sabesp Metropolitana. Moderação de Carlos Schauff, consultor pela Compumax, diretor técnico do IPEG. Clique aqui para assistir.

29 de junho – O que queremos para a gestão de RSU? O Papel dos Governos Estaduais na Gestão de RSU no Brasil. Com palestras de Silvano Silvério da Costa, coordenador geral de Regulação e Assuntos Institucionais do MDR – Ministério de Desenvolvimento Regional do Brasil; Mário Augusto Tavares Russo, Prof. do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, de Portugal. Moderação de Mário Saffer – Coordenador das Câmaras Técnicas da ABES-RS. Clique aqui para assistir.

26 de junho – Monitoramento de esgoto contra a covid-19, com palestras Carlos Chernicharo, coordenador do INCT ETEs Sustentáveis Juliana Calábria, bióloga, professora associada da UFMG. Moderação de Rogério Siqueira, presidente da ABES-MG. Clique aqui para assistir.

25 de junho – IR4 no Saneamento – IA, IoT e BigData – Oportunidades, desafios e riscos, com palestra de Ronaldo Luiz Gualberto Freire, arquiteto de soluções de TI, e moderação de Ricardo da Silva Carvalheiro, coordenador da Câmara Temática da ABES de Tecnologia da Informação e Inovação. Clique aqui para assistir 

18 de junho Desafios para investimentos em saneamento no Nordeste: visão do BNBcom palestra Helton Chagas Mendes, superintendente da área de Negócios de Atacado e Governo do Banco do Nordeste. Moderação de Álvaro Menezes, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

17 de junho – Gestão Eficiente de Recursos Hídricos na Indústria”, com palestras de Josivan Cardoso Moreno – coordenador da Câmara Temática de Recursos Hídricos da ABES; William Padilh– diretor geral da WEHRLE do Brasil; Thomas Krätzig  – consultor alemão, desenvolvedor do conteúdo IWAMI EAD; e Natasha Costa– gerente de Formação Profissional da AHK Rio de Janeiro. Moderação de Célia Regina Alves Rennó, representante da ABES no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) Clique aqui para assistir. 

17 de junho – Rio Grande do Sul: estiagem, gestão da crise e perspectivas de futuro. Com participação de Artur de Lemos Jr., secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul; André Finamor, diretor de Operações da CORSAN; Tiago José Pereira Neto, analista técnico da FIERGS; Domingos Velho Campos, presidente do Conselho superior da Farsul e coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Farsul. Moderação de Ricardo Röver Machado, vice-presidente da ABES-RS e coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética. Clique aqui para assistir. 

16 de junho: Lançamento da Plataforma EAD – PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Com participação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES; Angela Sargaço, coordenadora-adjunta do CNQA; Márcio Romero, secretário geral do CNQA; Rodolfo Candeia, diretor da Candeia e Candeia Treinamento Gerencial; e Pedro Costa, diretor da Open Conhecimento e Educação. Moderação de Rosana Dias, coordenadora do Comitê Nacional da Qualidade ABES Clique aqui para assistir. 

16 de junho –Equipes e profissionais autodirigidos. Com Francisco Fortes, engenheiro, consultor pela Conselho Digital, mentor e investidor em startups; Kleber Nóbrega, Engenheiro PhD, consultor pela Perceptum Assessoria e Desenvolvimento e membro da ABQ; Gustavo Fernandes Guimarães, presidente da Iguá Saneamento, Carlos Schauff, computólogo, consultor pela Compumax, diretor técnico do IPEG. Moderação de Rosana Dias, coordenadora do Comitê Nacional da Qualidade ABES. Clique aqui para assistir.

15 de junho – Aspectos jurídicos e técnicos nos contratos de serviços e obras de engenharia no setor de saneamento, com palestras de Rodrigo de Pinho Bertoccelli, sócio da Felsberg Advogados e Edilson Silva, sócio do BSLG Advogados. Moderação Rodrigo Hosken, coordenador da Câmara Temática Governança Corporativa e Jurídica de ABES.  Clique aqui para assistir. 

15 de junho – A Gestão das empresas de saneamento e o coronavírus – webinar 3. Com a presença de Rogério Cedraz, Presidente da EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), Roberta Maas dos Anjos, Diretora-Presidente da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento); e Carlos Aurélio Linhalis, Presidente da CESAN (Companhia Espírito Santense de Saneamento”). Moderação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

12 de junho – Logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso. Com palestras de Serafim Branco Neto, assessor da Presidência da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma); Diego Xavier da Silva, analista Técnico-Regulatória e de Inovação do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma); Oscar Yazber Filho, presidente executivo da Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico (Abrafarma); Fabricio Soler, sócio da Felsberg Advogados. Moderação de  Roseane Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da seção SP. Clique aqui para assistir.

12 de junho – Meio Ambiente em Perspectiva: seu uso e desuso. Com palestras de palestras de Joper Padrão do Espírito Santo, diretor Nacional da ABES; Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos; Iracy Wanderley Filha, subcoordenadora de Educação Ambiental do IDEMA; Érika Pegado Araújo da Cunha, professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Moderação de Glacia Marilac – Jornalista, psicanalista em formação e ativista socioambiental. Idealizadora da Rede EuSoudoAmor de incentivo a atitudes humanitárias. Clique aqui para assistir.

10 de junho – Eleições ABES – Apresentação da Chapa Saneamento para Todos – ABES Tradição e Renovação e propostascom apresentação de Alceu Guérios Bittencourt. Conheça aqui a chapa e veja as orientações sobre como votar  Clique aqui para assisti.

10 de junho – Covid-19 e a geração de resíduos nas capitais brasileiras., Com palestras de Mario Russo (Instituto Politécnico de Viana do Castelo em Portugal); Mário Saffer (diretor de Integração das Câmaras Técnicas da ABES Rio Grande do Sul); José Alberto da Mata Mendes (engenheiro civil sanitarista) e Fernando Jucá (professor da UFPE). Moderação de Katia Campos, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Resíduos Sólidos. Clique aqui para assistir.

10 de junho – O Marco Legal do Saneamento e o “Novo Normal”, com a participação de Rubens Naves, especialista jurídico do setor de saneamento, especialista do mercado de saneamento; Karla Bertocco, especialista  em Saneamento;Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da AESBE – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento;  e Percy Soares Neto, diretor executivo da ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto. Moderação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

9 de junho – Licenciamento Ambiental em tempos de Pandemia, com palestras de Germano Bremm – secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre; Marjorie Kauffmann – diretora presidente da Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luiz Hoessler – FEPAM; e Rafael Daudt D’Oliveira, advogado e procurador do Estado do RJ e ex-procurador chefe do INEA/RJ. Mediação de Fabiana Figueiró, advogada, presidente da AGAAE, associada ABES, sócia do Escritório Souto Correa Alexandre Bugin, engenheiro agrônomo, ex-presidente da ABES-RS, ABG Ambiental. Clique aqui para assistir.

9 de junho –Tecnologia & Inovação: novidades em capacitação no saneamento, com palestras de Newton Lima Azevedo, CEO da Hydrus Maxi Selmi Marques, CEO da Muve Digital Maíra Gregolin, Doutora em Artes Visuais. Moderação de Álvaro Menezes, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

8 de junho: Sepultamentos em tempos da pandemia de Covid-19: um olhar sanitário, ambiental e psicossocial, com participação de Conceição Maria de Oliveira, bacharel em Ciências Biológicas e chefe do Setor de Informação em Saúde da Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde de Recife/PE; Paulo Ricardo Rocha Farias, engenheiro agrônomo, secretário Municipal de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana de Manaus-AM; e Maria Helena Pereira Franco, psicóloga e professora titular da PUC/SP no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clinica. Moderação de Rainier Pedraça de Azevedo, presidente da ABES Seção Amazonas e coordenador da Câmara Temática de Saúde Ambiental. Clique aqui para assistir.

5 de junho – Final Nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, com apresentação deÁlvaro Diogo Teixeira (coordenador nacional do JPS)foi conhecido o trabalho vencedor, entre os 5 finalistas, da etapa brasileira da premiação. Clique aqui para assistir. O projeto campeão foi elaborado pelos alunos da ETEC Irmã Agostina, Daniel Victor Santos e Igor Martins Felipe, que vão representar o Brasil na Suécia na grande final internacional. O evento também ocorrerá de forma online, de 11 a 14 de agosto, e será transmitido direto de Estocolmo. 

5 de junho – Lançamento do Ranking ABES da Universalização do Saneamento – Edição 2020. A apresentação do estudo foi realizada pelo presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza e pelo coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento, Dante Ragazzi Pauli, com comentários do Professor Elcires Pimenta, coordenador do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP, além da participação de representantes das seguintes cidades, que estão entre as que apresentam melhores índices de cobertura: o Prefeito Rafael Greca, de Curitiba/PR; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Roberto Lamac Junior; representando o Prefeito de S.Caetano, José Auricchio Junior, a engenheira Raquel Perrucci Fiorin Volf, responsável pelo Expediente da Divisão Técnica do SAESA;  representando o Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves Barreto, Dayse Monassa, secretária  de Conservação e Serviços Públicos; e representando o governador do Distrito Federal (destaque para Brasília), o presidente da Caesb, Daniel Beltrão de Rossiter Corrêa. Clique aqui para assistir.

4 de junho – “O mundo pós-coronavírus: relação entre as pessoas, o trabalho e os negócios. União de pessoas e automação: comunicação e colaboração”, com Natalia Ceruti, designer de sistemas de aprendizagem (Argentina/Finlândia); Alessandro Bomfim, fundador e CEO da Escola SAGA; Ana Paula Vieira Rogers, Foco21 Comunicação/ABES. Moderação de Juliana Almeida Dutra, diretora de projetos da Deep/ABES-SP  Clique aqui para assistir.

4 de junho – “TI e Inovação em tempos de Covid-19″, com Ricardo Batista dos Santos, engenheiro civil/Sabesp, que abordou a “Gestão Eficiente através do uso de redes IoT em tempos de Covid-19”; e Daniel Bocalão Júnior, engenheiro no Departamento de Gestão e Desenvolvimento Operacional na Unidade de Negócio Capivari/Jundiaí- RJ, conduzindo projetos com tecnologias e soluções em Saneamento 4.0, falando sobre “Os benefícios de soluções de saneamento 4.0 em tempos de pandemia”. Moderação de Ricardo S. Carvalheiro, coordenador da Câmara Temática da ABES de Tecnologia da Informação e Inovação. Clique aqui para assistir.

3 de junho – Desafios da Gestão dos Recursos Hídricos em Momento de Pandemia de Covid-19, com palestras de Ricardo Medeiros de Andrade, Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA); Synara Aparecida Olendzki Broch, Presidente de Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); Paulo Salles, Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA); e Jefferson Nascimento de Oliveira, Conselheiro do CNRH – Representante das OTEPS. Moderação de Josivan Cardoso Moreno, coordenador da Câmara Temática da ABES de Recursos Hídricos. Clique aqui para assistir.

3 de junho – O voluntariado nas empresas de saneamento, com Alcione Duarte Ferreira – Cedae/RJ, Erika Mota Santana – Sabesp/SP, Kelly Almeida – Caesb/DF. Clique aqui para assistir.

2 de junho –PGRS – Plano de Gestão de Resíduos e a Logística Reversa – Como é possível elaborar um PGR nas diversas instituições (estabelecimentos comerciais, industriais, hospitais e clínicas, construção civil e municípios), com Wagner M Pedroso, Engenheiro Químico Pleno e Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos com ênfase em Meio Ambiente;  e Alexandre Varela, Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Federal do ABC. Moderação de Agostinho J. G. Geraldes, diretor da ABES-SP. Clique aqui para assistir e clique aqui para ver a apresentação dos palestrantes.

2 de junho – “Planejamento do saneamento: Impactos da pandemia nos investimentos e nos indicadores de saneamento”, com Alceu Galvão, especialista em Regulação, autor e editor de livros sobre planejamento e regulação do setor de saneamento básico; e Joel de Jesus Macedo – Diretor de Investimento – SANEPAR. Moderação de Vanessa Fernanda Schmitt, coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa. Clique aqui para assistir.

29 de maio – “O mundo pós-coronavírus: relação entre as pessoas, o trabalho e os negócios. Conectividade e capacidade de atualização”, com Solange Mata Machado, Doutora e mestre em Inovação e Competitividade e pós doutora em Neurociência Aplicada à Inovação; e William Ramalho, Gerente de Desenvolvimento Humano e Social/Sabesp. Moderação de Juliana Almeida Dutra, diretora da Deep. Clique aqui para assistir. 

28 de maio –  Inadimplência das prestadoras de serviços de saneamento: impactos tarifários e alternativas para retomada do equilíbrio econômico financeiro, com Geraldo Andrade – Gerente de Regulação da Compesa/Câmara Técnica de Regulação da AESBE – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento; e Rafael Castanheira Brandão – ARSAE-MG – Agência Reguladora de Servicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais. Moderação de Luiz Antônio de Oliveira Júnior, secretário adjunto da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa. Clique aqui para assistir ao webinar.

27 de maio – Ferramenta GISWATER para Gestão de sistemas de abastecimento e melhoria da eficiência operacional, com Luiz Roberto Gravina Pladevall, vice-presidente da ABES-SP, Edson Victor de Souza, engenheiro especialista em Modelagem Hidráulica, e a engenheira Gabriela Cardoso. Moderação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de  Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética e vice-presidente da ABES-RS. Clique aqui para assistir ao webinarclique aqui para ver a apresentação.

26 de maio – Saneamento em Alagoas: concessão como diferencial para vencer desafios, com palestra de Maurício Quintella Malta Lessa, Secretário de Estado da Infraestutura – Alagoas, e moderação de Álvaro Menezes, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

25 de maio – A Gestão das empresas de saneamento e o coronavírus – (webinar 2), com Manuela Marinho, presidente da COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento), Ricardo Soavinsk, presidente da SANEAGO (Companhia de Saneamento de Goiás), Renato Espírito Santo, presidente da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). Moderação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

22 de maio – “Tecnologia premiada pela ONU: desinfecção solar da água para zonas rurais”, com Anna Luisa Beserra, criadora do Aqualuz, tecnologia para tratar água de zonas rurais e de cisternas utilizando a luz do sol. Biotecnóloga e Pós-graduanda em Sistemas de Gestão Integrada de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade e participação de Gabriel Trindade e Lívia Pinaso (vencedores do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo). Moderação de Álvaro Diogo Teixeira, coordenador nacional do Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES (JPS). Clique aqui para assistir.

22 de maio – Covid-19 e os resíduos gerados no domicílio, com Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos e Saúde Púbica da Seção e palestras de: Ana Freitas Ribeiro (confira a apresentação aqui), médica sanitarista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Mário Russo (confira a apresentação aqui), coordenador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e especialista em engenharia sanitária.  Gizele Leal, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG) (veja aqui a apresentação); Angela Maria Takayanagui, da ABES e da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto (cliquepara ver a apresentação); Karina Leite, da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto – SP (clique aqui para ver a apresentação); Andria Carneiro Vieira, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) do Distrito Federal (clique aqui para ver a apresentação); Cláudia Lins Lima, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); João Gianesi Netto, da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP). Moderadores: Drª. Telma de Cássia dos Santos Nery – Comitê Executivo do Capítulo Latino Americano e Caribe da International Society for Environmental Epidemiology (ISEE) e Dr. Juan Carlos Becerra Ligos – SINCOFARMA – Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo. Clique aqui para assistir.

21 de maio – Isenções tarifárias e suspensão de cortes: impactos regulatórios das medidas emergenciais em tempos de pandemia, com Marcel Sanches – Superintendente de Assuntos Regulatórios – SABESP, e Cássio Leandro Cossenzo – Superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira – ADASA. Moderação de Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa. Clique aqui para assistir.

21 de maio – Drenagem Urbana – Planejamento e Técnicas Sustentáveis, com Fabio Ayres (Planejamento Urbano e Drenagem: O Zoneamento Ecológico Econômico); Enio Arriero Shinma (Monitoramento Hidrológico em Bacias Urbanas); e Leandro Baís (Drenagem Urbana Sustentável). Moderação de Ariel Ortiz – Conselheiro da ABES-MS. Clique aqui para assistir.

20 de maio –Planos Municipais de Saneamento Básico: Drenagem Urbana e os projetos para prevenção e mitigação de inundações, com Luiz Fernando Orsini, coordenador da Câmara Temática de Drenagem da ABES, Weber Coutinho, Consultor ambiental e professor, e Ricardo de Miranda Aroeira, Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saneamento de BH. Moderação de Rogério Pena Siqueira, Presidente da ABES-MG, e Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki, coordenador da Câmara Temática de Drenagem da ABES. Clique aqui para assistir.

19 de maio – Voluntariado no Setor de Saneamento, com
Francisco Humberto de Carvalho Junior, presidente da ABES-CE, Jussara Kalil, presidente da ABES-RS, Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-RJ, e Ricardo de Assumpção, fundador da Grape/GlobalEco e idealizador do projeto Van Solidária. Moderação de Joper Padrão do Espírito Santo, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

13 de maio: Tecnologias de tratamento de resíduos com geração de receitas: bioeletricidade, biocombustível e biofósforo, com Vinicio Bruni, engenheiro, mestre em Engenharia Ambiental, e Sérgio Vidoto, administrador e empresário da construção civil. Moderação de Miguel Mansur Aisse da ABES-PR. Clique aqui para assistir.

 12 de maio – Sisar, uma ideia que deu certo!”, com apresentações de Juliana Menezes Garrido, especialista Senior em água e saneamento da Prática Global de Água e Saneamento do Banco Mundial; Otaciana Ribeiro Alves, gerente de Saneamento Rural da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE; Helder dos Santos Cortez, diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE; Cícero Alves da Silva, Presidente do Sisar de Crateús/CE; Marcondes Ribeiro Lima, Presidente do Instituto Sisar. Mediação de Mônica Bicalho P. Rodrigues, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Saneamento Rural. Clique aqui para assistir.

11 de maio – A mudança de mindset e as inovações nas empresas de saneamento em função do coronavírus, com Gustavo Guimarães, Presidente da Iguá Saneamento e Adriano Stringhini, Diretor de Gestão Corporativa da Sabesp. Moderação de Juliana Almeida Dutra, coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Clique aqui para assistir.

7 de maio – A Gestão das empresas de saneamento e o coronavírus (webinar 1), com a presença de Benedito Braga, presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo); Cláudio Stabile, presidente da Saneapar (Companhia de Saneamento do Paraná); e Carlos Eduardo Tavares de Castro, presidente da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Moderação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES  Clique aqui para assistir.

6 de maio – A gestão de pessoas na contingência da Covid-19, com Daniela Fioramosca, gerente de Gestão de Pessoas na Sanepar, Luciana Rebouças, gerente de Gestão de Pessoas da Compesa, e Sérgio Paulo Ramires, gerente de Departamento de Remuneração e Seleção da Sabesp. Moderação de Angela Sargaço, coordenadora-adjunta do CNQA – Comitê Nacional da Qualidade/ABES. Clique aqui para assistir.

5 de maio –Auditoria operacional aplicada ao controle de perdas de um sistema de abastecimento de água, com Mário Augusto Bággio, sócio gerente da HWater Solutions e da WaterDB Education Solutions. Mediação de Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática da ABES de Gestão e Controle de Perdas e Eficiência Energética. Clique aqui para assistir.

4 de maio – Reequilíbrio Econômico- Financeiro nos contratos de concessão de saneamento básico, com Luciana Figueras, Advogada e Gestora Ambiental, e Rogel Martins Barbosa, sócio-fundador da Martins Barbosa Advogados. Moderação de Rodrigo Hosken, coordenador técnico-jurídico da Câmara Temática de Governança Corporativa e Jurídica  da ABES. Clique aqui para assistir.

30 abril – Soluções em saneamento para atendimento a populações vulneráveis em período de quarentena, com Paulo Massato, diretor Metropolitano da Sabesp, e Juliana Dutra, diretora de projetos da Deep. Mediação de Samanta I. S. Tavares de Souza, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Prestação de Serviços e Relacionamento com Clientes. Clique aqui para assistir.

30 de abril – O Novo Coronavírus e os Sistemas de Esgotamento Sanitário, com palestras de Daniel Nolasco (veja aqui a apresentação), diretor da International Water Association (IWA), Cesar Mota (veja a aqui a apresentação), professor da UFMG e subcoordenador do INCT-ETEs Sustentáveis, e comentários de Gustavo Possetti (da CT da ABES de Tratamento de Esgoto). Mediação de Marcelo Miki, Coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgotos da ABES.  Clique aqui para assistir.

Leia artigos dos dois especialistas, publicados na Revista Source da IWA:

Artigo 1 – Needs and opportunities for water and sanitation in Latin America and the Caribbean (acesse aqui). Artigo 2 – Brazilian boost for a circular sanitation paradigm shift (acesse aqui)

29 de abril – A Teoria de James Lovelock (As Eras de Gaia), degradação ambiental e os desafios da Humanidade, com Joper Padrão do Espírito Santo, diretor nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

28 de abril – Critérios para localização, projetos e implantação de aterros sanitários de pequeno porte, no contexto da NBR 15849/2010, com Denise Pontes Duarte, diretora da ABES-MT, Maurício Oliveira de Souza, presidente da ABES-AP. Moderação de Julio Cesar Pinho Mattos, presidente da ABES-AC. Clique aqui para assistir.

23 de abril – O papel do saneamento ambiental no combate à Covid-19, com os especialistas Ariel Ortiz Gomes Martins, engenheiro ambiental, mestre e doutorando em Tecnologias Ambientais (PGTA/ UFMS). Docente na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia – FAENG/UFMS; Fernando Jorge C. Magalhães, engenheiro sanitarista e ambiental, Doutor em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos (UFMS) e diretor da ABES-MS; e Ana Cristina Franzoloso, especialista em Perícia Judicial Ambiental, CEO Nature Eco. Moderação de Aroldo Ferreira Galvão  – presidente da ABES-MS Clique aqui para assistir.

23 de abril – Pandemia da Covid-19 e seus impactos jurídicos e regulatórios, com palestra de Carlos Roberto de Oliveira, diretor Administrativo e Financeiro – Agência Reguladora ARES-PCJ, e moderação de Vanessa Fernanda Schmitt, coordenadora adjunta da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa. Clique aqui para assistir.

22 de abril – Como o SARS-CoV-2 tornou-se tão infectante, com palestra do médico Paulo Saldiva, do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina/USP, e moderação de Dante Ragazzi Pauli, coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento. Clique aqui para assistir.

14 de abril – (estreia) As operadoras de saneamento e a pandemia da Covid 19 (coronavírus), com Francisco dos Santos Lopes, secretário executivo da Assemae, Marcus Vinícius Fernandes Neves, presidente da AESBE, e Percy Soares Neto, diretor executivo da ABCON. Moderação de Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES. Clique aqui para assistir.

258 Comentários em ABES Conecta: assista aos webinares realizados em 2020

  1. It?s really a cool and helpful piece of information. I am glad that you shared this useful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing.

  2. I wanted to take a moment to express my gratitude for the wealth of invaluable information you consistently provide in your articles. Your blog has become my go-to resource, and I consistently emerge with new knowledge and fresh perspectives. I’m eagerly looking forward to continuing my learning journey through your future posts.

  3. I’m continually impressed by your ability to dive deep into subjects with grace and clarity. Your articles are both informative and enjoyable to read, a rare combination. Your blog is a valuable resource, and I’m grateful for it.

  4. Your blog has quickly become my trusted source of inspiration and knowledge. I genuinely appreciate the effort you put into crafting each article. Your dedication to delivering high-quality content is evident, and I look forward to every new post.

  5. The very heart of your writing whilst appearing agreeable initially, did not really settle properly with me after some time. Somewhere within the paragraphs you actually were able to make me a believer but only for a while. I nevertheless have a problem with your leaps in assumptions and one might do nicely to fill in all those breaks. In the event you can accomplish that, I will surely be impressed.

  6. I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this site. I am hoping the same high-grade blog post from you in the upcoming as well. Actually your creative writing abilities has encouraged me to get my own web site now. Really the blogging is spreading its wings fast. Your write up is a great example of it.

  7. Excellent goods from you, man. I’ve take into accout your stuff previous to and you are just extremely magnificent. I really like what you have received right here, certainly like what you’re saying and the way during which you say it. You’re making it enjoyable and you continue to take care of to keep it sensible. I can’t wait to read much more from you. This is actually a wonderful web site.

  8. I’ve discovered a treasure trove of knowledge in your blog. Your unwavering dedication to offering trustworthy information is truly commendable. Each visit leaves me more enlightened, and I deeply appreciate your consistent reliability.

  9. you’re really a excellent webmaster. The site loading velocity is incredible. It sort of feels that you are doing any distinctive trick. Also, The contents are masterpiece. you have done a magnificent task on this matter!

  10. Your unique approach to tackling challenging subjects is a breath of fresh air. Your articles stand out with their clarity and grace, making them a joy to read. Your blog is now my go-to for insightful content.

  11. Your blog has quickly become my trusted source of inspiration and knowledge. I genuinely appreciate the effort you put into crafting each article. Your dedication to delivering high-quality content is evident, and I look forward to every new post.

  12. Your dedication to sharing knowledge is evident, and your writing style is captivating. Your articles are a pleasure to read, and I always come away feeling enriched. Thank you for being a reliable source of inspiration and information.

  13. Hello there! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche. Your blog provided us valuable information to work on. You have done a marvellous job!

  14. magnificent publish, very informative. I wonder why the other specialists of this sector do not notice this. You should proceed your writing. I’m sure, you’ve a huge readers’ base already!

  15. I will immediately take hold of your rss as I can not in finding your email subscription hyperlink or newsletter service. Do you’ve any? Please allow me understand in order that I may just subscribe. Thanks.

  16. Good post. I study one thing more difficult on totally different blogs everyday. It should always be stimulating to read content material from other writers and follow a bit of something from their store. I?d want to make use of some with the content material on my weblog whether you don?t mind. Natually I?ll offer you a hyperlink in your web blog. Thanks for sharing.

  17. In a world where trustworthy information is more crucial than ever, your dedication to research and the provision of reliable content is truly commendable. Your commitment to accuracy and transparency shines through in every post. Thank you for being a beacon of reliability in the online realm.

  18. Your blog is a true gem in the vast expanse of the online world. Your consistent delivery of high-quality content is truly commendable. Thank you for consistently going above and beyond in providing valuable insights. Keep up the fantastic work!

  19. I am continually impressed by your ability to delve into subjects with grace and clarity. Your articles are both informative and enjoyable to read, a rare combination. Your blog is a valuable resource, and I am sincerely grateful for it.

  20. Hey would you mind stating which blog platform you’re working with? I’m looking to start my own blog in the near future but I’m having a hard time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique. P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!

  21. Thanks for this excellent article. Also a thing is that nearly all digital cameras arrive equipped with some sort of zoom lens that enables more or less of that scene being included by means of ‘zooming’ in and out. These kind of changes in {focus|focusing|concentration|target|the a**** length will be reflected inside the viewfinder and on large display screen at the back of any camera.

  22. Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  23. Your unique approach to addressing challenging subjects is like a breath of fresh air. Your articles stand out with their clarity and grace, making them a pure joy to read. Your blog has now become my go-to source for insightful content.

  24. Your passion and dedication to your craft radiate through every article. Your positive energy is infectious, and it’s evident that you genuinely care about your readers’ experience. Your blog brightens my day!

  25. Your blog has rapidly become my trusted source of inspiration and knowledge. I genuinely appreciate the effort you invest in crafting each article. Your dedication to delivering high-quality content is apparent, and I eagerly await every new post.

  26. I must applaud your talent for simplifying complex topics. Your ability to convey intricate ideas in such a relatable manner is admirable. You’ve made learning enjoyable and accessible for many, and I deeply appreciate that.

  27. It’s appropriate time to make some plans for the long run and it is time to be happy. I have read this publish and if I could I want to counsel you few attention-grabbing things or advice. Perhaps you can write subsequent articles regarding this article. I wish to read more things approximately it!

  28. Güvenilir en iyi Gerçek bir sonuç veren en iyi medyumu halu hoca ile sizlerde çalışınız. İletişim: +49 157 59456087 Aşık Etme Büyüsü, Bağlama Büyüsü gibi çalışmaları sizlerde yaptırabilirsiniz.

  29. Your positivity and enthusiasm are undeniably contagious! This article brightened my day and left me feeling inspired. Thank you for sharing your uplifting message and spreading positivity among your readers.

  30. Your passion and dedication to your craft radiate through every article. Your positive energy is infectious, and it’s evident that you genuinely care about your readers’ experience. Your blog brightens my day!

  31. I’ve discovered a treasure trove of knowledge in your blog. Your unwavering dedication to offering trustworthy information is truly commendable. Each visit leaves me more enlightened, and I deeply appreciate your consistent reliability.

  32. Thank you, I have recently been searching for information approximately this topic for a while and yours is the best I have found out so far. However, what about the conclusion? Are you sure about the source?

  33. I want to express my sincere appreciation for this enlightening article. Your unique perspective and well-researched content bring a fresh depth to the subject matter. It’s evident that you’ve invested considerable thought into this, and your ability to convey complex ideas in such a clear and understandable way is truly commendable. Thank you for generously sharing your knowledge and making the learning process enjoyable.

  34. I have been exploring for a little for any high quality articles or weblog posts on this kind of house . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this site. Reading this information So i?m glad to express that I’ve a very just right uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I most undoubtedly will make certain to do not disregard this web site and give it a look on a relentless basis.

  35. Köln’de Gerçek bir sonuç veren en iyi medyumu halu hoca ile sizlerde çalışınız. İletişim: +49 157 59456087 Aşık Etme Büyüsü, Bağlama Büyüsü gibi çalışmaları sizlerde yaptırabilirsiniz.

  36. Your blog has rapidly become my trusted source of inspiration and knowledge. I genuinely appreciate the effort you invest in crafting each article. Your dedication to delivering high-quality content is apparent, and I eagerly await every new post.

  37. Your blog is a true gem in the vast expanse of the online world. Your consistent delivery of high-quality content is truly commendable. Thank you for consistently going above and beyond in providing valuable insights. Keep up the fantastic work!

  38. Bremen’de Gerçek bir sonuç veren en iyi medyumu halu hoca ile sizlerde çalışınız. İletişim: +49 157 59456087 Aşık Etme Büyüsü, Bağlama Büyüsü gibi çalışmaları sizlerde yaptırabilirsiniz.

  39. Your storytelling prowess is nothing short of extraordinary. Reading this article felt like embarking on an adventure of its own. The vivid descriptions and engaging narrative transported me, and I eagerly await to see where your next story takes us. Thank you for sharing your experiences in such a captivating manner.

  40. Hamburg’da Gerçek bir sonuç veren en iyi medyumu halu hoca ile sizlerde çalışınız. İletişim: +49 157 59456087 Aşık Etme Büyüsü, Bağlama Büyüsü gibi çalışmaları sizlerde yaptırabilirsiniz.

  41. Your unique approach to addressing challenging subjects is like a breath of fresh air. Your articles stand out with their clarity and grace, making them a pure joy to read. Your blog has now become my go-to source for insightful content.

  42. Simply desire to say your article is as amazing. The clarity for your publish is just excellent and i can assume you’re an expert in this subject. Well along with your permission allow me to grab your RSS feed to keep up to date with impending post. Thank you one million and please carry on the rewarding work.

  43. Güven veren en iyi medyumu halu hoca ile sizlerde çalışınız. İletişim: +49 157 59456087 Aşık Etme Büyüsü, Bağlama Büyüsü gibi çalışmaları sizlerde yaptırabilirsiniz.

  44. I wanted to take a moment to express my gratitude for the wealth of invaluable information you consistently provide in your articles. Your blog has become my go-to resource, and I consistently emerge with new knowledge and fresh perspectives. I’m eagerly looking forward to continuing my learning journey through your future posts.

  45. I have noticed that car insurance organizations know the autos which are liable to accidents along with risks. In addition they know what style of cars are inclined to higher risk as well as higher risk they’ve got the higher the particular premium amount. Understanding the very simple basics connected with car insurance just might help you choose the right type of insurance policy that could take care of your requirements in case you get involved in an accident. Many thanks for sharing the particular ideas with your blog.

  46. I’m truly impressed by the way you effortlessly distill intricate concepts into easily digestible information. Your writing style not only imparts knowledge but also engages the reader, making the learning experience both enjoyable and memorable. Your passion for sharing your expertise is unmistakable, and for that, I am deeply grateful.

  47. Your unique approach to addressing challenging subjects is like a breath of fresh air. Your articles stand out with their clarity and grace, making them a pure joy to read. Your blog has now become my go-to source for insightful content.

  48. I am continually impressed by your ability to delve into subjects with grace and clarity. Your articles are both informative and enjoyable to read, a rare combination. Your blog is a valuable resource, and I am sincerely grateful for it.

  49. I wanted to take a moment to express my gratitude for the wealth of invaluable information you consistently provide in your articles. Your blog has become my go-to resource, and I consistently emerge with new knowledge and fresh perspectives. I’m eagerly looking forward to continuing my learning journey through your future posts.

  50. Hey there! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog. Is it hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about creating my own but I’m not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Cheers

  51. Your unique approach to addressing challenging subjects is like a breath of fresh air. Your articles stand out with their clarity and grace, making them a pure joy to read. Your blog has now become my go-to source for insightful content.

  52. This article is a true game-changer! Your practical tips and well-thought-out suggestions hold incredible value. I’m eagerly anticipating implementing them. Thank you not only for sharing your expertise but also for making it accessible and easy to apply.

  53. It?s hard to search out knowledgeable folks on this matter, but you sound like you understand what you?re speaking about! Thanks

  54. Thank you for sharing superb informations. Your site is very cool. I’m impressed by the details that you?ve on this site. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found just the info I already searched everywhere and just couldn’t come across. What an ideal web-site.

  55. Your blog is a true gem in the vast expanse of the online world. Your consistent delivery of high-quality content is truly commendable. Thank you for consistently going above and beyond in providing valuable insights. Keep up the fantastic work!

  56. Your blog is a true gem in the vast expanse of the online world. Your consistent delivery of high-quality content is truly commendable. Thank you for consistently going above and beyond in providing valuable insights. Keep up the fantastic work!

  57. Your passion and dedication to your craft radiate through every article. Your positive energy is infectious, and it’s evident that you genuinely care about your readers’ experience. Your blog brightens my day!

  58. Ощутите волнение от высоких полетов с лаки джет официальный сайт! Присоединяйтесь к тем, кто уже выбрал этот путь к удаче через 1win.

  59. Your positivity and enthusiasm are undeniably contagious! This article brightened my day and left me feeling inspired. Thank you for sharing your uplifting message and spreading positivity among your readers.

  60. Fast Lean Pro is a natural dietary aid designed to boost weight loss. Fast Lean Pro powder supplement claims to harness the benefits of intermittent fasting, promoting cellular renewal and healthy metabolism.

  61. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this brilliant blog! I guess for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to new updates and will share this website with my Facebook group. Talk soon!

  62. VidaCalm is an all-natural blend of herbs and plant extracts that treat tinnitus and help you live a peaceful life.

  63. Thanks for the useful information on credit repair on this amazing blog. Some tips i would tell people is to give up the actual mentality that they buy at this moment and fork out later. As being a society we all tend to do this for many issues. This includes vacations, furniture, and items we would like. However, you’ll want to separate your current wants from all the needs. As long as you’re working to raise your credit ranking score actually you need some trade-offs. For example you possibly can shop online to economize or you can check out second hand suppliers instead of high priced department stores regarding clothing.

  64. This article is a true game-changer! Your practical tips and well-thought-out suggestions hold incredible value. I’m eagerly anticipating implementing them. Thank you not only for sharing your expertise but also for making it accessible and easy to apply.

  65. Your blog is a true gem in the vast expanse of the online world. Your consistent delivery of high-quality content is truly commendable. Thank you for consistently going above and beyond in providing valuable insights. Keep up the fantastic work!

  66. I’m genuinely impressed by how effortlessly you distill intricate concepts into easily digestible information. Your writing style not only imparts knowledge but also engages the reader, making the learning experience both enjoyable and memorable. Your passion for sharing your expertise shines through, and for that, I’m deeply grateful.

  67. This article is a true game-changer! Your practical tips and well-thought-out suggestions hold incredible value. I’m eagerly anticipating implementing them. Thank you not only for sharing your expertise but also for making it accessible and easy to apply.

  68. I’m truly impressed by the way you effortlessly distill intricate concepts into easily digestible information. Your writing style not only imparts knowledge but also engages the reader, making the learning experience both enjoyable and memorable. Your passion for sharing your expertise is unmistakable, and for that, I am deeply grateful.

  69. I am continually impressed by your ability to delve into subjects with grace and clarity. Your articles are both informative and enjoyable to read, a rare combination. Your blog is a valuable resource, and I am sincerely grateful for it.

  70. Your blog has rapidly become my trusted source of inspiration and knowledge. I genuinely appreciate the effort you invest in crafting each article. Your dedication to delivering high-quality content is apparent, and I eagerly await every new post.

  71. I’m genuinely impressed by how effortlessly you distill intricate concepts into easily digestible information. Your writing style not only imparts knowledge but also engages the reader, making the learning experience both enjoyable and memorable. Your passion for sharing your expertise is unmistakable, and for that, I am deeply appreciative.

  72. I like the helpful info you provide in your articles. I will bookmark your weblog and check again here regularly. I’m quite sure I?ll learn a lot of new stuff right here! Best of luck for the next!

  73. Can I simply say what a reduction to seek out somebody who truly is aware of what theyre talking about on the internet. You definitely know how one can convey a difficulty to mild and make it important. Extra people must learn this and understand this aspect of the story. I cant consider youre not more in style because you undoubtedly have the gift.

  74. Hello, you used to write wonderful, but the last several posts have been kinda boring? I miss your tremendous writings. Past several posts are just a bit out of track! come on!

  75. I’ve discovered a treasure trove of knowledge in your blog. Your unwavering dedication to offering trustworthy information is truly commendable. Each visit leaves me more enlightened, and I deeply appreciate your consistent reliability.

  76. I couldn’t agree more with the insightful points you’ve articulated in this article. Your profound knowledge on the subject is evident, and your unique perspective adds an invaluable dimension to the discourse. This is a must-read for anyone interested in this topic.

  77. In a world where trustworthy information is more important than ever, your commitment to research and providing reliable content is truly commendable. Your dedication to accuracy and transparency is evident in every post. Thank you for being a beacon of reliability in the online world.

  78. In a world where trustworthy information is more important than ever, your commitment to research and providing reliable content is truly commendable. Your dedication to accuracy and transparency is evident in every post. Thank you for being a beacon of reliability in the online world.

  79. This article is a real game-changer! Your practical tips and well-thought-out suggestions are incredibly valuable. I can’t wait to put them into action. Thank you for not only sharing your expertise but also making it accessible and easy to implement.

  80. I’d like to express my heartfelt appreciation for this enlightening article. Your distinct perspective and meticulously researched content bring a fresh depth to the subject matter. It’s evident that you’ve invested a great deal of thought into this, and your ability to articulate complex ideas in such a clear and comprehensible manner is truly commendable. Thank you for generously sharing your knowledge and making the process of learning so enjoyable.

  81. I’ve discovered a treasure trove of knowledge in your blog. Your unwavering dedication to offering trustworthy information is truly commendable. Each visit leaves me more enlightened, and I deeply appreciate your consistent reliability.

  82. Your writing style effortlessly draws me in, and I find it nearly impossible to stop reading until I’ve reached the end of your articles. Your ability to make complex subjects engaging is indeed a rare gift. Thank you for sharing your expertise!

  83. Your blog is a true gem in the vast expanse of the online world. Your consistent delivery of high-quality content is truly commendable. Thank you for consistently going above and beyond in providing valuable insights. Keep up the fantastic work!

  84. Your enthusiasm for the subject matter radiates through every word of this article; it’s contagious! Your commitment to delivering valuable insights is greatly valued, and I eagerly anticipate more of your captivating content. Keep up the exceptional work!

  85. I must applaud your talent for simplifying complex topics. Your ability to convey intricate ideas in such a relatable manner is admirable. You’ve made learning enjoyable and accessible for many, and I deeply appreciate that.

  86. Güvenilir bir medyum için bizi tercih ediniz, medyum haluk hocamız sizler için elinden geleni yapıyor.

  87. Your blog has rapidly become my trusted source of inspiration and knowledge. I genuinely appreciate the effort you invest in crafting each article. Your dedication to delivering high-quality content is apparent, and I eagerly await every new post.

  88. This article resonated with me on a personal level. Your ability to emotionally connect with your audience is truly commendable. Your words are not only informative but also heartwarming. Thank you for sharing your insights.

  89. This article resonated with me on a personal level. Your ability to emotionally connect with your audience is truly commendable. Your words are not only informative but also heartwarming. Thank you for sharing your insights.

  90. After I initially commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the identical comment. Is there any method you’ll be able to take away me from that service? Thanks!

  91. Hi there I am so excited I found your website, I really found you by error, while I was searching on Askjeeve for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say many thanks for a remarkable post and a all round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse it all at the minute but I have book-marked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the superb job.

  92. I simply wanted to convey how much I’ve gleaned from this article. Your meticulous research and clear explanations make the information accessible to all readers. It’s abundantly clear that you’re committed to providing valuable content.

  93. http://www.spotnewstrend.com is a trusted latest USA News and global news trend provider. Spotnewstrend.com website provides latest insights to new trends and worldwide events. So keep visiting our website for USA News, World News, Financial News, Business News, Entertainment News, Celebrity News, Sport News, NBA News, NFL News, Health News, Nature News, Technology News, Travel News.

  94. Your storytelling prowess is nothing short of extraordinary. Reading this article felt like embarking on an adventure of its own. The vivid descriptions and engaging narrative transported me, and I eagerly await to see where your next story takes us. Thank you for sharing your experiences in such a captivating manner.

  95. Awesome website you have here but I was curious if you knew of any user discussion forums that cover the same topics discussed in this article? I’d really love to be a part of group where I can get suggestions from other knowledgeable individuals that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Many thanks!

  96. You really make it seem so easy with your presentation however I in finding this topic to be really something which I feel I might never understand. It kind of feels too complicated and very wide for me. I am looking forward for your next publish, I will try to get the hold of it!

  97. Today, considering the fast chosen lifestyle that everyone is having, credit cards have a big demand in the economy. Persons out of every field are using the credit card and people who not using the credit cards have prepared to apply for one. Thanks for discussing your ideas about credit cards.

  98. Hi, i think that i noticed you visited my website so i got here to ?return the choose?.I am trying to to find things to improve my website!I suppose its adequate to make use of some of your ideas!!

  99. You really make it appear so easy with your presentation however I find this matter to be actually one thing that I think I might never understand. It sort of feels too complex and extremely extensive for me. I’m looking forward for your subsequent put up, I?ll try to get the cling of it!

  100. I would also like to mention that most people that find themselves devoid of health insurance are normally students, self-employed and those that are jobless. More than half on the uninsured are under the age of Thirty-five. They do not feel they are in need of health insurance as they are young as well as healthy. The income is usually spent on housing, food, along with entertainment. Many people that do work either entire or part time are not supplied insurance by way of their work so they move without with the rising tariff of health insurance in america. Thanks for the suggestions you write about through this web site.

  101. Excellent post. I was checking constantly this blog and I am impressed! Very useful information specially the last part 🙂 I care for such info a lot. I was seeking this particular information for a very long time. Thank you and good luck.

  102. Together with every thing which seems to be building throughout this subject matter, your perspectives happen to be fairly stimulating. On the other hand, I beg your pardon, but I do not subscribe to your entire suggestion, all be it refreshing none the less. It would seem to everybody that your comments are generally not completely validated and in simple fact you are your self not even entirely certain of the assertion. In any case I did enjoy reading through it.

  103. Thanks for these guidelines. One thing I additionally believe is that credit cards providing a 0 rate of interest often appeal to consumers with zero rate, instant authorization and easy over-the-internet balance transfers, however beware of the most recognized factor that will void your current 0 easy streets annual percentage rate and as well as throw you out into the terrible house quickly.

  104. Today, I went to the beachfront with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!

  105. What an informative and well-researched article! The author’s attention to detail and aptitude to present complex ideas in a comprehensible manner is truly admirable. I’m extremely impressed by the depth of knowledge showcased in this piece. Thank you, author, for providing your expertise with us. This article has been a true revelation!

  106. I am really loving the theme/design of your website. Do you ever run into any web browser compatibility problems? A handful of my blog visitors have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any ideas to help fix this issue?

  107. What is SightCare? Sight Care is an amazing supplement that promotes healthy eyesight and reduces dark blindness using natural ingredients.

  108. I like the valuable information you provide in your articles. I?ll bookmark your weblog and check again here regularly. I am quite sure I will learn plenty of new stuff right here! Good luck for the next!

  109. Have you ever thought about including a little bit more than just your articles? I mean, what you say is valuable and everything. But just imagine if you added some great photos or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with images and video clips, this site could undeniably be one of the best in its niche. Amazing blog!

  110. I’m in awe of the author’s capability to make complex concepts understandable to readers of all backgrounds. This article is a testament to his expertise and commitment to providing helpful insights. Thank you, author, for creating such an captivating and enlightening piece. It has been an incredible joy to read!

  111. Interesting blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere? A design like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine. Please let me know where you got your theme. Many thanks

  112. Hello there! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I really enjoy reading through your blog posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that deal with the same topics? Thanks a lot!

  113. Please let me know if you’re looking for a writer for your blog. You have some really great articles and I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some content for your blog in exchange for a link back to mine. Please blast me an e-mail if interested. Thank you!

  114. Hey there would you mind letting me know which webhost you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must say this blog loads a lot faster then most. Can you recommend a good hosting provider at a honest price? Cheers, I appreciate it!

  115. Thank you, I’ve recently been looking for information approximately this subject for ages and yours is the greatest I’ve discovered so far. However, what concerning the bottom line? Are you sure concerning the source?

  116. Хотите заказать механизированную штукатурку стен в Москве, но не знаете, где искать надежного подрядчика? Обратитесь к нам на сайт mehanizirovannaya-shtukaturka-moscow.ru! Мы предоставляем услуги по оштукатуриванию стен механизированным способом, а также гарантируем качество и надежность.

  117. We are a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your website offered us with valuable info to work on. You’ve done an impressive job and our whole community will be thankful to you.

  118. I am not sure where you’re getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for fantastic information I was looking for this information for my mission.

  119. whoah this blog is fantastic i really like reading your posts. Keep up the great paintings! You recognize, a lot of people are looking around for this info, you can help them greatly.

  120. naturally like your web-site however you need to test the spelling on quite a few of your posts. Several of them are rife with spelling problems and I in finding it very bothersome to tell the truth then again I will certainly come back again.

  121. I can’t express how much I admire the effort the author has put into writing this exceptional piece of content. The clarity of the writing, the depth of analysis, and the wealth of information provided are simply astonishing. His enthusiasm for the subject is apparent, and it has certainly made an impact with me. Thank you, author, for sharing your knowledge and enlightening our lives with this incredible article!

  122. Do you have a spam issue on this website; I also am a blogger, and I was wondering your situation; we have developed some nice methods and we are looking to trade solutions with others, be sure to shoot me an email if interested.

  123. I like what you guys are up also. Such smart work and reporting! Keep up the excellent works guys I?ve incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my site 🙂

  124. Хотите получить идеально ровный пол в своей квартире или офисе? Обращайтесь к профессионалам на сайте styazhka-pola24.ru! Мы предоставляем услуги по устройству стяжки пола в Москве и области, а также гарантируем быстрое и качественное выполнение работ.

  125. I have noticed that over the course of making a relationship with real estate owners, you’ll be able to come to understand that, in most real estate purchase, a fee is paid. In the end, FSBO sellers tend not to “save” the commission payment. Rather, they struggle to earn the commission simply by doing a good agent’s work. In accomplishing this, they shell out their money in addition to time to accomplish, as best they could, the responsibilities of an representative. Those jobs include revealing the home by marketing, presenting the home to buyers, constructing a sense of buyer desperation in order to make prompt an offer, preparing home inspections, dealing with qualification inspections with the mortgage lender, supervising maintenance, and aiding the closing of the deal.

  126. Wow, this article is mind-blowing! The author has done a phenomenal job of delivering the information in an captivating and enlightening manner. I can’t thank her enough for providing such priceless insights that have definitely enriched my awareness in this subject area. Hats off to her for crafting such a masterpiece!

  127. I can’t express how much I value the effort the author has put into producing this outstanding piece of content. The clarity of the writing, the depth of analysis, and the plethora of information presented are simply astonishing. His zeal for the subject is obvious, and it has certainly made an impact with me. Thank you, author, for sharing your insights and enriching our lives with this exceptional article!

  128. Нужна стяжка пола в Москве, но вы не знаете, какой подрядчик лучше выбрать? Обратитесь к нам на сайт styazhka-pola24.ru! Мы предоставляем услуги по устройству стяжки пола любой площади и сложности, а также гарантируем качество и надежность.

  129. What i do not understood is if truth be told how you’re now not really a lot more well-appreciated than you might be now. You’re so intelligent. You understand thus considerably on the subject of this subject, made me for my part believe it from numerous various angles. Its like men and women aren’t interested until it is one thing to do with Woman gaga! Your individual stuffs outstanding. At all times handle it up!

  130. Hello! I’m at work browsing your blog from my new iphone 4! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Keep up the great work!

  131. I believe what you postedwrotethink what you postedwrotesaidbelieve what you postedwrotesaidthink what you postedwroteWhat you postedwrotesaid was very logicala bunch of sense. But, what about this?consider this, what if you were to write a killer headlinetitle?content?wrote a catchier title? I ain’t saying your content isn’t good.ain’t saying your content isn’t gooddon’t want to tell you how to run your blog, but what if you added a titleheadlinetitle that grabbed a person’s attention?maybe get people’s attention?want more? I mean %BLOG_TITLE% is a little vanilla. You ought to look at Yahoo’s home page and see how they createwrite news headlines to get viewers to click. You might add a video or a related pic or two to get readers interested about what you’ve written. Just my opinion, it could bring your postsblog a little livelier.

  132. Hi there! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog article or vice-versa? My site addresses a lot of the same subjects as yours and I believe we could greatly benefit from each other. If you are interested feel free to send me an e-mail. I look forward to hearing from you! Awesome blog by the way!

  133. Good ? I should definitely pronounce, impressed with your site. I had no trouble navigating through all the tabs and related info ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Reasonably unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, site theme . a tones way for your client to communicate. Excellent task..

  134. I’ve read some good stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting. I wonder how so much attempt you set to create this sort of wonderful informative site.

  135. Pretty section of content. I simply stumbled upon your weblog and in accession capital to say that I acquire in fact enjoyed account your blog posts. Any way I’ll be subscribing for your augment or even I achievement you access consistently fast.

  136. Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a bit, but other than that, this is magnificent blog. A great read. I’ll definitely be back.

  137. Hi! I could have sworn I’ve been to this blog before but after browsing through some of the posts I realized it’s new to me. Anyways, I’m definitely pleased I found it and I’ll be bookmarking it and checking back regularly!

  138. hey there and thank you for your information I’ve definitely picked up anything new from right here. I did however expertise a few technical issues using this web site, since I experienced to reload the web site a lot of times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your hosting is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will often affect your placement in google and can damage your high quality score if advertising and marketing with Adwords. Anyway I’m adding this RSS to my e-mail and can look out for a lot more of your respective fascinating content. Make sure you update this again soon.

  139. You can definitely see your expertise in the article you write. The world hopes for more passionate writers like you who aren’t afraid to mention how they believe. Always go after your heart.

  140. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is really informative. I’m gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing. Cheers!

  141. What’s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I have found It positively helpful and it has helped me out loads. I hope to give a contribution & assist other users like its helped me. Good job.

  142. Hi, Neat post. There is a problem with your web site in internet explorer, may check this? IE still is the marketplace leader and a large component to folks will miss your magnificent writing due to this problem.

  143. I visit day-to-day some web pages and information sites to read articles, but this blog offers quality based articles.

  144. What’s up friends, how is all, and what you wish for to say about this article, in my view its truly awesome designed for me.

  145. Today, I went to the beachfront with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  146. I don’t even understand how I stopped up here, however I thought this post was good. I don’t realize who you are however definitely you are going to a famous blogger in case you are not already. Cheers!

  147. Hello! Do you know if they make any plugins to help with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results. If you know of any please share. Cheers!

  148. Hi, this weekend is pleasant for me, since this point in time i am reading this great informative post here at my home.

  149. Undeniably consider that that you stated. Your favourite justification appeared to be at the net the simplest thing to keep in mind of. I say to you, I definitely get irked whilst other people consider worries that they plainly do not recognize about. You controlled to hit the nail upon the top as welland also defined out the whole thing with no need side effect , folks can take a signal. Will likely be back to get more. Thank you

  150. Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but I had to tell someone!

  151. I loved as much as you will receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an impatience over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this increase.

  152. Hi there everyone, it’s my first pay a visit at this web site, and article is really fruitful in favor of me, keep up posting such articles or reviews.

  153. I absolutely love your blog and find a lot of your post’s to be just what I’m looking for. Does one offer guest writers to write content available for you? I wouldn’t mind composing a post or elaborating on a few of the subjects you write related to here. Again, awesome web log!

  154. I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one these days.

  155. Heya! I realize this is somewhat off-topic but I had to ask. Does building a well-established blog like yours take a massive amount work? I’m completely new to blogging but I do write in my diary on a daily basis. I’d like to start a blog so I will be able to share my own experience and views online. Please let me know if you have any ideas or tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!

  156. It is perfect time to make a few plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I may just I want to recommend you few interesting things or advice. Perhaps you could write next articles relating to this article. I want to read more things approximately it!

  157. Fantastic beat ! I wish to apprentice at the same time as you amend your web site, how can i subscribe for a blog web site? The account aided me a applicable deal. I have been tiny bit familiar of this your broadcast provided brilliant transparent concept

  158. Não estou conseguindo acesso às WEBINARES realizadas, pois manda aguardar horas e horas.

  159. Não estou conseguindo fazer a inscrição no webinar, muitos problemas na página de acesso.

Dicas, comentários e sugestões

Seu e-mail não será publicado.